Hilab | 01 dez 2020
Para atender à alta demanda de clínicas médicas e pacientes, muitos laboratórios de análises clínicas têm optado por uma alternativa rentável e simples: a contratação de um laboratório de apoio.
A ideia é aumentar a capacidade da empresa, dar conta das demandas internas e oferecer um serviço mais rápido e diversificado, mas sem precisar investir na ampliação do espaço físico e nem em tecnologia e infraestrutura. Ainda assim, muitos profissionais da área ainda não sabem o que é um laboratório de apoio e como ele pode ajudar o setor laboratorial a atender com maior comprometimento e agilidade nos resultados das amostras.
O trabalho de um laboratório de apoio pode ser um divisor de águas na trajetória de uma empresa de saúde, uma vez que ele vai ajudar a marca a se firmar no mercado e contribuir para que o atendimento de excelência seja mantido. O resultado disso é um laboratório de análises clínicas com relevância, autoridade e confiança perante pacientes e profissionais de saúde.
Se você quer saber mais sobre a contratação de um laboratório de apoio e quais são as suas vantagens, esse post é para você. Preparamos um conteúdo completo para você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Quer saber mais? Continue a leitura e fique por dentro!
Um laboratório de apoio é um estabelecimento que ajuda um laboratório principal na demanda de exames que não estão sendo absorvidos. Essa dificuldade de atendimento pode acontecer por falta de infraestrutura e até ausência de corpo clínico suficiente. O objetivo é fazer com que o laboratório principal mantenha sua base de clientes, diversifique as análises oferecidas aos pacientes e mantenha-se no mercado sem a necessidade de investir na ampliação física do espaço.
Em geral, os laboratórios de apoio recebem amostras dos laboratórios principais, que têm infraestrutura preparada para receber de centenas a milhares de coletas todos os dias. Esses laboratórios costumam oferecer um grande número de exames, garantindo o apoio a empresas dos mais diversos setores – de hospitais a clínicas de saúde ocupacional.
As amostras são analisadas por profissionais capacitados, que diagnosticam e assinam o laudo de forma rápida. O melhor de tudo é que o relacionamento final de entrega de laudo é feito pelo laboratório principal, garantindo a fidelidade e a confiança do cliente na empresa.
Alguns laboratórios podem funcionar exclusivamente como apoio, outros atendem empresas e também consumidores finais.
Um laboratório de análises clínicas cuida da saúde e do bem-estar de toda uma população. Por isso, ele precisa oferecer resultados precisos e assertivos. No entanto, passar por problemas de diagnóstico e de segurança de amostras pode ser comum por falhas em alguns processos, mas isso pode ser bastante danoso à imagem da empresa.
É importante lembrar que um diagnóstico errado impacta em todo o tratamento de um paciente, que pode ser prejudicado por medicações prescritas erroneamente e até passar por problemas psicológicos causados por um laudo inverídico.
Quando isso acontece e os problemas internos de um laboratório não atendem à demanda ou não podem garantir a excelência dos resultados, é hora de procurar um laboratório de apoio para realizar a terceirização de exames.
O relacionamento entre paciente e laboratório deve ser de confiança e isso implica em equipamentos de qualidade e equipe capacitada. Quando não há, você pode enviar as amostras para laboratórios com maior capacidade de atendimento.
É hora de buscar um laboratório parceiro também quando sua equipe não consegue absorver a demanda dos pacientes enviados a você ou quando há o desejo de ampliar seus serviços de análises e exames laboratoriais.
Com a contratação de um laboratório de apoio, é possível você manter sua clientela, aumentar a diversidade de exames oferecidos e garantir resultados precisos e rápidos – tudo isso sem colocar em risco a saúde de nenhum paciente e sem precisar investir em equipamentos de alta tecnologia.
A parceria com um laboratório deve ser feita de forma a beneficiar os serviços prestados pelo laboratorial. Por isso, antes de concretizar a contratação, é preciso fazer um planejamento de como a parceria vai acontecer. Lembre-se de que o seu objetivo é otimizar a execução de processos que não estão sendo atendidos por sua estrutura física e de pessoas, ou seja, ela deve vir para ser benéfica.
Para garantir que tudo saia conforme o planejado, portanto, é preciso alinhar as suas expectativas às atividades oferecidas pelo laboratório de apoio. Você também deverá pesquisar a respeito da empresa que será terceirizada, garantindo que ela ofereça todo o suporte necessário para seus colaboradores e oferecendo uma comunicação eficiente. A ideia, portanto, é que você melhore seus serviços e ainda tenha contrapartida financeira.
Quando isso não ocorrer ou quando os valores do laboratório de apoio não convergirem com os da sua empresa, é melhor continuar a pesquisa até encontrar uma empresa que esteja de acordo com as suas necessidades.
São muitas as vantagens em contar com a parceria com um laboratório de apoio. Para você entender melhor, o Hilab preparou uma lista com os principais benefícios. Veja abaixo.
A principal vantagem de contar com um laboratório de apoio é que você pode aumentar a capacidade de exames da sua empresa sem precisar arcar com altos investimentos em equipamentos e em mão de obra qualificada. Como você terceiriza os serviços de análises clínicas, você consegue atrair mais clientela, oferecer laudos mais precisos sem os custos de uma infraestrutura de alta tecnologia.
Outra vantagem do laboratório de apoio é que ele pode fazer com que você consiga oferecer exames mais diversificados. Além de conseguir mais receita, você ainda se firma no mercado como empresa completa na área da saúde e laboratorial.
Laboratórios de apoio costumam contar com alta tecnologia na hora de oferecer resultados e análises clínicas. Por isso, você consegue ofertar aos seus pacientes resultados mais rápidos e assertivos assinados por profissionais de saúde.
Muitas vezes um paciente recebe do médico a solicitação de diversos exames diferentes. Poder oferecer todos eles em um só lugar ajuda o cliente a poupar tempo, uma vez que ele não precisa ir em busca de outros laboratórios para realizar amostras distintas.
Para encontrar uma boa empresa para realizar essa parceria, é preciso tomar alguns cuidados. Veja abaixo como fazer para encontrar o melhor laboratório de apoio.
O primeiro passo para você encontrar um bom laboratório de apoio é saber o que sua empresa precisa. Para isso, faça um planejamento a respeito das suas necessidades e demandas. Liste os pontos fracos do seu laboratório e veja em quais pontos você precisa de ajuda. Eles podem incluir o agendamento de exames, a coleta de amostras, a análise clínica propriamente dita e o envio do laudo.
Com essas informações fica muito mais fácil você encontrar um laboratório de apoio que atenda ao que você precisa.
Agora que você conhece os pontos do seu laboratório que precisam ser otimizados, é hora de partir para a pesquisa. Converse com outros profissionais e use a internet para conhecer laboratórios de apoio que oferecem os serviços necessários para a melhoria do seu atendimento.
Procure analisar a reputação da empresa, a precisão dos resultados e as pessoas que compõem o time do laboratório de apoio. Lembre-se, ainda, de verificar se os valores e missões da empresa estão de acordo com o que você valoriza.
Depois de pesquisar o melhor laboratório de apoio, é hora de concretizar a terceirização dos exames. Para isso, converse e defina todos os detalhes com o atendimento. É preciso que cada responsabilidade esteja descrita no documento para que você possa exigir seus direitos em caso de negligência.
Por fim, verifique se o laboratório de apoio oferece serviço de atendimento e se há apoio para treinamento dos seus colaboradores.
Laboratórios de apoio que utilizam de Inteligência Artificial e que oferecem serviços completos costumam ter à disposição dos laboratórios principais os seguintes exames:
Além da diversidade, fique atento também à rapidez na entrega dos resultados.
O Hilab atua há 16 anos com o propósito de tornar exames rápidos e precisos mais acessíveis à população por meio da telemedicina diagnóstica. A empresa é comprometida com a saúde dos brasileiros e uniu Inteligência Artificial e Internet das Coisas a uma equipe de profissionais de saúde com alta capacidade técnica.
São oferecidos Testes Laboratoriais Remotos para diversas empresas, como clínicas, hospitais, consultórios, farmácias e empresas de saúde ocupacional, que podem aumentar a diversidade dos seus serviços sem precisar investir em infraestrutura.
Contratando o Hilab, você tem maior controle interno dos exames que oferece, com a garantia de contar com os mais altos padrões de qualidade do mercado. Além disso, o Hilab oferece suporte 24 horas todos os dias da semana, promovendo um atendimento humanizado a profissionais e pacientes.
O Hilab também inovou na criação do equipamento Hilab Molecular. Com ele, você oferece diversos testes rápidos de biologia molecular.
E agora? Sente-se pronto para contar com os serviços de um laboratório de apoio? Quer saber mais sobre os serviços do Hilab? Clique aqui e fale com um de nossos profissionais!
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário