Diabético pode comer chocolate? Conheça as recomendações

Hilab | 08 dez 2021

Criança com barra de chocolate na mão

Não importa a ocasião ou época do ano, os mercados, padarias, restaurantes e outros estabelecimentos estão repletos de opções de chocolates, o que aumenta ainda mais a vontade de consumir o doce. E sempre surge a dúvida: diabético pode comer chocolate? 

Em outros tempos, a hora da sobremesa poderia ser uma tortura para as pessoas que têm pré-diabetes ou já convivem com a a doença. No entanto, isso não acontece mais.

Acompanhe o artigo a seguir e descubra se o diabético pode comer chocolate e qual tipo é o mais indicado.

Afinal, diabético pode comer chocolate?

Sim. Se você é pré-diabético ou já tem a doença diagnosticada, pode consumir pequenas porções de chocolate. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, alimentos doces podem ser consumidos desde que estejam dentro do planejamento alimentar.

Qual chocolate o diabético pode comer?

Essa é uma dúvida muito comum. Geralmente vem acompanhada de uma segunda pergunta: só pode o diet? Não necessariamente. O importante é destacar que o chocolate diet, apesar de não possuir açúcar refinado, apresenta em sua composição outros carboidratos como a frutose, que pode aumentar os níveis de glicemia. 

Além disso, o chocolate diet apresenta um alto teor de gordura. Ou seja, o exagero, neste caso, aumenta o risco de o colesterol LDL (o ruim) ficar mais alto.

A moral da história é que não existe um tipo de chocolate mais indicado para as pessoas com diabetes. É possível escolher qualquer um, desde que o plano alimentar seja mantido. Contudo, se quiser dar preferência para alternativas mais nutritivas, privilegie os chocolates amargos ou meio amargos. Eles são mais ricos em substâncias que ajudam no controle da pressão arterial e no aumento do colesterol HDL (o bom).

Em contrapartida, evite o chocolate ao leite ou o branco, porque são os mais ricos em gorduras e açúcares.

Qual a quantidade de chocolate que o diabético pode consumir?

A recomendação geral é de que pessoas diabéticas não ultrapassem 25 gramas de chocolate por dia. Lembrando que a quantidade de carboidratos da porção deve entrar para a contagem, caso utilize esse método. Por isso, é muito importante sempre ler os rótulos atentamente no momento de escolher a melhor opção.

E, como tudo na vida, o segredo é o equilíbrio. Quem convive com diabetes, pode consumir chocolate de forma balanceada, desde que a glicemia esteja controlada.

Os benefícios do chocolate para a pessoa com diabetes

O chocolate é rico em flavonoides, que são antioxidantes e anti-inflamatórios naturais. Essas substâncias são benéficas para o cérebro, coração e vasos sanguíneos. Além disso, estudos também sugerem que o chocolate pode ajudar a combater os sintomas da depressão além de ajudar a reduzir a pressão arterial.

Importante destacar que todos esses estudos sempre utilizaram a versão de chocolate com alto teor de cacau, ou seja, o chocolate amargo.


Resumindo: se você é diabético ou pré-diabético, pode comer chocolate! Mas com moderação e seguindo as recomendações do seu plano alimentar!

Gostou da notícia? Aproveite, mas lembre-se de não abusar dos doces. E fique de olho nos seus níveis de açúcares no sangue. Com o exame de glicemia da Hilab você pode verificar o estado do seu diabetes em 11 minutos. Caso esteja com suspeita da doença, faça exame de Hemoglobina Glicada ou Glicemia e procure orientação médica.

Para fazer nossos exames, procure o parceiro Hilab mais próximo de você.

Referências Bibliográficas

Sociedade Brasileira de Diabetes. Consumo de chocolate pela pessoa com diabetes. Disponível em: <https://diabetes.org.br/consumo-de-chocolate-pela-pessoa-com-diabetes/>. Acesso em: 07 de dezembro de 2021.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Páscoa e diabetes. Disponível em: <https://diabetes.org.br/pascoa-e-diabetes/>. 07 de dezembro de 2021.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *