Dia do biomédico: 6 motivos para notar a sua atuação profissional

Hilab | 20 nov 2020

Dia 20 de novembro é dia nacional do Biomédico! O profissional de saúde é conhecido por atuar principalmente em hospitais, institutos de pesquisas, laboratórios e também na indústria de medicamentos. 

No entanto, a atuação profissional do Biomédico não se limita à pesquisa de medicamentos e vacinas: são mais de 30 áreas possíveis de atuação. Embora muitas pessoas não saibam, esse profissional também pode trabalhar com estética, genética, toxicologia e até mesmo com acupuntura.

Saiba mais sobre o papel fundamental do biomédico na sociedade e conheça 6 motivos para comemorar o dia do biomédico:

1. Sua atuação é essencial em situações emergenciais de saúde

O Biomédico atua diretamente em situações críticas de saúde pública, por investigar novas doenças, atuar no desenvolvimento de vacinas e contribuir para o diagnóstico clínico por meio da análise de exames laboratoriais. Nesta pandemia, este é um dos profissionais da saúde que tem atuado na linha de frente de combate à COVID-19

2. Seu trabalho no desenvolvimento de tratamentos para doenças

Muitos medicamentos, vacinas e outros tipos de tratamentos que chegam ao paciente através do médico e dos farmacêuticos foram desenvolvidos pelo biomédico, com seus estudos e pesquisas que podem evitar e tratar doenças.

3. Eles podem nos deixar mais bonitos 

Os biomédicos podem atuar na área de estética tanto por meio de pesquisas, quanto realizando  procedimentos. Na indústria, podem contribuir na área de cosmética e perfumaria, desenvolvendo produtos de beleza seguros e eficientes.

4. Contribuem na nossa alimentação 

Os biomédicos também podem atuar em diversas áreas da indústria alimentícia. Por meio de análises microbiológicas, o profissional de biomedicina pode exercer o controle de qualidade de cozinhas industriais e restaurantes, além de coletar materiais e identificar micro-organismos que prejudicam a conservação dos alimentos.

5. Ajudam também quem mais amamos 

Além de serem aliadas dos cuidados clínicos de humanos, as pesquisas e investigações biomédicas também são essenciais para a saúde dos animais e até mesmo das plantas. Por isso, a qualidade de vida de nossos pets também dependem desses profissionais. 

6. Atuam diretamente na análise de exames laboratoriais

Esse é o local de trabalho mais comum do biomédico: o laboratório. Ali, após a coleta de amostras biológicas, as suas análises e considerações ajudam no rastreamento e no diagnóstico de diversas doenças. 

Eles são fundamentais para os exames Hilab, pois atuam na análise dos exames, garantem a qualidade laboratorial e emitem os laudos que chegam até você. Além disso, também participam do desenvolvimento de novos produtos e soluções. 

Neste dia, agradecemos pela dedicação e compromisso dos Biomédicos na promoção da saúde e entre outras atuações que impactam diretamente na qualidade de vida e no bem-estar das pessoas. 

Referências Bibliográficas

CRBM. Revista do Biomédico. Biomedicina e sua importância no contexto da saúde pública do País. Disponível em: <https://crbm1.gov.br/bio69/dr_abrahao.asp>. Acesso em: 20 de novembro de 2020. 

Génie-inc. Un(e) ingénieur(e) biomédical(e), ça fait quoi? Disponível em: <https://www.genie-inc.com/une-ingenieure-biomedicale-ca-fait-quoi/>. Acesso em: 20 de novembro de 2020. 

Ministério da Saúde. Blog da Saúde. Biomédico: um profissional em favor da saúde  Disponível em:<públicahttp://www.blog.saude.gov.br/index.php/33268-biomedico-um-profissional-em-favor-da-saude-publica> Acesso em: 20 de novembro de 2020.

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *