Hilab | 15 dez 2020
Nos últimos anos, o mercado de saúde experimentou um grande crescimento. De acordo com pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até o final do ano de 2019 havia 59,7 milhões de pessoas com convênios no Brasil, o que aumenta bastante a demanda de exames. Por isso, saber como aumentar a produtividade e atrair mais clientes para seu laboratório clínico é fundamental para se destacar da concorrência e conseguir absorver os exames solicitados em todo país.
Entre as estratégias estão a criação de um plano de marketing, a melhora no atendimento e a parceria com laboratórios de apoio. São ações simples que certamente farão com que você aumente sua autoridade no mercado, conquiste a confiança da clientela e se estabeleça como uma marca que oferece rapidez e precisão aos pacientes.
Que tal dar o primeiro passo em busca desse objetivo? Para ajudar você a saber como atrair mais clientes para o seu laboratório clínico, preparamos esse post completo com ações indispensáveis para sua empresa. Acompanhe!
Durante muito tempo, profissionais de saúde acreditaram que o marketing era o inimigo do setor. Foi um grande engano. Embora a saúde exija mais cuidados na hora de divulgar – se compararmos com uma loja de varejo, por exemplo -, o marketing é essencial para informar com qualidade, oferecer conteúdo relevante e atrair mais clientes para o seu laboratório clínico. Desta forma, desenvolver um plano de marketing pode transformar a sua empresa.
Com um planejamento, você consegue estabelecer quais recursos e esforços serão utilizados para alcançar os objetivos traçados. No documento, você também descreve a situação atual do laboratório, como está o mercado de saúde, quem são seus potenciais clientes e como você quer atraí-los.
Este planejamento ajuda você a ter uma visão macro do negócio, faz com que você reduza custos e garante que você vai “conversar” diretamente com seu público. Além do mais, um plano de marketing para laboratório permite que você estude a linguagem e o tom de voz da marca, evitando campanhas que firam a credibilidade da empresa.
Para começar, é necessário que você compreenda como é o comportamento de um cliente que busca um laboratório pela internet. Você precisa oferecer a ele conteúdo de qualidade, sem apelação e com toda a responsabilidade que o setor de saúde exige. Por isso, na hora de criar suas ações de marketing digital para laboratório, fique atento à legislação e às singularidades na comunicação do setor.
Crie conteúdos informativos e relevantes, que mostrem aos clientes que você sabe o que faz e que é especialista no assunto. Deste modo, pense como sua persona e no tipo de conteúdo que ela precisa consumir para decidir escolher o seu laboratório: que informações você quer transmitir? Lembre-se que tudo deve ser coerente com os serviços que oferece.
Feito isso, você deverá investir em um site otimizado para SEO e em um blog com posts que tratem de assuntos importantes aos pacientes. Ainda há a possibilidade de você investir em e-mail marketing, redes sociais e outras estratégias importantes para atrair clientes para o seu laboratório clínico.
Uma das formas de um laboratório atrair mais clientes e conquistar a confiança do setor é se mostrar antenado às mais novas tecnologias para a área da saúde. Isso, alinhado a uma boa conduta e a processos ágeis, pode ser determinante para o sucesso da empresa. Pensando nisso, uma dica é desenvolver aplicativos voltados para os pacientes. A tecnologia pode permitir o agendamento de exames a distância, as consultas remotas e o envio de laudos sem que seja necessário deslocamento – o que é fundamental em tempos de Covid-19.
O aplicativo também pode ser responsável por avisar horários de coleta de material, evitando atrasos e ausências e, de quebra, fazendo com que você não tenha prejuízo por não atender ninguém no horário marcado.
Há ainda a possibilidade de os sistemas serem integrados aos sistemas do médico. Com o envio automático do laudo para o profissional, ele pode desenvolver o tratamento correto e garantir que o paciente vai seguir todas as recomendações com alarmes e notificações do próprio aplicativo. É uma forma de você estar ainda mais presente na vida dos seus pacientes e conquistar sua confiança.
Embora um laboratório clínico seja um ambiente de exames, coletas e análises, há muitos processos burocráticos por trás que são responsáveis para que tudo funcione de forma harmoniosa. São documentos, pessoas, erros a serem corrigidos e muitas decisões para serem tomadas. Nessa hora, um software de gestão para laboratório pode ajudar no dia a dia da sua empresa.
Eles contribuem para que você identifique quantos profissionais são necessários no laboratório, quantas pessoas são capazes de absorver atendimento e se há equipamentos precisando de revisão ou conserto, por exemplo. Você também pode avaliar a produtividade de equipamentos e pessoas e tomar decisões assertivas com base em evidências.
Por isso, se você quer estar por dentro de todas as atividades do seu laboratório, conseguir diagnosticar erros e gargalos e garantir o máximo de produtividade, um software de gestão é fundamental. Pense nisso.
Se uma loja de roupas ou um escritório de advocacia precisam estar sempre impecáveis e limpos para atrair clientes, uma empresa de saúde deve se preocupar ainda mais. Por isso, se você quer garantir uma boa reputação e atrair novos pacientes, cuide da aparência do seu laboratório.
Deixe os ambientes organizados e garanta que sempre haja uma equipe de limpeza à disposição para o caso de imprevistos. A sala de espera deve estar impecável. Para isso, prefira pisos claros e superfícies fáceis de serem limpas. Contar com uma iluminação de qualidade também vai ajudar na aparência do seu laboratório.
Cuide, ainda, das salas de exames e garanta a limpeza a cada troca de paciente. Assim você tem a certeza de que não haverá problemas e contribuirá para evitar a disseminação de uma infecção pelo coronavírus entre uma pessoa e outra. Banheiros também devem ser limpos constantemente e devem estar bonitos e organizados.
Com a internet, o comportamento dos consumidores mudou muito e, junto com ele, a forma como eles se relacionam com as empresas. Por isso, se você quer saber como atrair mais clientes para o seu laboratório clínico, é preciso se adaptar às novas ferramentas de atendimento e contato com os clientes. Eles automatizam as primeiras frases do atendimento, otimizam seu laboratório e aumentam a satisfação dos pacientes do seu laboratório.
Uma dica é utilizar o chatbot, ferramenta que responde automaticamente às perguntas feitas por seus consumidores. É uma forma de filtrar o primeiro contato, economizar recursos humanos e transferir o seu paciente para o melhor atendimento.
O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é outro recurso indispensável, principalmente para aqueles pacientes que fazem questão do atendimento humanizado logo no primeiro contato. Desta forma, ter à disposição um número de telefone é fundamental, além de oferecer atendimento por WhatsApp. É barato e ajuda você a atrair mais clientes para seu laboratório.
Por fim, você pode adotar o omnichannel, ferramenta que integra vendas e marketing com todos os meios de contato com o laboratório. Não entendeu? Veja um exemplo: o paciente entra no site e utiliza o chatbot para saber como agendar um exame. Imediatamente ele pode ser transferido para seu atendimento humano, com todas as informações coletadas na primeira etapa, e ter sua coleta agendada. É como se todas as opções de atendimento fossem centralizadas em uma só.
O Hilab é um serviço que une Inteligência Artificial, IoT (Internet of Things) e profissionais de saúde capacitados para oferecer exames com laudos emitidos em apenas 15 minutos. No seu laboratório, seu funcionário realiza a coleta de sangue do paciente e oferece todas as orientações necessárias. As orientações acerca do significado dos resultados bem como informações relacionadas às indicações dos testes são abordadas durante o treinamento realizado pela equipe do laboratório Hilab.
A qualidade dos exames é garantida pelos controles de qualidade interno e externo, conforme prevê a resolução 302/2005 da Anvisa. O Hilab é certificado pela ISO 9001-2015, que assegura a qualidade dos processos internos, a estabilidade e a segurança nos resultados.
Além disso, os profissionais de saúde do laboratório Hilab realizam todo o processo de qualidade laboratorial seguindo a RDC 302 da ANVISA, que dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos. Atualmente, o Hilab disponibiliza mais de 17 exames como Beta hCG, Hemoglobina Glicada, Glicemia, Dengue, Zika, HIV, Sífilis, Hepatites, PSA e Influenza. A empresa também foi essencial durante a pandemia do novo coronavírus.
Que tal começar a dar os primeiros passos e saber como atrair mais clientes para seu laboratório clínico? Clique aqui e veja como contratar o Hilab para aumentar a sua produtividade e conquistar novos pacientes!
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
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