O que é saúde baseada em evidências e quais são as vantagens?

Hilab | 10 maio 2021

O conceito de saúde baseada em evidências parte da premissa de que a prática clínica não deve ser pautada somente na experiência pessoal. O ideal é que haja embasamento científico e que diagnósticos e tratamentos sejam decididos de acordo com a literatura médica, ou seja, de acordo com o que a ciência determina. Desta forma, profissionais da saúde devem trabalhar de acordo com a saúde baseada em evidências para tratamentos eficientes e para prevenir intercorrências e até a morte.

Recentemente o Brasil testemunhou o incentivo ao uso de hidroxicloroquina para o tratamento contra a Covid-19. Mesmo sendo contra-indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), muitas pessoas acreditaram no tratamento precoce – que não existe no caso de infecção por coronavírus – e mortes foram atestadas em decorrência do uso inadequado do medicamento. Essa é a prova de que a saúde baseada em evidências é fundamental para garantir a saúde da população e traçar estratégias eficazes no combate a qualquer enfermidade.

O assunto é de extrema importância, tanto para profissionais que trabalham com a saúde quanto para a população, que deve entender o conceito para escolher os melhores serviços e profissionais.

Quer entender melhor sobre o conceito e sua importância? Continue a leitura e saiba tudo!

Afinal, o que é saúde baseada em evidências?

Com a evolução do processo científico e metodológico em busca de informações, surgiu o conceito de Medicina Baseada em Evidências (MBE), um processo de atuação que relaciona a melhor evidência disponível no campo da literatura científica à experiência clínica individual e aos valores do paciente. Na busca por essas evidências mais relevantes, os estudos a respeito da qualidade mais adequada têm papel fundamental.

De acordo com publicações do Hospital Israelita Albert Einstein, o termo Medicina Baseada em Evidências (MBE) é relativamente novo. Pesquisadores da Universidade McMaster, na década de 1990, introduziram o termo na literatura mundial com a seguinte definição: “uma abordagem sistêmica para analisar a pesquisa publicada como base da tomada de decisão clínica”. Em 1996 o termo foi formalmente definido como o mais consciencioso uso da melhor evidência atual da pesquisa clínica no cuidado individual aos pacientes.

Para se ter uma ideia da importância da saúde baseada em evidências, a MBE foi recentemente noticiada como um dos maiores marcos da medicina dos últimos 160 anos, juntamente com a descoberta do DNA, o desenvolvimento de vacinas e antibióticos e do uso de anestésicos em cirurgias. Em resumo, o recomendado é que seja usada a melhor evidência possível para embasar decisões relacionadas à saúde dos pacientes.

Quais as vantagens da saúde baseada em evidências?

Para contribuir com a tomada de decisão do médico, a medicina baseada em evidências busca evitar que sejam adotadas práticas de saúde que não sejam eficazes para o paciente. Além disso, também visa evitar tratamentos sem base científica comprovada, inclusive na Atenção Primária à Saúde (APS). 

Na APS, assim como em outras áreas, é essencial que o médico obtenha as melhores evidências para responder às dúvidas clínicas. Essas devem ser respondidas com base em ensaios clínicos de qualidade, que são estudos que compõe também a medicina baseada em evidências.

A principal vantagem do uso da medicina baseada em evidências é que ela pode reduzir o custo dos tratamentos. Inclusive, essa vantagem vai ao encontro da premissa da acessibilidade na APS. Desta forma, podemos listar algumas das principais vantagens da saúde baseada em evidências. Veja abaixo com mais detalhes.

  • Dúvidas sanadas com mais assertividade.
  • Tratamentos realizados com base científica.
  • Redução no custo de tratamento.
  • Diagnóstico mais certeiro.
  • Redução no número de erros médicos.
  • Prevenção de problemas e intercorrências durante tratamentos.
  • Realização de exames relevantes para a análise da saúde dos pacientes.
  • Possibilidade de lidar com dados epidemiológicos fiéis à realidade.
  • Maiores chances de cura e remissão de doenças.

Como você pode perceber, a saúde baseada em evidências é de interesse de toda a população. Cabe aos profissionais consultarem o que há de mais qualificado em literatura médica e colocar em prática o que o conceito preconiza.

Como acontece a saúde baseada em evidências dentro dos laboratórios de análises clínicas?

Até pouco tempo atrás, os laboratórios clínicos eram vistos como simples locais de coleta e execução de exames. Hoje, felizmente, os laboratórios de análises clínicas são vistos como parceiros na prática de saúde baseada em evidências. Essa mudança de paradigma se deve ao investimento em assessoria, consultoria médica e tecnologias que profissionalizam e tornam os resultados ainda mais confiáveis.

Desta forma, os laboratórios clínicos passaram a ser protagonistas na promoção e disseminação do conhecimento, embasado nas melhores práticas e evidências científicas. Muitos desses espaços ficaram cada vez mais modernos e, com a globalização, hoje os laboratórios de análises clínicas têm maior acesso ao conhecimento científico e à correta qualificação dos seus profissionais de acordo com as premissas das mais confiáveis evidências em saúde.

Em laboratórios mais modernos e comprometidos, são adotados procedimentos que têm o objetivo de comprovar a eficácia de todos os testes, ainda que já haja evidências suficientes. Em resumo, quando um laboratório começa a oferecer determinado teste, ele deve passar por processos de validação clínica e analítica antes de serem acrescentados à rotina do laboratório.

Os exames, portanto, devem ser relevantes para o diagnóstico e o tratamento de saúde dos pacientes, uma vez que os dados analisados por especialistas são importantes recursos para auxiliar na prática da saúde baseada em evidências. Atualmente, Testes Laboratoriais Remotos (TLRs) também podem ser utilizados em prol da ciência.

O que são Testes Laboratoriais Remotos?

Um Teste Laboratorial Remoto, conhecido pela sigla de TLR é, segundo a RDC 302/2005 da Anvisa, um teste realizado por meio de um equipamento laboratorial situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico.

O TLR é, muitas vezes, denominado point of care testing (PoCT).

Segundo a RDC 36/2015, entende-se por PoCT a testagem conduzida próximo ao local de cuidado ao paciente, inclusive em consultórios e locais fora da área técnica de um laboratório, por profissionais de saúde ou por pessoal capacitado pelo Ministério da Saúde e ou Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais.

Com os TLRs, é possível fazer exames de sangue em qualquer lugar e não necessariamente dentro de um laboratório convencional. Isso os tornam uma ferramenta essencial para ampliar o acesso à saúde, principalmente em locais onde um laboratório de análises clínicas está a quilômetros de distância do paciente. Além disso, os testes remotos contribuem para que a prática da saúde em evidência seja disseminada.

O Teste Laboratorial Remoto é, ainda, um diferencial que pode auxiliar a rotina de vários estabelecimentos de saúde como clínicas, consultórios, hospitais e farmácias, além de empresas que estão preocupadas em oferecer ao colaborador cuidados com a saúde e bem estar.

Qualquer laboratório pode praticar a saúde baseada em evidências?

Nem sempre. Para isso, é essencial que haja fiscalização interna e externa constantes para que a qualidade seja sempre um diferencial. Para saber isso, é importante ficar atento a alguns questionamentos antes de escolher um equipamento de TLR.

  • Quantos exames você consegue fazer com o equipamento?
  • A empresa é certificada pela ISO 9001-2015?
  • Como é feito o controle de qualidade?
  • A empresa segue as normas da RDC 302 da ANVISA, que dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos?
  • Como a exatidão analítica do laboratório é avaliada?
  • Quem ficará responsável por interpretar o exame?
  • A empresa oferece suporte e treinamentos para que o serviço seja o melhor possível?
  • E finalmente, a empresa oferece somente o equipamento ou um serviço completo?

Levando em consideração essas questões, você poderá oferecer ao seu paciente o melhor serviço disponível no mercado.

Contrate o Hilab

O Hilab é um grande parceiro da prática de saúde baseada em evidências. A qualidade dos exames é garantida pelos controles de qualidade interno e externo, conforme prevê a resolução 302/2005 da Anvisa. O Hilab também é certificado pela ISO 9001-2015, que assegura a qualidade dos processos internos, a estabilidade e a segurança nos resultados.

Atualmente, o Hilab disponibiliza 20 exames, como testes de Covid-19, Beta hCG, Hemoglobina Glicada, Glicemia, Dengue, Zika, HIV, Sífilis, Hepatites, PSA e Influenza.

Quer praticar a saúde baseada em evidências e contribuir para a saúde da população? Clique aqui e veja como contratar os serviços do Hilab!

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *