Hilab | 10 maio 2021
O conceito de saúde baseada em evidências parte da premissa de que a prática clínica não deve ser pautada somente na experiência pessoal. O ideal é que haja embasamento científico e que diagnósticos e tratamentos sejam decididos de acordo com a literatura médica, ou seja, de acordo com o que a ciência determina. Desta forma, profissionais da saúde devem trabalhar de acordo com a saúde baseada em evidências para tratamentos eficientes e para prevenir intercorrências e até a morte.
Recentemente o Brasil testemunhou o incentivo ao uso de hidroxicloroquina para o tratamento contra a Covid-19. Mesmo sendo contra-indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), muitas pessoas acreditaram no tratamento precoce – que não existe no caso de infecção por coronavírus – e mortes foram atestadas em decorrência do uso inadequado do medicamento. Essa é a prova de que a saúde baseada em evidências é fundamental para garantir a saúde da população e traçar estratégias eficazes no combate a qualquer enfermidade.
O assunto é de extrema importância, tanto para profissionais que trabalham com a saúde quanto para a população, que deve entender o conceito para escolher os melhores serviços e profissionais.
Quer entender melhor sobre o conceito e sua importância? Continue a leitura e saiba tudo!
Com a evolução do processo científico e metodológico em busca de informações, surgiu o conceito de Medicina Baseada em Evidências (MBE), um processo de atuação que relaciona a melhor evidência disponível no campo da literatura científica à experiência clínica individual e aos valores do paciente. Na busca por essas evidências mais relevantes, os estudos a respeito da qualidade mais adequada têm papel fundamental.
De acordo com publicações do Hospital Israelita Albert Einstein, o termo Medicina Baseada em Evidências (MBE) é relativamente novo. Pesquisadores da Universidade McMaster, na década de 1990, introduziram o termo na literatura mundial com a seguinte definição: “uma abordagem sistêmica para analisar a pesquisa publicada como base da tomada de decisão clínica”. Em 1996 o termo foi formalmente definido como o mais consciencioso uso da melhor evidência atual da pesquisa clínica no cuidado individual aos pacientes.
Para se ter uma ideia da importância da saúde baseada em evidências, a MBE foi recentemente noticiada como um dos maiores marcos da medicina dos últimos 160 anos, juntamente com a descoberta do DNA, o desenvolvimento de vacinas e antibióticos e do uso de anestésicos em cirurgias. Em resumo, o recomendado é que seja usada a melhor evidência possível para embasar decisões relacionadas à saúde dos pacientes.
Para contribuir com a tomada de decisão do médico, a medicina baseada em evidências busca evitar que sejam adotadas práticas de saúde que não sejam eficazes para o paciente. Além disso, também visa evitar tratamentos sem base científica comprovada, inclusive na Atenção Primária à Saúde (APS).
Na APS, assim como em outras áreas, é essencial que o médico obtenha as melhores evidências para responder às dúvidas clínicas. Essas devem ser respondidas com base em ensaios clínicos de qualidade, que são estudos que compõe também a medicina baseada em evidências.
A principal vantagem do uso da medicina baseada em evidências é que ela pode reduzir o custo dos tratamentos. Inclusive, essa vantagem vai ao encontro da premissa da acessibilidade na APS. Desta forma, podemos listar algumas das principais vantagens da saúde baseada em evidências. Veja abaixo com mais detalhes.
Como você pode perceber, a saúde baseada em evidências é de interesse de toda a população. Cabe aos profissionais consultarem o que há de mais qualificado em literatura médica e colocar em prática o que o conceito preconiza.
Até pouco tempo atrás, os laboratórios clínicos eram vistos como simples locais de coleta e execução de exames. Hoje, felizmente, os laboratórios de análises clínicas são vistos como parceiros na prática de saúde baseada em evidências. Essa mudança de paradigma se deve ao investimento em assessoria, consultoria médica e tecnologias que profissionalizam e tornam os resultados ainda mais confiáveis.
Desta forma, os laboratórios clínicos passaram a ser protagonistas na promoção e disseminação do conhecimento, embasado nas melhores práticas e evidências científicas. Muitos desses espaços ficaram cada vez mais modernos e, com a globalização, hoje os laboratórios de análises clínicas têm maior acesso ao conhecimento científico e à correta qualificação dos seus profissionais de acordo com as premissas das mais confiáveis evidências em saúde.
Em laboratórios mais modernos e comprometidos, são adotados procedimentos que têm o objetivo de comprovar a eficácia de todos os testes, ainda que já haja evidências suficientes. Em resumo, quando um laboratório começa a oferecer determinado teste, ele deve passar por processos de validação clínica e analítica antes de serem acrescentados à rotina do laboratório.
Os exames, portanto, devem ser relevantes para o diagnóstico e o tratamento de saúde dos pacientes, uma vez que os dados analisados por especialistas são importantes recursos para auxiliar na prática da saúde baseada em evidências. Atualmente, Testes Laboratoriais Remotos (TLRs) também podem ser utilizados em prol da ciência.
Um Teste Laboratorial Remoto, conhecido pela sigla de TLR é, segundo a RDC 302/2005 da Anvisa, um teste realizado por meio de um equipamento laboratorial situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico.
O TLR é, muitas vezes, denominado point of care testing (PoCT).
Segundo a RDC 36/2015, entende-se por PoCT a testagem conduzida próximo ao local de cuidado ao paciente, inclusive em consultórios e locais fora da área técnica de um laboratório, por profissionais de saúde ou por pessoal capacitado pelo Ministério da Saúde e ou Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais.
Com os TLRs, é possível fazer exames de sangue em qualquer lugar e não necessariamente dentro de um laboratório convencional. Isso os tornam uma ferramenta essencial para ampliar o acesso à saúde, principalmente em locais onde um laboratório de análises clínicas está a quilômetros de distância do paciente. Além disso, os testes remotos contribuem para que a prática da saúde em evidência seja disseminada.
O Teste Laboratorial Remoto é, ainda, um diferencial que pode auxiliar a rotina de vários estabelecimentos de saúde como clínicas, consultórios, hospitais e farmácias, além de empresas que estão preocupadas em oferecer ao colaborador cuidados com a saúde e bem estar.
Nem sempre. Para isso, é essencial que haja fiscalização interna e externa constantes para que a qualidade seja sempre um diferencial. Para saber isso, é importante ficar atento a alguns questionamentos antes de escolher um equipamento de TLR.
Levando em consideração essas questões, você poderá oferecer ao seu paciente o melhor serviço disponível no mercado.
O Hilab é um grande parceiro da prática de saúde baseada em evidências. A qualidade dos exames é garantida pelos controles de qualidade interno e externo, conforme prevê a resolução 302/2005 da Anvisa. O Hilab também é certificado pela ISO 9001-2015, que assegura a qualidade dos processos internos, a estabilidade e a segurança nos resultados.
Atualmente, o Hilab disponibiliza 20 exames, como testes de Covid-19, Beta hCG, Hemoglobina Glicada, Glicemia, Dengue, Zika, HIV, Sífilis, Hepatites, PSA e Influenza.
Quer praticar a saúde baseada em evidências e contribuir para a saúde da população? Clique aqui e veja como contratar os serviços do Hilab!
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário