Como fidelizar clientes? Veja 9 dicas para melhorar o atendimento

Hilab | 01 fev 2021

Uma das maiores dúvidas dos profissionais de saúde é saber como fidelizar pacientes. Esta tarefa é um dos passos mais importantes, tanto para quem pretende abrir sua própria clínica, quanto para quem já possui, mas ainda tem problemas em como gerenciá-la.

O mercado médico é bastante competitivo: várias clínicas na mesma região, algumas com tratamentos mais amplos, e cada uma contando com algum diferencial. Porém, são poucas utilizando maiores estratégias para fidelização de pacientes.

Algumas dessas estratégias incluem comunicação digital (Facebook ou WhatsApp), garantindo proximidade entre paciente e médico; conversar com o paciente; fornecer um ambiente confortável na sala de espera, e muitas outras.

Para saber o que fazer para fidelizar pacientes a partir de hoje, é só continuar a leitura. Você não vai se arrepender!

1. Tenha outros meios de comunicação, além do telefone

Hoje em dia, na era digital, é muito fácil encontrar empresas que não dependem apenas do telefone convencional; estão apostando em redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter, por exemplo).

Isso acontece porque, além do custo ser menor, a sensação é de proximidade com o paciente, principalmente porque tanto jovens quanto adultos utilizam as redes sociais para o trabalho, lazer e para entrar em contato mais facilmente com as marcas. Só lembre de manter uma taxa de resposta rápida, ok?

2. Ofereça um atendimento diferenciado para fidelizar pacientes

Todo mundo gosta de se sentir único, não é mesmo? Uma conversa sobre como cuidar melhor dos dentes ou algum outro assunto após a consulta podem ser cruciais, mas não é só isso.

Abrir a agenda em dias e horários alternativos, para atender aqueles que não podem perder os estudos e o trabalho (como sábado ou durante a noite), e permitir encaixes e consultas de urgência são outras formas de fidelização de pacientes. O importante é que todos saibam que podem contar com o atendimento na hora e no dia que mais precisar.

3. Invista em um ambiente confortável

Você já se colocou no lugar do seu paciente? Se não, experimente fazer isso a fim de descobrir se o ambiente na sala de espera está confortável o suficiente para mantê-los em um eventual atraso (embora seja melhor evitá-lo).

Algumas medidas simples, como oferecer água fresca, conferir se o ar-condicionado está em temperatura agradável, ter cadeiras confortáveis, manter o ambiente limpo, boa programação na TV e/ou revistas novas, e liberar o acesso à internet fazem muita diferença em uma clínica. Aposte nisso!

4. Cumpra seu trabalho com qualidade

Não adianta investir em ambiente, na socialização e nos meios de comunicação se o paciente não ficar satisfeito com o seu trabalho.

É interessante alinhar todas as estratégias de marketing com um ótimo trabalho, mas também é importante garantir a qualidade do serviço prestado. Seja uma simples restauração ou um procedimento mais avançado, as técnicas e formas de trabalhar também podem definir se você conseguirá fidelizar o paciente ou não.

5. Não deixe de realizar o pós-venda

Se é difícil conquistar novos pacientes, imagine reconquistar? Por isso o prós-consulta é tão importante, pois ele entrega um serviço especial, de forma que parece única. Exemplo disso é uma drogaria que envia um SMS para avisar que o produto que você comprou mês passado está em promoção. Não é bom ser lembrado e ainda se sentir privilegiado?

Na área da saúde e bem-estar  não é diferente. Oferecer desconto para o paciente que indicar os seus serviços, enviar SMS avisando sobre redução de valores ou uma nova técnica — tudo isso pode tornar as pessoas mais fiéis. Não deixe que, após o serviço finalizado, o paciente suma da sua clínica e esqueça o caminho de volta.

6. Conte com o treinamento de sua equipe

Sua equipe também agrega qualidade a sua clínica? Você pode ser um excelente médico, executar brilhantemente as suas técnicas e atender de forma diferenciada, mas não adianta nada se os seus colaboradores também não seguem o  mesmo critério.

A primeira experiência do paciente é na recepção. É nesse setor que ele terá acesso a muitas informações, desde as vagas disponíveis até os tipos de tratamento que a clínica oferece. Treinar o funcionário nessa área para evitar mal-entendidos e aprender a dialogar com os mais nervosos é uma das dicas para fidelizar pacientes.

Além da recepção é preciso cuidar para que todos os funcionários estejam com uniformes limpos, os instrumentos esterilizados, e o ambiente sem nenhuma sujeira.

7. Tenha um banco de dados

Se tem uma coisa que desagrada um paciente é perceber que o seu médico não lembra dos seus dados, do último tratamento realizado ou até de algum problema que tenha sofrido. É desgastante repetir a história como se fosse a primeira vez, não é?

Sabendo disso, nada melhor que um cadastro contendo todos os dados relevantes do paciente para uma futura consulta. Dessa forma, a relação entre você e ele se torna muito mais próxima.

8. Cuide do seu marketing pessoal

Já abordamos maneiras de fidelizar um paciente, incluindo os cuidados necessários com a limpeza da clínica e o pós-consulta, mas você sabia que cuidar da sua imagem como profissional também é fator importante?

Pontualidade, aparência e roupas limpas, linguagem clara (sem gírias, expressões idiomáticas e jargões médicos), segurança na prestação de serviços e perfis em redes sociais, que não prejudiquem a sua imagem, funcionam como mina de ouro para a sua profissão.

9. Não se esqueça do marketing externo!

Além do marketing interno (marketing pessoal), é importante saber divulgar seu trabalho sem infringir as regras do Conselho Regional.

Uma das formas de cometer infração é aliciar pacientes prometendo falsas ofertas. Esse método afasta as pessoas tanto quanto um ambiente sem higiene. Seja ético e divulgue seus serviços com responsabilidade e de forma positiva.

10. E invista em tecnologias que facilitem o dia a dia do seu paciente

Ferramentas e tecnologias para clínicas médicas são importantes aliadas na fidelização dos seus pacientes. Um dessas tecnologias são os Testes Laboratoriais Remotos, conhecidos pela sigla TLRs.

Segundo a RDC 302/2005 da Anvisa, um TLR é um teste realizado por meio de um equipamento laboratorial situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico.

Testes Laboratoriais Remotos – como o Hilab – enviam resultados em tempo muito curto. Sendo assim, o paciente que faz uma consulta com você e precisa saber como está o colesterol, pode receber o resultado em poucos minutos, o que certamente será um diferencial na experiência.

Resumindo: não deixe de investir nestas ações!

Uma clínica precisa de manutenção e fidelização de pacientes para se manter ativa no mercado. Portanto, invista nessas 10 ações mencionadas neste conteúdo, e evite perder algém.

Você considerou útil este artigo sobre como fidelizar pacientes e quer saber mais sobre marketing médico? Então descubra como atrair pessoas na internet e não deixe de aproveitar a tecnologia a seu favor!

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Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

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