Logo Hilab
Sobre Dispositivos Exames Paciente Soluções Blog

PT

EN

PT

Contato

Login

Especialista

Paciente

Gestor

Médico

  • Sobre
  • Dispositivos
  • Exames
  • Paciente
  • Soluções
  • Blog
  • Login

  • Voltar

  • Especialista
  • Paciente
  • Gestor
  • Médico
  1. Home
  2. Farmácias
  3. Como farmácias pequenas podem ser locais de referência em saúde?

Como farmácias pequenas podem ser locais de referência em saúde?

Hilab | 28 jan 2022

Atendente e cliente em balcão de farmácia pequena.


Os farmacêuticos que trabalham em farmácias pequenas costumam ter dificuldade em fidelizar os clientes e transformar seus estabelecimentos em locais de referência em saúde. Muito por conta, claro, da concorrência com as grandes redes.

A verdade é que o varejo farmacêutico pode ser bastante disputado: segundo dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em 2019 havia mais drogarias do que padarias espalhadas por todo o Brasil. No total, eram mais de 78 mil estabelecimentos.

Diante deste cenário, como o pequeno empresário pode se destacar? Com investimento, capacitação e bom trabalho. O bom profissional sempre pode fazer algo para se diferenciar se quiser tornar-se referência junto à comunidade em que atua.

Os proprietários de farmácias pequenas precisam perder o medo de investir em serviços farmacêuticos de qualidade. Bons serviços e profissionais qualificados são grandes diferenciais competitivos, bem como a tecnologia empregada para a realização de exames clínicos rápidos e confiáveis.

A qualidade do atendimento faz toda a diferença. Em entrevista à Exame, Marco Aurélio Piscitello, que gerencia a Droga Cordis há dez anos em São Paulo, afirma que o atendimento mais informal é, talvez, seu grande diferencial, uma vez que torna a relação com o cliente mais próxima.

O momento é propício para os pequenos negócios se desenvolverem: com as restrições impostas pela pandemia, as pessoas voltaram a frequentar as farmácias de bairro, que, segundo reportagem da Infomoney com o CFO da Profarma, ganharam mais espaço.

Em muitos casos, os pequenos negócios se unem em redes associativistas que dão voz e mídia, ajudando a todos os associados. Ao compartilharem seus métodos de gestão, sucessos e fracassos, os empresários geram insights que fortalecem todo o setor.

Porém, de nada adianta o público buscar o suporte da farmácia da vizinhança se a prestação de serviços deixa a desejar. Pensando nisso, trouxemos 5 itens que podem ajudar as farmácias pequenas a se tornarem locais de referência em saúde, fidelizando clientes e oferecendo atendimento de qualidade.

1. Avalie quais são as queixas de saúde mais comuns dos clientes 

Prestar um bom atendimento envolve saber o que os clientes precisam e ter respostas mais assertivas para as necessidades que eles trazem. É o momento do farmacêutico se colocar na posição de especialista de confiança.

O farmacêutico tem acesso a informações valiosas sobre cada pessoa que atende, o que lhe fornece um panorama geral da saúde da comunidade. Falta só aproveitar estes dados para melhorar o atendimento.

Aí entra o chamado acolhimento farmacêutico, primeira etapa de um bom atendimento, onde o profissional da saúde extrai o máximo de informações possíveis do cliente, sempre com empatia, respeito e sensibilidade

2. Avalie quais são os produtos e medicamentos mais buscados pelos clientes

Mesmo as farmácias pequenas possuem certos padrões de vendas e produtos que têm mais saída. Conhecer o comportamento dos clientes e os itens que ele busca ajuda o farmacêutico a tirar dúvidas ou mesmo indicar produtos que sejam mais apropriados.

Claro que a receita médica sempre deve ser respeitada, mas quando o cliente está em busca de algum fármaco que não exige receita, o farmacêutico pode orientá-lo, ou sugerir algo mais adequado.

Do mesmo modo, conhecendo os produtos que vendem mais, o farmacêutico pode elaborar promoções e condições especiais para dar vazão aos que vendem menos, balanceando seus estoques.

3. Estude farmácia clínica

A farmácia clínica é uma área de atuação onde o farmacêutico utiliza diretrizes terapêuticas testadas e aprovadas para promover a saúde e o bem-estar por meio do uso racional de medicamentos.

O autodiagnóstico e a automedicação são problemas comuns em todo o mundo. Um relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada.

O uso inadequado de medicamentos pode causar reações adversas, como interações medicamentosas perigosas, ou mesmo mascarar sintomas e doenças graves. Ou seja, a orientação sobre o uso dos medicamentos é uma prática de extrema importância.

4. Use as redes sociais da sua farmácia para falar sobre saúde

Marcar presença nas redes sociais é algo que empresas de todos os setores devem fazer. Um estudo apontou que o brasileiro é o terceiro povo que fica mais tempo nas redes sociais, e é importante que parte deste tempo seja educativo, informativo.

Por isso, é importante que sua farmácia produza conteúdo relevante e informativo para seus seguidores. Dicas de saúde e qualidade de vida são sempre bem-vindos, e podem gerar engajamento, especialmente se usarem uma linguagem informal, sem rodeios.

Os usuários de redes sociais estão cansados de propagandas, então faça diferente. Entregue conteúdo que agregue informação e conhecimento. Ajude a disseminar boas práticas de saúde.

5. Aproveite a sala de injetáveis e ofereça exames laboratoriais

Mesmo as farmácias pequenas costumam ter uma sala de injetáveis, espaço reservado para aplicar injeções. Esta área pode ser muito melhor aproveitada se for utilizada para outras finalidades, como a realização de exames laboratoriais.

Nestas horas, é possível contar com a praticidade de um Teste Laboratorial Remoto (TLR), equipamento capaz de realizar análises clínicas com base em amostras que são extraídas na hora, de maneira rápida e indolor.

Os dispositivos de TLR cumprem a importante função de acessibilizar o acesso à saúde, levando testes laboratoriais para longe das grandes metrópoles e dos laboratórios de análises clínicas.

A Hilab é referência no assunto Testes Laboratoriais Remotos: nossos equipamentos realizam mais de 30 tipos de exames diferentes (incluindo 3 tipos de testes para COVID-19), e nossa metodologia de dupla verificação garante a confiabilidade dos resultados.

Investir em tecnologia é uma das formas mais eficazes para as farmácias pequenas ampliarem o leque de serviços que oferecem à população. Conte com a Hilab para ajudar a cuidar da saúde de seus clientes.

Referências Bibliográficas

Infomoney. Crescimento das farmácias pequenas. Disponível em <https://www.infomoney.com.br/mercados/crescimento-das-farmacias-pequenas-e-quase-o-dobro-das-grandes-redes-diz-cfo-da-profarma/>. Acessado em 24 de janeiro de 2022.

Exame. Como as pequenas farmácias enfrentam as grandes. Disponível em <https://exame.com/pme/como-as-pequenas-farmacias-enfrentam-as-grandes/>. Acessado em 24 de janeiro de 2022.

Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_demanda_espontanea_queixas_comuns_cab28v2.pdf>. Acessado em 25 de janeiro de 2022.

Tudo Celular. Brasil é o 2º país que mais passa tempo na Internet e também o 3º que mais usa redes sociais. Disponível em <https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n179995/brasil-pais-que-mais-usa-redes-sociais.html>. Acessado em 25 de janeiro de 2022.

Ministério da Saúde. Anvisa alerta para riscos do uso indiscriminado de medicamentos. Disponível em <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-alerta-para-riscos-do-uso-indiscriminado-de-medicamentos>. Acessado em 27 de janeiro de 2022.

Só no Brasil são mais de 53 milhões de mulheres em idade fértil. Sua farmácia está preparada para atendê-las?

Preencha os dados abaixo para ter acesso ao material.

A Hilab precisa dessas informações para entrar em contato sobre produtos e serviços. Confira nossa Política de Privacidade para saber como protegemos os seus dados. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.


Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
(41) 98830-5097

Rua José Altair Possebom, 800
CIC - Curitiba - PR - 81270-185

Av. Jacira Reis, 1019, Sala 101
Dom Pedro – Manaus – AM – 69040-270

A Hilab

  • Políticas e Termos
  • Sobre
  • Compliance
  • Imprensa
  • Trabalhe conosco

Soluções

  • Saúde Pública
  • Medicina Ocupacional
  • Laboratórios e Hospitais
  • Clínicas e consultórios
  • Farmácias
  • Distribuidores

Explore

  • Blog
  • Onde encontrar
  • RDC 786/2023
  • Padrões de qualidade
Selo de certificação ISO 13485 da Hilab

© Hilab Ltda.
CNPJ: 07.111.023/0001-12

Sou Paciente

Quero ser Parceiro

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Para saber mais sobre os cookies que estamos usando ou desativá-los, acesse as configurações. Para maiores informações, consulte nossas políticas e termos
Aceitar todosGerenciar consentimento
Gerenciar consentimento

O que é um Cookie?

Um cookie é um tipo de tecnologia que permite ao nosso site armazenar tokens de informação (um 'identificador') no seu navegador, usados apenas pelo nosso site.

Os cookies não são utilizados ​​para determinar a identidade pessoal de quem está apenas visitando o site, mas nos ajudam a rastrear padrões de tráfego, determinar a localização e o idioma preferidos de um usuário, assim podemos direcioná-lo à página correta, com suas preferências já configuradas. Esses cookies são chamados de First Party.

Em determinadas páginas do nosso site, os cookies ainda ajudam a rastrear seus interesses enquanto você navega na Internet, para que possamos personalizar anúncios que realmente façam sentido para você.

Também usamos cookies de terceiros, os chamados 3rd (Third) Party - que são cookies de um domínio diferente dos nossos - para nossos esforços de publicidade e marketing.
Necessários
Sempre ativado
Cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-advertisement1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category.
cookielawinfo-checkbox-analiticos1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-analytics1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category.
cookielawinfo-checkbox-desempenho1 yearCookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-funcional1 yearCookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-functional1 yearThe GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessarios1 yearCookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-necessary1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category.
cookielawinfo-checkbox-others1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others".
cookielawinfo-checkbox-performance1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance".
cookielawinfo-checkbox-publicidade1 yearSet by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising".
CookieLawInfoConsent1 yearCookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie.
wpEmojiSettingsSupportssessionWordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessionNo description available.
__trf.src1 yearNo description available.
cookielawinfo-checkbox-outros1 yearDescription is currently not available.
vuexneverNo description available.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes através dos sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
ANONCHK10 minutesThe ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well.
bcookie1 yearLinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs.
bscookie1 yearLinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website.
fr3 monthsFacebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin.
IDE1 year 24 daysGoogle DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile.
li_sugr3 monthsLinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant.
MUID1 year 24 daysBing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations.
test_cookie15 minutesdoubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE6 monthsYouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface.
VISITOR_PRIVACY_METADATA6 monthsYouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain.
YSCsessionYoutube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt.innertube::nextIdneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requestsneverYouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
Analíticos
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_clck1 yearMicrosoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID.
_clsk1 dayMicrosoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording.
_fbp3 monthsFacebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website.
_ga1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors.
_ga_*1 year 1 month 4 daysGoogle Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gcl_au3 monthsGoogle Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services.
_gd*sessionGoogle sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn
_rdtrk9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutesUsed by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion.
AnalyticsSyncHistory1 monthLinkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie.
CLID1 yearMicrosoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited.
MR7 daysThis cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes.
rdtrk1 yearRD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion.
SMsessionMicrosoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains.
Funcionais
Cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
CookieDuraçãoDescrição
langneverLinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting.
li_gc6 monthsLinkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes.
lidc1 dayLinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection.
UserMatchHistory1 monthLinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing.
yt-player-headers-readableneverThe yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience.
yt-remote-cast-availablesessionThe yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player.
yt-remote-cast-installedsessionThe yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video.
yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos.
yt-remote-fast-check-periodsessionThe yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos.
yt-remote-session-appsessionThe yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player.
yt-remote-session-namesessionThe yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video.
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEYneverThe cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future.
Desempenho
Cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a proporcionar uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
SRM_B1 year 24 daysUsed by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo