O diabetes causa impotência sexual? Entenda como evitar

O diabetes é uma doença crônica não transmissível que, quando não controlada, pode favorecer uma série de complicações como doença renal, glaucoma e catarata.

Além disso, o diabetes também pode levar à impotência sexual. Entenda porque isso ocorre.

O que é a impotência sexual?

A disfunção erétil (impotência sexual) é a incapacidade persistente de obter ou manter uma ereção satisfatória para a atividade sexual.

Apesar de ser muito comum entre a maioria dos homens em algum momento da vida, a disfunção atinge com uma frequência maior as pessoas com diabetes podendo manifestar-se 5 a 10 anos mais cedo.

O que é diabetes?

A Diabetes é uma doença caracterizada pelos elevados níveis de glicose (açúcar) no sangue do paciente, fenômeno denominado hiperglicemia.

Inicialmente, este alto índice de açúcar trará repercussões a nível de pequenos vasos sanguíneos, como em rins e retina. Entretanto, com a evolução da doença, estes problemas podem evoluir para vasos de maior calibre, como a aorta, e as consequências também serão mais graves.

Como acontece?

O elevado índice de glicose sanguínea do paciente dificulta a movimentação deste sangue dentro dos vasos, devido à alta viscosidade. Este fato diminui a circulação sanguínea em extremidades do corpo, como pés, além de outras regiões com vasos de pequeno calibre.

Para ficar ereto, o pênis precisa encher-se de sangue, porém, para o diabético, esse enchimento é comprometido, podendo causar problemas na hora do ato sexual.

Como evitar a impotência?

O controle dos níveis glicêmicos não é a única área a ser abordada. Deve-se evitar hábitos sedentários, controlar a hipertensão, cessar o tabagismo e o consumo alcoólico.

A adoção de um estilo de vida saudável é a única maneira de prevenir e, até mesmo, controlar as doenças mais comuns com o avanço da idade. E, com uma população vivendo cada vez mais, envelhecer com qualidade de vida é, indubitavelmente, um diferencial.

Gostou de saber se diabetes causa impotência? Aproveite para curtir a página do Hilab no Instagram.

Referências Bibliográficas

Bayer. Disfunção erétil (impotência sexual). Disponível em: <https://www.bayerparahomens.com.br/saude-masculina/disfuncao-eretil/o-que-e/>. Acesso em: 23 de julho de 2019.

Drauzio. Em Hospital do Homem de SP mais de ⅓ dos homens com disfunção erétil têm diabetes. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/diabetes/em-hospital-do-homem-de-sp-mais-de-⅓-dos-homens-com-disfuncao-eretil-tem-diabetes/>. Acesso em: 23 de julho de 2019.

Medscape. Type 2 Diabetes Mellitus. Disponível em: <https://emedicine.medscape.com/article/117853-overview#a6>. Acesso em: 23 de julho de 2019.

Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/publico/colunas/colunistas-da-sbd/diabetes-em-foco/1469-lancamento-de-site-xviii-congresso-brasileiro-de-diabetes>. Acesso em: 23 de julho de 2019.

Assine também nossa newsletter

Receba dicas sobre saúde e novidades do mercado laboratorial antes de todos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Laboratório de Análises Clínicas Hilab

Laboratório de Análises Clínicas Hilab

Somos o laboratório pioneiro em testes laboratoriais remotos no Brasil. Criamos tecnologia diagnóstica de ponta com a missão de democratizar a saúde. Nosso time é composto por especialistas na área de saúde, tecnologia e epidemiologia, comprometidos em disponibilizar informações sobre saúde e tecnologia diagnóstica de maneira responsável e segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *