Gestão financeira de clínicas e consultórios em 7 passos

Hilab | 05 ago 2021

Cuidar da gestão financeira de clínicas e consultórios é essencial para que os processos aconteçam de forma fluida. Além disso, é com uma boa administração que você pode garantir que sua clínica vai gerar lucro e entregar bons serviços. Para isso, proprietários e gestores devem incluir na sua rotina algumas práticas que vão manter a clínica ou consultório no mercado.

Um dos maiores erros que se pode cometer na gestão financeira de clínicas e consultórios é acreditar que um espaço de saúde não precisa de profissionais que cuidam do fluxo de caixa, emitem notas fiscais de acordo com a legislação e obedecem às exigências fiscais. 

Quer entender melhor sobre como fazer uma boa administração da sua clínica e garantir que ela se manterá ativa? Então confira o post que a Hilab preparou para você com 7 dicas que vão garantir a gestão financeira da sua clínica. 

O que é uma gestão financeira eficiente?

Uma gestão financeira de clínicas e consultórios eficiente é aquela que consegue manter o ritmo de trabalho fluindo e com redução de custos. Além disso, um negócio bem administrado faz seus pagamentos em dia e não gasta além do que deve em juros e multas.

Outra característica de uma boa gestão financeira é quando as despesas da clínica não se misturam com as despesas pessoais, ou seja, quando o capital está controlado e há um bom fluxo de caixa. 

Também deve haver a categorização das despesas, o que ajuda você a ter uma noção de quais gastos são os mais relevantes para o seu negócio, e quais você deve sempre monitorar para um bom desempenho financeiro.

7 passos para a gestão financeira da sua clínica

Para você entender na prática como deve ser feita a gestão financeira de clínicas e consultórios, preparamos uma lista com 7 passos para uma administração eficiente.

Com eles, você consegue alterar os hábitos financeiros da sua clínica e transformar uma boa gestão em rotina. Veja mais a seguir.

1. Faça o planejamento de gastos e receitas

O primeiro passo para garantir a gestão financeira da sua clínica ou consultório é garantir um planejamento de gastos e receitas. Somente com isso você pode manter a organização do seu negócio. 

Para isso, é preciso que você preste atenção a alguns pontos e inclua algumas práticas na sua rotina. 

  • Seja organizado.
  • Preveja os gastos da sua clínica ou consultório.
  • Estipule metas.
  • Avalie ofertas.
  • Fuja do pagamento de juros.
  • Evite o cheque especial.
  • Não contrate empréstimos com juros altos.
  • Deixe o dinheiro do faturamento render.
  • Controle os gastos da sua clínica ou consultório.

Você também pode investir em ferramentas de automação que tornam esses processos mais rápidos e fáceis. 

2. Determine metas e objetivos para curto e longo prazo

Saber definir metas e objetivos para sua clínica é um importante passo para o crescimento do seu negócio e para facilitar o monitoramento dos resultados alcançados. Estabelecer objetivos  e mensurar a produtividade da sua clínica pode contribuir no alcance de suas metas.

Antes de tudo, é preciso entender a diferença entre meta e objetivo. Metas são tarefas específicas que contribuem para que você alcance seu objetivo – elas são temporais e obrigatoriamente estipulam prazos. Já os objetivos são descrições concretas de onde está se querendo chegar ou o que está se tentando alcançar, ou seja, o propósito. O objetivo é estratégico e abrangente.

Por isso, uma boa gestão de clínicas e consultórios tem, de forma clara, o que quer atingir e como isso será feito.

3. Faça o fluxo de caixa

Analise o fluxo de caixa de sua clínica frequentemente. Essa dica é fundamental para garantir a gestão financeira. É muito comum que profissionais da saúde e gestores foquem apenas nas receitas, deixando de analisar o dinheiro que é gasto.

Separe as despesas fixas das variáveis e garanta uma tomada de decisão eficiente. Analisando o fluxo de caixa, você consegue evitar o gasto de dinheiro além do que se tem e evita empréstimos ou endividamentos.

4. Analise os principais indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são muito importantes para avaliar e acompanhar os serviços prestados na sua clínica. Esses indicadores são ferramentas de gestão presentes em qualquer negócio, sendo assim, um bom gestor deve utilizá-los para identificar todos os pontos de melhoria.

Esses indicadores contribuem para o desenvolvimento e acompanhamento dos serviços que são efetuados na clínica, incluindo consultas, exames, procedimentos ou vendas de produtos. Eles incluem a satisfação dos pacientes, o tempo de espera, a taxa de permanência, o faturamento mensal e a produtividade.

Entendendo como andam esses indicadores você tomará decisões melhores e garantirá o atingimento de seus objetivos. 

5. Descubra seu ticket médio por paciente

Ticket médio é o valor de tudo o que você recebeu dos seus pacientes dividido pelo número de pessoas atendidas, ou seja, é a média de quanto cada pessoa gastou na sua clínica ou consultório. Para garantir uma boa gestão financeira, é essencial conhecer esse valor.

Esse valor pode incluir consultas, procedimentos, tratamentos, exames e outros serviços que você oferece e que fazem parte do seu faturamento. Desta forma, você consegue prever sua receita e entender se está gastando mais do que está recebendo e, assim, traçar estratégias para melhorar o faturamento e aumentar o ticket médio.

6. Faça o planejamento tributário

Para conseguir sucesso na gestão de clínicas e consultórios é fundamental ter organização. No caso da contabilidade, isso é ainda mais importante. Saber como fazer o planejamento tributário da clínica evita dores de cabeça e prejuízo para o seu negócio. 

O planejamento tributário nada mais é do que a gestão do pagamento de tributos de um negócio. Da mesma forma, engloba estudos que visam a possibilidade da redução legal da carga tributária que incide na sua clínica. 

Para iniciar o planejamento tributário e garantir uma boa gestão financeira, é preciso escolher o melhor regime de tributação. Primeiramente, deve ser definido se vai recolher os impostos como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Caso opte pelo sistema de faturamento como Pessoa Física, ou seja, sem abrir uma empresa, o profissional de saúde precisará fazer o recolhimento dos impostos com base no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)

 7. Otimize sua gestão com o uso da tecnologia

O sétimo passo para garantir boa gestão financeira de clínicas e consultórios é investir em otimização de processos e em tecnologia. Isso pode ser feito adotando o uso de softwares de gestão, prontuários eletrônicos e até por meio de testes laboratoriais remotos (TLRs)

Com essas ferramentas, você garante maior agilidade, redução de custos e otimização do tempo para administrar sua clínica. Isso tudo também vai ajudar você na tomada de decisões e na análise do faturamento da sua clínica.

A importância da saúde financeira para sua clínica

A saúde financeira de uma clínica ou consultório é fundamental para garantir seu bom funcionamento, prestar serviços de qualidade, evitar prejuízos e aumentar o faturamento. Por isso, é importante seguir nossos 7 passos para gerenciar custos, controlar o recebimento de valores de pacientes e planos de saúde e adotar estratégias para ampliar o número de pacientes da sua clínica.

Quer saber mais? Confira o guia completo que preparamos para você.

Outros 11 passos para a gestão financeira da sua clínica

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *