Hilab | 01 out 2021
O câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres, e em 2020 tornou-se o câncer mais diagnosticado em todo mundo, com mais de 2,26 milhões de casos, o equivalente a 11,7% do total de diagnósticos, conforme o Global Cancer Observatory (GCO). No Brasil, a estimativa do INCA para 2021 é de 66.280 novos casos.
Além disso, o câncer de mama é a doença oncológica responsável por 15,5% dos óbitos de mulheres. No Brasil, em 2019, 18.068 mulheres e 227 homens faleceram em decorrência da doença no Brasil.
Com tantos dados e estimativas preocupantes, campanhas como o Outubro Rosa são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama.
Continue a leitura para entender o que é e como surgiu o Outubro Rosa, além de saber mais sobre o câncer de mama, seu diagnóstico, sintomas e tratamento.
O Outubro Rosa é um movimento de conscientização do câncer de mama, idealizado para disseminar a informação sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença.
A campanha nasceu em 1990, em Nova York, quando a Fundação Susan G. Komen promoveu a distribuição de laços rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura.
Desde então, os laços rosa e as ações de conscientização se espalharam pelo mundo. No Brasil, o movimento chegou em 2002, quando o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. A partir de 2008, as iniciativas de entidades e empresas para prevenção do câncer de mama se tornaram mais comuns em todo o país.
Confira esse vídeo que fizemos sobre a origem do Outubro Rosa e conheça mais detalhes dessa história:
O câncer de qualquer tipo é caracterizado por um crescimento desordenado de células anormais. No caso do câncer de mama, esse crescimento se manifesta nas glândulas mamárias, mais especificamente nas células que revestem os ductos mamários, ou ficam nos lóbulos das glândulas mamárias.
Essa diferença de localização dá origem a dois tipos de tumores com nomes distintos: o carcinoma ductal e o carcinoma lobular. O termo carcinoma designa o tipo mais comum de câncer, que é capaz de se desenvolver em praticamente qualquer tecido do nosso corpo.
Além dessa diferenciação, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) informa que existem vários tipos de câncer de mama, classificados de acordo com seu padrão de comportamento: alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros se desenvolvem mais lentamente. Em ambos os casos, a paciente deve ficar de olho ao identificar qualquer alteração na mama.
O grupo de risco para o câncer de mama se caracteriza por mulheres acima dos 40 anos, Além desse grupo, mulheres transgênero que realizam tratamento hormonal também precisam receber atenção na saúde das mamas, pelo risco causado pelo uso de estrogênio.
Apesar de raro, há casos de homens com câncer de mama também. Estima-se que a cada 100 diagnósticos, 1 deles é masculino.
Existem diversos fatores que podem aumentar o risco de uma mulher vir a desenvolver um carcinoma na mama.
Entre os fatores comportamentais estão:
Ou seja, levar uma vida saudável e ativa é um bom começo para evitar o câncer de mama.
Já os fatores hormonais são mais complexos, pois envolvem:
Por fim, temos os fatores de risco genéticos, que indicam predisposição para a doença com base no histórico familiar. Casos de câncer de ovário e mama na família ou alterações genéticas, principalmente nos genes BRCA1 e BRCA2, são as razões genéticas mais comuns.
Os principais sintomas do câncer de mama, de acordo com o INCA, são:
A detecção precoce do câncer de mama aumenta em 90% as chances de cura, mas o rastreamento da doença só é recomendado em determinadas faixas etárias ou em caso de fatores de risco. Assim, evita-se o diagnóstico de um câncer que jamais causaria sintomas à mulher, ou seja, que seria prejudicial para a saúde.
Toda mulher com mais de 40 anos deve realizar anualmente o exame clínico das mamas, com médicos e enfermeiros habilitados para essa atividade, a fim de identificar possíveis nódulos e outras anomalias nas mamas.
Entre os 50 e 69, é indicada a mamografia bienal. Trata-se de um raio-X da mama que pode identificar tumores em estágios iniciais, muitas vezes imperceptíveis ao toque.
Em caso de suspeita de tumor na mama, além da mamografia, a mulher deve realizar outros exames complementares com um mastologista, como ultrassonografia e ressonância magnética.
Para confirmação do diagnóstico, a etapa final é a biópsia. A técnica consiste na retirada de um fragmento do nódulo por meio de extração por agulha ou pequena cirurgia para análise.
O autoexame das mamas é importante para o conhecimento do próprio corpo e deve ser um hábito de toda mulher.
Entretanto, ele não dispensa o exame clínico das mamas feito por um profissional de saúde. Além disso, caso a mulher tenha mais de 50 anos ou tenha fatores de risco, só uma mamografia será capaz de identificar nódulos em estágios mais iniciais, com menos de 1 cm de diâmetro.
O importante é a ida imediata ao médico, caso alguma alteração seja detectada no autoexame, para a realização dos exames preventivos indicados.
O tratamento do câncer de mama ocorre de acordo com a fase da doença e o tipo de tumor. Em alguns casos, sessões de radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia são necessárias. Em outros, a terapia-alvo, que utiliza medicamentos que atacam especificamente as células cancerosas, pode ser indicada.
Quando o carcinoma é muito agressivo, ou está preso a uma porção específica da mama, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. Nesses casos, a paciente pode ter sua mama total ou parcialmente removida, o que chamamos de mastectomia.
Este tipo de tratamento mais invasivo pode mexer com a saúde mental e com a autoestima da mulher, por isso um acompanhamento psicológico se faz necessário. Posteriormente, podem ser realizadas cirurgias reconstrutivas ou implantes.
Se o câncer já está em processo de metástase (se espalhando para outros órgãos), o tratamento torna-se paliativo, ou seja, seu intuito é prolongar a sobrevida da paciente e melhorar sua qualidade de vida.
Nunca é demais lembrar: quanto antes a doença for diagnosticada, maiores são as chances do tratamento ter bons resultados. Então, os exames preventivos são fundamentais.
Confira o vídeo que fizemos com o Dr. Guilherme Pozzolo, médico da Hilab, explicando com mais detalhes como funciona o tratamento do Câncer de mama:
O Outubro Rosa é uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e apoiar uma abordagem humanizada dos profissionais da saúde envolvidos na prevenção, diagnóstico, tratamento e remissão da doença.
A prevenção diminui ou elimina as chances de uma mulher desenvolver a doença ao longo da vida, reduzindo assim o número de casos de câncer de mama avançado e a mortalidade.
Além disso, a prevenção serve para que as mulheres adquiram pequenos hábitos capazes de salvar vidas, como uma alimentação saudável e a atividade física. E se a doença surgir, as mulheres devem ter acesso a informação, atendimento e tratamento adequados para enfrentar o câncer de mama em todos os seus estágios.
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário