Vacina da febre amarela em gestantes: quando tomar?

Hilab | 27 mar 2019

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), a vacina da febre amarela em gestantes é normalmente contraindicada. No entanto, em situações em que o risco da infecção supera os riscos da vacinação, pode ser feita durante a gestação.

No caso de mães que estão amamentando crianças com até 6 meses de idade, alguns cuidados devem ser tomados: a imunização precisa ser programada.

Acompanhe o artigo a seguir e saiba como proceder em cada caso.

Vacina da febre amarela e gravidez

A vacina contra a febre amarela só deve ser administrada na grávida que corre o risco de contrair a doença, ou seja, naquelas que moram em regiões onde estão sendo registrados casos de febre amarela.

Se você está grávida, procure a unidade de saúde para avaliar se você está correndo esse risco e, assim, saber se pode ou não tomar a vacina.

Vacina da febre amarela e amamentação

Como o vírus utilizado na fabricação da vacina é atenuado, o bebê menor de 6 meses pode ser contaminado com ele. O vírus atenuado pode ser transmitido através do leite materno, o que pode causar efeitos adversos como a encefalite viral.

Por isso, mães que estão amamentando menores de 6 meses e recebem a vacina, devem suspender o aleitamento por 10 dias após a vacinação. O ideal, é programar a imunização. Colete o leite antes de tomar a vacina e congele-o. Assim, ele poderá ser oferecido ao bebê. 

Como congelar o leite materno?

O leite materno pode ficar congelado por até 15 dias. Para ser dado ao bebê, o leite deve ser descongelado e aquecido no próprio frasco, em banho-maria. Ele não deve ser fervido e nem descongelado em microondas. Evite o uso de mamadeira, para evitar o desmame. Os bebês podem tomar o leite materno em uma xícara ou copinho. O leite aquecido que não foi usado deve ser jogado fora.

Para saber como preparar o frasco, coletar, armazenar e conservar o leite corretamente, procure a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano ou um pediatra. Acesse aqui.

Como evitar a febre amarela?

A febre amarela é transmitida por um mosquito. Por isso, gestantes devem usar roupas leves mas que cubram o máximo possível o corpo, além de usar repelentes certificados pela Anvisa. Também é importante colocar telas nas janelas.

Outras vacinas indicadas para gestantes

Segundo a SBIM, as vacinas indicadas para todas as grávidas são a influenza (gripe), a hepatite B, a dupla bacteriana do tipo adulto (dT), contra a difteria e tétano, e a tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa), contra a difteria, tétano e coqueluche. Todas essas vacinas são elaboradas a partir de vírus inativados.

Consulte o Calendário de Vacinação da Gestante e procure a unidade de saúde mais próxima. As vacinas também estão disponíveis na rede privada.

Se você gostou de saber mais sobre a vacina da febre amarela em gestantes e quer receber outros conteúdos, assine o Blog do Hilab e curta nossa página no Facebook!

Referências Bibliográficas

Vacina febre amarela – FA. Disponível em: <https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/65-vacina-febre-amarela-fa>. Acesso em: 27 de março de 2019.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *