Hilab é parceira do Pequeno Cotolengo para testagem contra a COVID-19

Hilab | 15 jul 2021

Com a pandemia em curso, a Hilab tem buscado realizar estratégias para fortalecer as medidas de segurança e ajudar a combater a transmissão do vírus da COVID-19. 

E para fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso a recursos que facilitam o rápido rastreamento do vírus, recentemente tivemos a oportunidade de abraçar mais uma causa e fechamos uma parceria para promover a estratégia de testagem em massa com o Pequeno Cotolengo Paranaense.

A instituição curitibana presta serviços voluntários aos moradores da comunidade. Este apoio é oferecido para grupos vulneráveis como: pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais), em situação de risco, que sofreram abandono familiar, maus tratos e também que moram em asilos hospitalares espalhados pelo Estado do Paraná. 

A instituição conta com apoio de empresas de toda a sociedade para se manter e oferece acesso a acolhimento, saúde e educação de forma gratuita a 230 pessoas. 

Como funciona a parceria? 

A parceria tem como objetivo realizar o rastreamento epidemiológico em todos os funcionários e assistidos do Pequeno Cotolengo, com o serviço de exame laboratorial remoto de antígeno da Hilab. 

Esse acompanhamento está previsto até setembro e conta com 30 profissionais treinados pela Hilab para realizar a coleta e manuseio do equipamento. A ação de testagem em massa é importante para ter o controle dos casos positivos de pessoas sintomáticas e assintomáticas – possibilitando promover soluções mais eficientes de isolamento e prevenção. 

O que torna essa estratégia mais efetiva é o fato de o exame de antígeno da Hilab oferecer a capacidade necessária para identificar a presença do SARS-CoV-2 no período de alta transmissibilidade, entre o 5º ao 12º dia após a exposição ou do 1º ao 7º dia após o início dos sintomas.

O laudo é duplamente verificado por profissionais de saúde do nosso laboratório de análises clínicas com a ajuda da inteligência artificial. Além disso, o resultado fica pronto em até 30 minutos após a coleta. Esse diferencial tem possibilitado agilidade na detecção e isolamento de casos positivos na instituição.

“Estamos muito felizes em realizar essa parceria com este importante projeto que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade. Temos como missão democratizar o acesso à saúde para todos os brasileiros e estamos contentes em poder ajudar a todos do Pequeno Cotolengo do Paraná”. Afirma nosso CMO, José Restrepo.

A ação foi desenvolvida mutuamente pelo Dr. Bernardo de Almeida, infectologista e chefe de Medicina da Hilab, com o diretor técnico do Pequeno Cotolengo do Paraná, Dr. Tiago Kuchnir, além da médica infectologista Dra. Francine Teixeira. Todos são profissionais com experiência robusta na área da saúde, especialmente em doenças infecciosas e que defendem a adoção de estratégias efetivas contra COVID-19 em prol da saúde coletiva. 

Funcionários vacinados contra COVID-19 também permanecerão na estratégia de testagem

É importante ressaltar que todos os funcionários e assistidos do Pequeno Cotolengo Paraná receberam as duas doses da vacina contra a COVID-19. Porém, a vacina não anula a chance de transmissão da doença, e portanto, todas as medidas de prevenção, incluindo a testagem, o uso de máscaras, entre outras, devem permanecer. 

“Desde o início da pandemia, o Pequeno Cotolengo tomou todas as medidas possíveis para prevenir a entrada do vírus na Instituição. A parceria com a Hilab veio para acrescentar ainda mais segurança aos nossos protocolos. Assim conseguimos identificar todos os casos positivos, mesmo em assintomáticos, e desta maneira prevenir qualquer surto institucional. Estamos felizes e entendemos que isso será extremamente benéfico”, enfatizou o diretor técnico do Pequeno Cotolengo, Dr Tiago Kuchnir Martins.

A parceria da Hilab com o Pequeno Cotolengo é mais uma prova de que os Testes Laboratoriais Remotos são artifícios extremamente úteis para levar a saúde e segurança a cada vez mais pessoas em diferentes situações, como é o caso do Pequeno Cotolengo, que presta suporte e apoio a pessoas com realidades distintas. 

Quer realizar a testagem para COVID-19 na sua instituição ou empresa? Conheça nossas soluções!

Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *