Hilab | 03 set 2019
Já pensou em montar uma sala de serviços farmacêuticos? Este espaço já é uma realidade em muitas farmácias do Brasil.
De acordo com dados da Abrafarma, hoje, já são mais de 1,6 mil consultórios farmacêuticos no país, contando apenas o número das grandes redes. Somente no ano passado, foram realizados mais de 2,5 milhões de atendimentos, contra 1,4 milhão registrado em 2017.
Confira, neste artigo, as principais dicas para implementar uma sala de serviços farmacêuticos, ou para aplicar na sua sala, caso seu estabelecimento já possua um local destinado à estes serviços.
A RDC 44/2009 da Anvisa não estabelece um tamanho mínimo para uma sala de serviços farmacêuticos. No entanto, para garantir a segurança dos pacientes, é importante que a farmácia siga as recomendações dessa resolução, que dispõe sobre as boas práticas farmacêuticas.
Segundo a resolução, “o ambiente para prestação dos serviços que demandam atendimento individualizado deve garantir a privacidade e o conforto dos usuários, possuindo dimensões, mobiliário e infra-estrutura compatíveis com as atividades e serviços a serem oferecidos.”.
O tamanho médio de um sala básica, com mesas, cadeiras, computador, e equipamentos para exames rápidos é de aproximadamente 6 m².
Antes de implementar sua sala de serviços farmacêuticos, procure oferecer para a sua equipe os treinamentos necessários para que os profissionais possam oferecer o melhor atendimento para os seus clientes.
Perceba se, na sua equipe de farmacêuticos, existe algum profissional com perfil clínico. Ou seja, se na sua equipe alguém já trabalha mais ativamente na prestação de serviços ao paciente.
Procure avaliar quais farmacêuticos gostariam de fazer consultas, revisar a medicação, fazer o acompanhamento dos pacientes e realizar Testes Laboratoriais Remotos.
Um bom atendimento faz toda a diferença. Durante o atendimento farmacêutico, seja empático, cordial e disposto a tirar as dúvidas do seu paciente.
Ao realizar uma aferição de pressão, por exemplo, não dê apenas o resultado. Caso o resultado tenha sido alto, aproveite para questionar o estilo de vida do paciente. Pergunte se ele tabagista, se já faz uso de algum medicamento para controlar a alimentação, se faz exercícios físicos e se possui uma dieta balanceada.
Assim, você poderá fazer a sua parte e, como educador em saúde, oferecer todas as orientações necessárias para que o seu paciente tenha a melhor experiência na sua farmácia, mesmo com uma simples aferição de pressão.
Ao atender o paciente, a linguagem utilizada deve ser aquela que melhor se aproxime da realidade dele. No entanto, você não precisa abrir mão do vocabulário técnico e sim utilizá-lo de forma adequada.
Quando um profissional deixa de utilizar o vocabulário técnico, pode perder a credibilidade; por outro lado, quando utiliza somente termos técnicos, acaba não transmitindo a informação ao paciente. Lembre-se que os seus pacientes precisam entender a sua mensagem, para que assim consigam aplicar tudo o que você ensinou.
Após montar a sua sala, é importante divulgar os serviços que serão oferecidos, assim as chances de sucesso serão consideravelmente maiores.
Quando falamos em divulgação, não estamos falando somente das redes sociais, folders e outros materiais.
Farmacêuticos, balconistas e outros profissionais do seu estabelecimento também têm o seu papel na divulgação dos serviços.
Durante o atendimento, farmacêuticos que estão no balcão podem aproveitar para fazer uma breve entrevista e, assim, levantar algumas informações acerca das condições de saúde do cliente. Com isso, ele pode sugerir alguns serviços da sua farmácia como a aferição de pressão arterial e exames rápidos.
Ao atender um paciente idoso, um farmacêutico pode, por exemplo, oferecer um exame de Perfil Lipídico, a aferição de pressão, a revisão dos medicamentos, o seguimento farmacoterapêutico e a dispensação especializada de medicamentos.
É recomendável que a sua sala de serviços farmacêuticos possua, no mínimo:
Os equipamentos citados permitem que você possa realizar alguns serviços que fazem a diferença na vida dos seus clientes. A Hipertensão Arterial por exemplo, atinge 36 milhões de brasileiros, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doenças do coração, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Antes de comprar o equipamento, verifique se ele possui registro na Anvisa.
Em relação aos equipamentos de Testes Laboratoriais Remotos, procure contratar um serviço confiável, já reconhecido pelo mercado. Dentre todos os equipamentos, o único Teste Laboratorial Remoto realmente habilitado e autorizado judicialmente a realizar exames em farmácias é o Hilab.
E você? Gostaria de oferecer exames rápidos no seu estabelecimento? Não perca mais tempo! Deixe seu e-mail nos comentários, que em breve nossa equipe comercial entrará em contato 🙂
Assistência Farmacêutica Avançada. Dicas para montar uma sala de serviços farmacêuticos. Disponível em: <https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/dicas-para-montar-uma-sala-de-servicos-farmaceuticos/>. Acesso em: 23 de agosto de 2019.
Só no Brasil são mais de 53 milhões de mulheres em idade fértil. Sua farmácia está preparada para atendê-las?
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