O que pode cortar o efeito do anticoncepcional? Tire suas dúvidas

Micheli Pecharki | 18 fev 2021


A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais conhecidos e mais usados no Brasil. Quando utilizada corretamente, sua eficácia é de cerca 99%. No entanto, alguns medicamentos podem contar o efeito do anticoncepcional.

Os anticoncepcionais hormonais orais, são esteróides utilizados isoladamente ou em associação com outros métodos e têm a finalidade básica de impedir a gravidez. Cerca de 25% da população feminina que faz contracepção prefere a pílula, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Saiba, neste artigo, quais são as substâncias mais comuns que interferem nos efeitos desta medicação.

4 substâncias que cortam o efeito do anticoncepcional

1. Alguns antibióticos

Embora muitas pessoas pensem que os antibióticos interferem na eficácia da pílula anticoncepcional, a verdade é que a maioria dos antibióticos não interfere.

Os únicos antibióticos que, comprovadamente, podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais são a rifampicina, utilizada no tratamento inicial da tuberculose pulmonar ou no tratamento de infecções com resistência aos medicamentos, e a rifabutina, utilizada também para o tratamento da tuberculose.

Se você está fazendo um tratamento com algum antibiótico e não sabe se ele interfere ou não na eficácia do seu anticoncepcional, leia a bula ou procure um farmacêutico para tirar as suas dúvidas.

2. Anticonvulsivantes

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

3. Barbitúricos

O fenobarbital (barbitúrico com propriedades anticonvulsivantes) e o tiopental (barbitúrico de curta duração indicado para a indução da anestesia geral e também indicado para o controle de convulsões) são outras drogas que podem diminuir o efeito dos contraceptivos orais.

4. Álcool

O uso de álcool é uma importante interação dos anticoncepcionais. Em altas concentrações, esta droga pode alterar a farmacocinética dos anticoncepcionais, diminuindo assim sua eficácia.

Outras dúvidas sobre interações medicamentosas

Se você não sabe se o medicamento que você está tomando corta o efeito ou diminui a eficácia da pílula anticoncepcional, procure um farmacêutico. Ele é o profissional de saúde mais acessível para tirar as dúvidas sobre as possíveis interações medicamentosas.

Além disso, antes de iniciar qualquer tratamento, é importante informar ao seu médico sobre o uso de anticoncepcionais orais. Ler a bula também é importante, uma vez que lá estão todas as informações acerca das possíveis interações medicamentosas.

Caso você tenha identificado que o seu tratamento medicamentoso pode interferir na eficácia da pílula, utilize algum método anticoncepcional de barreira como a camisinha masculina ou feminina para prevenir a gravidez indesejada. Lembre-se que a camisinha também é importante para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Referências Bibliográficas

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. A evolução da pílula. Disponível em: <https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/637-a-evolucao-da-pilula>. Acesso em: 27 de setembro de 2019.

Guia da Farmácia. O que pode cortar o efeito da pílula anticoncepcional? Disponível em: <https://guiadafarmacia.com.br/o-que-pode-cortar-o-efeito-da-pilula-anticoncepcional/>. Acesso em: 27 de setembro de 2019.


Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.

4 respostas para “O que pode cortar o efeito do anticoncepcional? Tire suas dúvidas”

  1. Melissa disse:

    Tô atrasada e tomo ciclo 22 todo dia no horário certo não sei porque não desceu pra mim

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá, Tudo bem? Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível. Recomendamos que você procure uma unidade de saúde ou o seu médico para avaliar os sintomas. Existem várias condições que podem causar atraso menstrual. A menopausa e síndrome dos ovários policísticos são alguns exemplos. Neste texto explicamos as causas principais, mas recomendamos consultar um médico, pois somente ele poderá definir um diagnóstico. https://hilab.com.br/blog/menstruacao-atrasada/
      Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição.

  2. Liah disse:

    Tomo desorgestrel 75mcg desde setembro, em outubro comecei a tomar lamotrigina 100mg. Em novembro, dia cinco veio uma borra bem escura que chegou a ser preta, dia oito e nove também mesma coisa e do dia treze ao dia dezesste mesma coisa, e todos esses dias com o mesmo aspecto, espesso, preto e pouco. Dia vinte e nove veio um muco de cor caramelo. Estou desde esse dia com cólicas e com a sensação que vem a menstruação. Mas achei estranho tudo isso.

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá! Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No seu caso, analisando o seu relato e informações, o recomendado é que você procure um profissional da saúde mais próximo de você, assim ele pode te ajudar melhor em todas as suas dúvidas. Não esqueça de levar o resultado de seus exames e testes para uma análise mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *