O que é a Patologia Clínica? Saiba mais sobre a área

Hilab | 08 jul 2021

Patologia Clínica é uma especialidade complexa da medicina e que envolve os mais diversos profissionais, como farmacêuticos, físicos, químicos, médicos, biomédicos, farmacêuticos, entre outros. A área está diretamente ligada a exames e análises laboratoriais que, por meio da alta tecnologia em saúde, podem entregar resultados de alta confiabilidade. 

No Brasil, a atividade de Patologia Clínica é regulamentada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial). Esses órgãos fiscalizam clínicas, laboratórios e profissionais envolvidos e garantem uma entrega cada vez mais assertiva a médicos e pacientes. As vantagens são inúmeras e englobam desde o diagnóstico até o tratamento correto de doenças e síndromes.

Você trabalha na área de saúde ou de exames laboratoriais ou quer entender melhor sobre o que é Patologia Clínica? Então esse post foi para você. A Hilab vai explicar para que você entenda tudo de uma vez por todas. Acompanhe!

O que é Patologia Clínica?

A Patologia Clínica é uma área da medicina especializada em análises laboratoriais e envolve a interpretação de testes químicos, físicos, físico-químicos, morfológicos e biológicos aplicados nos pacientes. Tudo acontece com a retirada de fluidos ou outros materiais necessários dos pacientes. A coleta, então, passa por equipamentos de última tecnologia e são analisados por profissionais especializados no setor.

O objetivo da Patologia Clínica, portanto é diagnosticar doenças, confirmar diagnósticos e orientar os médicos a respeito do tratamento mais indicado para cada paciente. Mas não é só isso: as análises também contribuem para analisar a presença de fatores de risco que podem vir a prejudicar a vida e a saúde daqueles que buscam por serviços médicos e de saúde.

Importante salientar que o CFM diferencia a Patologia Clínica da Patologia Cirúrgica. Nesta última, a análise é feita por meio de tecidos sólidos do organismo, que são coletados por meio de biópsia.

Quais são as especialidades da Patologia Clínica?

Diversas especialidades são abrangidas pela Patologia Clínica e cada uma delas é responsável por um tipo de análise. Veja abaixo com mais detalhes.

Microbiologia Clínica

De acordo com a Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), Microbiologia Clínica tem como um dos principais objetivos o estudo de doenças infecciosas. A área trabalha em sincronia com os estudos de Infecção Hospitalar e contribui para identificar padrões, além de ser essencial para as análises laboratoriais realizadas na Patologia Clínica.

Além de contribuir com diagnósticos, a Microbiologia clínica ajuda na prevenção e no tratamento das mais doenças infecciosas. Esta área também pode trabalhar com a aplicação de micro-organismos para a melhoria da saúde da população em geral.

Hemopatologia

A Hemopatologia é a área que estuda e analisa doenças, síndromes e distúrbios que podem ser encontrados no sangue, na medula óssea e no timo, pequena glândula responsável pela defesa imunológica do nosso organismo. Desta forma, esta área da Patologia Clínica é capaz de diagnosticar e ajudar no tratamento de doenças como leucemia, hemofilia e linfomas.

Também chamada de Hematologia Laboratorial, é presente na rotina dos Centros de Patologia Clínica e demais Laboratórios de Análises Clínicas, uma vez que identifica alterações na composição sanguínea e suas causas. A finalidade é identificar diferentes tipos de patologias e condições clínicas que podem alterar a saúde do paciente.

Imunopatologia

A Imunopatologia é a área da Patologia Clínica que estuda e analisa as respostas imunológicas do organismo. Ela também consegue identificar doenças decorrentes da falta de defesa do corpo humano e contribui para tratamentos mais bem-sucedidos. Esta área faz testes como exames de sangue, testes cutâneos e testes de broncoevaporação, que ajudam a determinar que tipo de patologias o paciente possui.

É importante salientar que a Imunopatologia tem sido especialmente importante em tempos de pandemia. Isso porque essa área da saúde estuda as respostas do corpo humano a vacinas, ou seja, foi essencial para a fabricação dos imunizantes que chegaram ao Brasil até agora.

Patologia Química

A Patologia Química engloba áreas como Alergologia, Endocrinologia e Bioquímica. As análises permitem identificar doenças como diabetes, patologias hepáticas (do fígado), doenças coronárias, doenças renais, alergias e muitas outras condições de saúde que podem comprometer a vida dos pacientes. 

Laboratórios de Análises Clínicas que trabalham com Patologia Química, ainda contribuem para o estudo de perfis lipídicos, estudos de fatores de risco de doenças cardíacas e fatores que contribuem com o envelhecimento do organismo humano. Os exames contemplam coletas e avaliações de vários componentes em líquidos corporais, como o sangue e a urina. 

Patologia Molecular e Genética

Compreendendo exames complementares a exames mais simples, como os de sangue, a Patologia Molecular e Genética consiste na análise do DNA extraído do material biológico, ou seja, na sequência genética que pode conter mutações. Estas mutações podem fornecer informações importantes sobre o material coletado e sobre o melhor tratamento para o paciente. 

A Patologia Molecular pode ser considerada uma área que une as práticas da anatomia patológica e da biologia molecular para exame de órgãos, tecidos e fluidos do corpo. No entanto, os tipos de análises são diferentes e têm o objetivo de estudar a genética dos pacientes. Mais avançados, contribuem com a sobrevida e com o diagnóstico precoce de doenças.

Urinálise

A Urinálise é a análise da urina com fins de diagnóstico ou prognóstico de estados fisiológicos ou patológicos de um paciente. Consiste em uma subespecialidade da Patologia Clínica e tem um dos métodos mais comuns de diagnóstico médico. Isso porque a urina é um material de coleta simples, não invasiva e indolor, e seu exame fornece importantes informações tanto do sistema urinário como do metabolismo e de outras partes do corpo. 

Esta área da Patologia Clínica dispõe de instrumentos e metodologias capazes de diagnósticos complexos de estados fisiológicos e patológicos, desde o diagnóstico da gravidez até o diagnóstico e acompanhamento de doenças urológicas e sistêmicas.

Biologia molecular

A Biologia Molecular é outra área importantíssima da Patologia Clínica e dos exames laboratoriais remotos. Ela estuda os organismos do ponto de vista molecular, focando principalmente nos ácidos nucleicos; RNAs e DNAs. Seu objetivo é estudar os processos de replicação, transcrição, tradução do material genético, assim como as regulações desses processos e seus possíveis erros e características. 

Na prática, a Biologia Molecular ajuda a investigar, analisar e identificar doenças causadas por bactérias, fungos e vírus, auxiliando no diagnóstico e no tratamento das patologias.

Quais são os tipos de exames de Patologia Clínica?

São diversos os exames que podem ser realizados na Patologia Clínica. Acompanhe abaixo com mais detalhes. 

Exames de sangue

São vários os exames de sangue que podem ser realizados nos laboratórios de análises clínicas. Confira abaixo alguns deles.

Cada um serve para avaliar o funcionamento dos órgãos e glândulas de formas diferentes ou detectar infecções.

Exames de Urina

O exame de urina é o teste que analisa características físicas, químicas e microscópicas da urina. Este exame pode ser feito para análise da saúde do sistema urinário do paciente e também demais alterações no organismo. A solicitação, feita pelo médico, pode ser para exames de rotina ou para confirmação de diagnósticos. 

Tudo isso é possível porque a urina é resultado da filtragem do sangue pelos rins. Desta forma, o material coletado contém resíduos e toxinas, mas também proteínas, açúcares e hemácias.

Exames de fezes

O exame de fezes é outra análise clínica da Patologia Clínica. Em geral, ele é solicitado para investigar problemas gastrointestinais, problemas no fígado, presença de vermes e dificuldades na absorção de vitaminas.

Dentre os tipos de exames de fezes mais comuns estão o Parasitológico, a Coprocultura, o Sangue oculto e o Rotavírus

O papel do Teste Laboratorial Remoto na Patologia Clínica

Um Teste Laboratorial Remoto, conhecido pela sigla de TLR é, segundo a RDC 302/2005 da Anvisa, um teste realizado por meio de um equipamento laboratorial situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico. 

Com os TLRs, é possível fazer exames de sangue em qualquer lugar e não necessariamente dentro de um laboratório convencional. Isso o torna uma ferramenta essencial para ampliar o acesso à saúde, principalmente em locais onde um laboratório de análises clínicas está a quilômetros de distância do paciente. 

Desta forma, os Testes Laboratoriais Remotos contribuem para a otimização dos processos dentro da Patologia Clínica, agilizando a coleta e o resultado de exames e oferecendo laudos fiéis que auxiliam no diagnóstico e no tratamento de doenças.

O Hilab oferece serviços de TLRs que têm como objetivo democratizar o acesso à saúde. O serviço conta com a inteligência artificial, IoT e profissionais de saúde para analisar o resultado e emitir um laudo em apenas 15 minutos. 

Nas farmácias, clínicas, empresas ou laboratórios, o  profissional da saúde do próprio estabelecimento realiza a coleta de sangue no dedo do paciente e oferece todas as orientações necessárias. A análise passa, ainda, por um profissional da saúde.

Agora que você entendeu melhor sobre o que é Patologia Clínica, aproveite para melhorar seus serviços com o Hilab. Clique aqui e veja como fazer isso!

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *