O que é colesterol e qual é a sua função no organismo? – Hilab

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares tiram a vida de 17,7 milhões de pessoas todos os anos, o que equivale a 31% de todas as mortes no mundo.

Embora o desenvolvimento dessas doenças envolva muitos fatores de risco, um dos mais importantes e lembrados pelas pessoas é o colesterol alto, o que faz com que muitas delas associem a palavra às doenças cardiovasculares. Por isso, pode ser que você não conheça as funções exercidas pelo colesterol no organismo: é matéria-prima para a formação de vários hormônios, atua na formação de sais biliares e vitamina D, além de ser o constituinte das membranas celulares.

O problema surge quando os níveis dessa substância estão elevados, o que tem se tornado comum devido ao aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e a redução dos níveis de atividade física.

Quer saber porque o colesterol é tão importante para nós? Acompanhe o post a seguir.

O que é colesterol?

O colesterol é um lipídeo (gordura) que exerce muitas funções essenciais. É absorvido de alimentos como o leite e gorduras animais e também é sintetizado pelo fígado.

Quais são as funções do Colesterol?

O colesterol, no organismo, se manifesta desde as fases iniciais do desenvolvimento fetal até ao fim da vida da pessoa, sendo as mais importantes as que se relacionam com a síntese de vitamina D, a síntese de hormônios esteroides, produção de sais biliares e composição da membrana plasmática.

Formação de Vitamina D 

Embora seja denominada uma vitamina, a vitamina D é, na verdade, um pré-hormônio. Ela é produzida pelas células da pele, onde o colesterol converte-se nesta substância em contato com a luz ultravioleta. Essa “vitamina” é muito importante para o organismo, principalmente para a saúde dos ossos.

Produção de hormônios 

O organismo utiliza o colesterol para produzir três classes de hormônios, dentre eles hormônios sexuais como a testosterona e a progesterona.

Produção de sais biliares 

O colesterol é o material inicial para a formação de sais biliares, que contribuem para a digestão das gorduras da dieta.

Composição da membrana plasmática 

Cada célula é delimitada por uma membrana, que separa a célula do ambiente ao seu redor, criando um ambiente separado, porém não isolado. As membranas são formadas por lipídeos, carboidratos e proteínas. O colesterol é importante para a integridade das membranas e pode representar até 25% de seu conteúdo.

O que fazer para controlar o colesterol?

O controle do colesterol traz muitos benefícios para a saúde, pois contribui para a redução da aterosclerose (acúmulo de gordura nas paredes das artérias), do risco de infarto e de morte por doenças cardíacas. Para manter os níveis de colesterol dentro da normalidade, algumas medidas relacionadas ao estilo de vida devem ser adotadas:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Abandonar o cigarro;
  • Evitar o consumo de álcool;
  • Controlar o peso;
  • Adotar uma dieta equilibrada.

Quais alimentos devo evitar e quais devo consumir?

Prefira 

Evite 

Carnes magras: brancas ou vermelhas (filé de frango sem pele e peixes magros), ou vermelhas (lombo de porco sem gorduras, patinho, coxão mole). Carnes gordurosas (costelas, picanha, bacon, torresmo), embutidos (mortadela, salame, nuggets) e gema de ovo em excesso.
Leite e iogurte desnatado, requeijão light, queijos brancos. Leite e iogurte integral, queijos como provolone e mussarela.
Alimentos assados ou grelhados, crus ou cozidos. Alimentos fritos, empanados, à milanesa.
Alimentos ricos em fibras como frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, aveia, soja, feijão e lentilha. Alimentos industrializados (biscoitos recheados e sorvetes cremosos) e congelados (pizzas, lasanhas).
Óleos e gorduras de origem vegetal (com moderação) como: azeite de oliva, óleos vegetais (soja ou canola), castanhas e nozes. Gorduras de origem animal: banha de porco, manteiga, creme de leite.
Sucos naturais Refrigerantes e sucos industrializados e bebidas alcoólicas).

Referências Bibliográficas:

Cardiovascular disease. On World Heart Day WHO calls for accelerated action to prevent the world’s leading global killer. Disponível em: <http://www.who.int/cardiovascular_diseases/en/>. Acesso em: 10 de julho de 2018.

Governo do Brasil. Dia Mundial do Coração. Doenças cardiovasculares são principal causa de morte no mundo. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/editoria/saude/2017/09/doencas-cardiovasculares-sao-principal-causa-de-morte-no-mundo>. Acesso em: 09 de julho de 2018.

Secretaria Municipal de Saúde (SUS). Prefeitura Municipal de Campinas. Disponível em:  <http://www.saude.campinas.sp.gov.br/especialidades/nutricao/Orientacao_nutricional_para_Colesterol_Alto_FO1228.pdf>. Acesso em: 10 de julho de 2018.

Assine também nossa newsletter

Receba dicas sobre saúde e novidades do mercado laboratorial antes de todos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga e coordenadora de conteúdos na Hilab. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida. É apaixonada por cachorros e escrever e nas horas vagas gosta de estar em contato com a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, precisa de alguma informação?

Vamos conversar!