Hilab | 05 ago 2021
Cuidar da gestão financeira de clínicas e consultórios é essencial para que os processos aconteçam de forma fluida. Além disso, é com uma boa administração que você pode garantir que sua clínica vai gerar lucro e entregar bons serviços. Para isso, proprietários e gestores devem incluir na sua rotina algumas práticas que vão manter a clínica ou consultório no mercado.
Um dos maiores erros que se pode cometer na gestão financeira de clínicas e consultórios é acreditar que um espaço de saúde não precisa de profissionais que cuidam do fluxo de caixa, emitem notas fiscais de acordo com a legislação e obedecem às exigências fiscais.
Quer entender melhor sobre como fazer uma boa administração da sua clínica e garantir que ela se manterá ativa? Então confira o post que a Hilab preparou para você com 7 dicas que vão garantir a gestão financeira da sua clínica.
Uma gestão financeira de clínicas e consultórios eficiente é aquela que consegue manter o ritmo de trabalho fluindo e com redução de custos. Além disso, um negócio bem administrado faz seus pagamentos em dia e não gasta além do que deve em juros e multas.
Outra característica de uma boa gestão financeira é quando as despesas da clínica não se misturam com as despesas pessoais, ou seja, quando o capital está controlado e há um bom fluxo de caixa.
Também deve haver a categorização das despesas, o que ajuda você a ter uma noção de quais gastos são os mais relevantes para o seu negócio, e quais você deve sempre monitorar para um bom desempenho financeiro.
Para você entender na prática como deve ser feita a gestão financeira de clínicas e consultórios, preparamos uma lista com 7 passos para uma administração eficiente.
Com eles, você consegue alterar os hábitos financeiros da sua clínica e transformar uma boa gestão em rotina. Veja mais a seguir.
O primeiro passo para garantir a gestão financeira da sua clínica ou consultório é garantir um planejamento de gastos e receitas. Somente com isso você pode manter a organização do seu negócio.
Para isso, é preciso que você preste atenção a alguns pontos e inclua algumas práticas na sua rotina.
Você também pode investir em ferramentas de automação que tornam esses processos mais rápidos e fáceis.
Saber definir metas e objetivos para sua clínica é um importante passo para o crescimento do seu negócio e para facilitar o monitoramento dos resultados alcançados. Estabelecer objetivos e mensurar a produtividade da sua clínica pode contribuir no alcance de suas metas.
Antes de tudo, é preciso entender a diferença entre meta e objetivo. Metas são tarefas específicas que contribuem para que você alcance seu objetivo – elas são temporais e obrigatoriamente estipulam prazos. Já os objetivos são descrições concretas de onde está se querendo chegar ou o que está se tentando alcançar, ou seja, o propósito. O objetivo é estratégico e abrangente.
Por isso, uma boa gestão de clínicas e consultórios tem, de forma clara, o que quer atingir e como isso será feito.
Analise o fluxo de caixa de sua clínica frequentemente. Essa dica é fundamental para garantir a gestão financeira. É muito comum que profissionais da saúde e gestores foquem apenas nas receitas, deixando de analisar o dinheiro que é gasto.
Separe as despesas fixas das variáveis e garanta uma tomada de decisão eficiente. Analisando o fluxo de caixa, você consegue evitar o gasto de dinheiro além do que se tem e evita empréstimos ou endividamentos.
Os indicadores de desempenho são muito importantes para avaliar e acompanhar os serviços prestados na sua clínica. Esses indicadores são ferramentas de gestão presentes em qualquer negócio, sendo assim, um bom gestor deve utilizá-los para identificar todos os pontos de melhoria.
Esses indicadores contribuem para o desenvolvimento e acompanhamento dos serviços que são efetuados na clínica, incluindo consultas, exames, procedimentos ou vendas de produtos. Eles incluem a satisfação dos pacientes, o tempo de espera, a taxa de permanência, o faturamento mensal e a produtividade.
Entendendo como andam esses indicadores você tomará decisões melhores e garantirá o atingimento de seus objetivos.
Ticket médio é o valor de tudo o que você recebeu dos seus pacientes dividido pelo número de pessoas atendidas, ou seja, é a média de quanto cada pessoa gastou na sua clínica ou consultório. Para garantir uma boa gestão financeira, é essencial conhecer esse valor.
Esse valor pode incluir consultas, procedimentos, tratamentos, exames e outros serviços que você oferece e que fazem parte do seu faturamento. Desta forma, você consegue prever sua receita e entender se está gastando mais do que está recebendo e, assim, traçar estratégias para melhorar o faturamento e aumentar o ticket médio.
Para conseguir sucesso na gestão de clínicas e consultórios é fundamental ter organização. No caso da contabilidade, isso é ainda mais importante. Saber como fazer o planejamento tributário da clínica evita dores de cabeça e prejuízo para o seu negócio.
O planejamento tributário nada mais é do que a gestão do pagamento de tributos de um negócio. Da mesma forma, engloba estudos que visam a possibilidade da redução legal da carga tributária que incide na sua clínica.
Para iniciar o planejamento tributário e garantir uma boa gestão financeira, é preciso escolher o melhor regime de tributação. Primeiramente, deve ser definido se vai recolher os impostos como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Caso opte pelo sistema de faturamento como Pessoa Física, ou seja, sem abrir uma empresa, o profissional de saúde precisará fazer o recolhimento dos impostos com base no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)
O sétimo passo para garantir boa gestão financeira de clínicas e consultórios é investir em otimização de processos e em tecnologia. Isso pode ser feito adotando o uso de softwares de gestão, prontuários eletrônicos e até por meio de testes laboratoriais remotos (TLRs).
Com essas ferramentas, você garante maior agilidade, redução de custos e otimização do tempo para administrar sua clínica. Isso tudo também vai ajudar você na tomada de decisões e na análise do faturamento da sua clínica.
A saúde financeira de uma clínica ou consultório é fundamental para garantir seu bom funcionamento, prestar serviços de qualidade, evitar prejuízos e aumentar o faturamento. Por isso, é importante seguir nossos 7 passos para gerenciar custos, controlar o recebimento de valores de pacientes e planos de saúde e adotar estratégias para ampliar o número de pacientes da sua clínica.
Quer saber mais? Confira o guia completo que preparamos para você.
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário