Hilab | 01 fev 2021
Uma das maiores dúvidas dos profissionais de saúde é saber como fidelizar pacientes. Esta tarefa é um dos passos mais importantes, tanto para quem pretende abrir sua própria clínica, quanto para quem já possui, mas ainda tem problemas em como gerenciá-la.
O mercado médico é bastante competitivo: várias clínicas na mesma região, algumas com tratamentos mais amplos, e cada uma contando com algum diferencial. Porém, são poucas utilizando maiores estratégias para fidelização de pacientes.
Algumas dessas estratégias incluem comunicação digital (Facebook ou WhatsApp), garantindo proximidade entre paciente e médico; conversar com o paciente; fornecer um ambiente confortável na sala de espera, e muitas outras.
Para saber o que fazer para fidelizar pacientes a partir de hoje, é só continuar a leitura. Você não vai se arrepender!
Hoje em dia, na era digital, é muito fácil encontrar empresas que não dependem apenas do telefone convencional; estão apostando em redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter, por exemplo).
Isso acontece porque, além do custo ser menor, a sensação é de proximidade com o paciente, principalmente porque tanto jovens quanto adultos utilizam as redes sociais para o trabalho, lazer e para entrar em contato mais facilmente com as marcas. Só lembre de manter uma taxa de resposta rápida, ok?
Todo mundo gosta de se sentir único, não é mesmo? Uma conversa sobre como cuidar melhor dos dentes ou algum outro assunto após a consulta podem ser cruciais, mas não é só isso.
Abrir a agenda em dias e horários alternativos, para atender aqueles que não podem perder os estudos e o trabalho (como sábado ou durante a noite), e permitir encaixes e consultas de urgência são outras formas de fidelização de pacientes. O importante é que todos saibam que podem contar com o atendimento na hora e no dia que mais precisar.
Você já se colocou no lugar do seu paciente? Se não, experimente fazer isso a fim de descobrir se o ambiente na sala de espera está confortável o suficiente para mantê-los em um eventual atraso (embora seja melhor evitá-lo).
Algumas medidas simples, como oferecer água fresca, conferir se o ar-condicionado está em temperatura agradável, ter cadeiras confortáveis, manter o ambiente limpo, boa programação na TV e/ou revistas novas, e liberar o acesso à internet fazem muita diferença em uma clínica. Aposte nisso!
Não adianta investir em ambiente, na socialização e nos meios de comunicação se o paciente não ficar satisfeito com o seu trabalho.
É interessante alinhar todas as estratégias de marketing com um ótimo trabalho, mas também é importante garantir a qualidade do serviço prestado. Seja uma simples restauração ou um procedimento mais avançado, as técnicas e formas de trabalhar também podem definir se você conseguirá fidelizar o paciente ou não.
Se é difícil conquistar novos pacientes, imagine reconquistar? Por isso o prós-consulta é tão importante, pois ele entrega um serviço especial, de forma que parece única. Exemplo disso é uma drogaria que envia um SMS para avisar que o produto que você comprou mês passado está em promoção. Não é bom ser lembrado e ainda se sentir privilegiado?
Na área da saúde e bem-estar não é diferente. Oferecer desconto para o paciente que indicar os seus serviços, enviar SMS avisando sobre redução de valores ou uma nova técnica — tudo isso pode tornar as pessoas mais fiéis. Não deixe que, após o serviço finalizado, o paciente suma da sua clínica e esqueça o caminho de volta.
Sua equipe também agrega qualidade a sua clínica? Você pode ser um excelente médico, executar brilhantemente as suas técnicas e atender de forma diferenciada, mas não adianta nada se os seus colaboradores também não seguem o mesmo critério.
A primeira experiência do paciente é na recepção. É nesse setor que ele terá acesso a muitas informações, desde as vagas disponíveis até os tipos de tratamento que a clínica oferece. Treinar o funcionário nessa área para evitar mal-entendidos e aprender a dialogar com os mais nervosos é uma das dicas para fidelizar pacientes.
Além da recepção é preciso cuidar para que todos os funcionários estejam com uniformes limpos, os instrumentos esterilizados, e o ambiente sem nenhuma sujeira.
Se tem uma coisa que desagrada um paciente é perceber que o seu médico não lembra dos seus dados, do último tratamento realizado ou até de algum problema que tenha sofrido. É desgastante repetir a história como se fosse a primeira vez, não é?
Sabendo disso, nada melhor que um cadastro contendo todos os dados relevantes do paciente para uma futura consulta. Dessa forma, a relação entre você e ele se torna muito mais próxima.
Já abordamos maneiras de fidelizar um paciente, incluindo os cuidados necessários com a limpeza da clínica e o pós-consulta, mas você sabia que cuidar da sua imagem como profissional também é fator importante?
Pontualidade, aparência e roupas limpas, linguagem clara (sem gírias, expressões idiomáticas e jargões médicos), segurança na prestação de serviços e perfis em redes sociais, que não prejudiquem a sua imagem, funcionam como mina de ouro para a sua profissão.
Além do marketing interno (marketing pessoal), é importante saber divulgar seu trabalho sem infringir as regras do Conselho Regional.
Uma das formas de cometer infração é aliciar pacientes prometendo falsas ofertas. Esse método afasta as pessoas tanto quanto um ambiente sem higiene. Seja ético e divulgue seus serviços com responsabilidade e de forma positiva.
Ferramentas e tecnologias para clínicas médicas são importantes aliadas na fidelização dos seus pacientes. Um dessas tecnologias são os Testes Laboratoriais Remotos, conhecidos pela sigla TLRs.
Segundo a RDC 302/2005 da Anvisa, um TLR é um teste realizado por meio de um equipamento laboratorial situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico.
Testes Laboratoriais Remotos – como o Hilab – enviam resultados em tempo muito curto. Sendo assim, o paciente que faz uma consulta com você e precisa saber como está o colesterol, pode receber o resultado em poucos minutos, o que certamente será um diferencial na experiência.
Uma clínica precisa de manutenção e fidelização de pacientes para se manter ativa no mercado. Portanto, invista nessas 10 ações mencionadas neste conteúdo, e evite perder algém.
Você considerou útil este artigo sobre como fidelizar pacientes e quer saber mais sobre marketing médico? Então descubra como atrair pessoas na internet e não deixe de aproveitar a tecnologia a seu favor!
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
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