Hilab | 28 jan 2022
Os farmacêuticos que trabalham em farmácias pequenas costumam ter dificuldade em fidelizar os clientes e transformar seus estabelecimentos em locais de referência em saúde. Muito por conta, claro, da concorrência com as grandes redes.
A verdade é que o varejo farmacêutico pode ser bastante disputado: segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em 2019 havia mais drogarias do que padarias espalhadas por todo o Brasil. No total, eram mais de 78 mil estabelecimentos.
Diante deste cenário, como o pequeno empresário pode se destacar? Com investimento, capacitação e bom trabalho. O bom profissional sempre pode fazer algo para se diferenciar se quiser tornar-se referência junto à comunidade em que atua.
Os proprietários de farmácias pequenas precisam perder o medo de investir em serviços farmacêuticos de qualidade. Bons serviços e profissionais qualificados são grandes diferenciais competitivos, bem como a tecnologia empregada para a realização de exames clínicos rápidos e confiáveis.
A qualidade do atendimento faz toda a diferença. Em entrevista à Exame, Marco Aurélio Piscitello, que gerencia a Droga Cordis há dez anos em São Paulo, afirma que o atendimento mais informal é, talvez, seu grande diferencial, uma vez que torna a relação com o cliente mais próxima.
O momento é propício para os pequenos negócios se desenvolverem: com as restrições impostas pela pandemia, as pessoas voltaram a frequentar as farmácias de bairro, que, segundo reportagem da Infomoney com o CFO da Profarma, ganharam mais espaço.
Em muitos casos, os pequenos negócios se unem em redes associativistas que dão voz e mídia, ajudando a todos os associados. Ao compartilharem seus métodos de gestão, sucessos e fracassos, os empresários geram insights que fortalecem todo o setor.
Porém, de nada adianta o público buscar o suporte da farmácia da vizinhança se a prestação de serviços deixa a desejar. Pensando nisso, trouxemos 5 itens que podem ajudar as farmácias pequenas a se tornarem locais de referência em saúde, fidelizando clientes e oferecendo atendimento de qualidade.
Prestar um bom atendimento envolve saber o que os clientes precisam e ter respostas mais assertivas para as necessidades que eles trazem. É o momento do farmacêutico se colocar na posição de especialista de confiança.
O farmacêutico tem acesso a informações valiosas sobre cada pessoa que atende, o que lhe fornece um panorama geral da saúde da comunidade. Falta só aproveitar estes dados para melhorar o atendimento.
Aí entra o chamado acolhimento farmacêutico, primeira etapa de um bom atendimento, onde o profissional da saúde extrai o máximo de informações possíveis do cliente, sempre com empatia, respeito e sensibilidade
Mesmo as farmácias pequenas possuem certos padrões de vendas e produtos que têm mais saída. Conhecer o comportamento dos clientes e os itens que ele busca ajuda o farmacêutico a tirar dúvidas ou mesmo indicar produtos que sejam mais apropriados.
Claro que a receita médica sempre deve ser respeitada, mas quando o cliente está em busca de algum fármaco que não exige receita, o farmacêutico pode orientá-lo, ou sugerir algo mais adequado.
Do mesmo modo, conhecendo os produtos que vendem mais, o farmacêutico pode elaborar promoções e condições especiais para dar vazão aos que vendem menos, balanceando seus estoques.
A farmácia clínica é uma área de atuação onde o farmacêutico utiliza diretrizes terapêuticas testadas e aprovadas para promover a saúde e o bem-estar por meio do uso racional de medicamentos.
O autodiagnóstico e a automedicação são problemas comuns em todo o mundo. Um relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada.
O uso inadequado de medicamentos pode causar reações adversas, como interações medicamentosas perigosas, ou mesmo mascarar sintomas e doenças graves. Ou seja, a orientação sobre o uso dos medicamentos é uma prática de extrema importância.
Marcar presença nas redes sociais é algo que empresas de todos os setores devem fazer. Um estudo apontou que o brasileiro é o terceiro povo que fica mais tempo nas redes sociais, e é importante que parte deste tempo seja educativo, informativo.
Por isso, é importante que sua farmácia produza conteúdo relevante e informativo para seus seguidores. Dicas de saúde e qualidade de vida são sempre bem-vindos, e podem gerar engajamento, especialmente se usarem uma linguagem informal, sem rodeios.
Os usuários de redes sociais estão cansados de propagandas, então faça diferente. Entregue conteúdo que agregue informação e conhecimento. Ajude a disseminar boas práticas de saúde.
Mesmo as farmácias pequenas costumam ter uma sala de injetáveis, espaço reservado para aplicar injeções. Esta área pode ser muito melhor aproveitada se for utilizada para outras finalidades, como a realização de exames laboratoriais.
Nestas horas, é possível contar com a praticidade de um Teste Laboratorial Remoto (TLR), equipamento capaz de realizar análises clínicas com base em amostras que são extraídas na hora, de maneira rápida e indolor.
Os dispositivos de TLR cumprem a importante função de acessibilizar o acesso à saúde, levando testes laboratoriais para longe das grandes metrópoles e dos laboratórios de análises clínicas.
A Hilab é referência no assunto Testes Laboratoriais Remotos: nossos equipamentos realizam mais de 30 tipos de exames diferentes (incluindo 3 tipos de testes para COVID-19), e nossa metodologia de dupla verificação garante a confiabilidade dos resultados.
Investir em tecnologia é uma das formas mais eficazes para as farmácias pequenas ampliarem o leque de serviços que oferecem à população. Conte com a Hilab para ajudar a cuidar da saúde de seus clientes.
Infomoney. Crescimento das farmácias pequenas. Disponível em <https://www.infomoney.com.br/mercados/crescimento-das-farmacias-pequenas-e-quase-o-dobro-das-grandes-redes-diz-cfo-da-profarma/>. Acessado em 24 de janeiro de 2022.
Exame. Como as pequenas farmácias enfrentam as grandes. Disponível em <https://exame.com/pme/como-as-pequenas-farmacias-enfrentam-as-grandes/>. Acessado em 24 de janeiro de 2022.
Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_demanda_espontanea_queixas_comuns_cab28v2.pdf>. Acessado em 25 de janeiro de 2022.
Tudo Celular. Brasil é o 2º país que mais passa tempo na Internet e também o 3º que mais usa redes sociais. Disponível em <https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n179995/brasil-pais-que-mais-usa-redes-sociais.html>. Acessado em 25 de janeiro de 2022.
Ministério da Saúde. Anvisa alerta para riscos do uso indiscriminado de medicamentos. Disponível em <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-alerta-para-riscos-do-uso-indiscriminado-de-medicamentos>. Acessado em 27 de janeiro de 2022.
Só no Brasil são mais de 53 milhões de mulheres em idade fértil. Sua farmácia está preparada para atendê-las?
Preencha os dados abaixo para ter acesso ao material.
A Hilab precisa dessas informações para entrar em contato sobre produtos e serviços. Confira nossa Política de Privacidade para saber como protegemos os seus dados. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário