Home > Como usar Testes Laboratoriais Remotos para otimizar a rotina laboratorial

Como usar Testes Laboratoriais Remotos para otimizar a rotina laboratorial

Saiba como os Testes Laboratoriais Remotos podem contribuir para otimizar a rotina laboratorial e ampliar os serviços oferecidos no seu estabelecimento.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Testes Laboratoriais Remotos (TLR), segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são exames e testes realizados em equipamentos fora do espaço físico de um laboratório de análises clínicas.

Também chamados de PoCT, ou Point of Care Testing, eles podem contribuir muito para otimizar a rotina laboratorial, ampliar os serviços de um laboratório e atender a uma demanda maior do que a experimentada comumente pela empresa.

Os TLRs podem estar próximos a locais como laboratórios, clínicas e farmácias, mas também em regiões distantes da área técnica de coleta. O importante é que a logística não comprometa a qualidade do atendimento e nem a precisão na emissão dos laudos.

É importante que, nesses locais, haja profissionais de saúde capacitados para garantir toda a segurança ao paciente e ao seu diagnóstico correto.

Você quer saber como usar os Testes Laboratoriais Remotos para otimizar a sua rotina laboratorial e ampliar seus serviços? Continue a leitura e saiba mais!

O que é um Teste Laboratorial Remoto?

Conforme dito acima, os TLRs são ferramentas que tornam possível a realização de exames em qualquer local, e não necessariamente dentro das dependências de um laboratório de análises clínicas convencional. Com isso, ele ajuda na ampliação do acesso à saúde, principalmente em regiões que não contam com laboratórios, como áreas periféricas de algumas cidades e aldeias indígenas

Além do compromisso com a saúde da população, o Teste Laboratorial Remoto pode auxiliar na rotina dos estabelecimentos de saúde, como consultórios, hospitais, farmácias, clínicas e empresas de saúde ocupacional.

Algumas companhias de outros setores também podem se beneficiar com o TLR, uma vez que oferecem aos seus colaboradores uma alternativa a mais no cuidado com a sua saúde. 

Como funciona um Teste Laboratorial Remoto? 

Um exame feito de forma remota funciona por meio de três passos básicos. Veja abaixo.

Coleta

Por meio de uma punção digital para coleta de sangue ou pela amostra de secreção da nasofaringe (este último no caso de exames para detecção do antígeno do SARS-CoV-2 ou do vírus Influenza), é feita a retirada do material que será analisado.

Análise

A amostra é inserida no equipamento de TLR e analisada. É importante que o equipamento seja atualizado e tenha boa conectividade.

Resultado 

Com base na análise feita pelo equipamento de TLR, os resultados são emitidos rapidamente ao paciente. Tudo com a agilidade e a precisão necessárias para se manter a qualidade de um serviço laboratorial.

É importante destacar que, nos TLRs, toda a leitura de resultado é feita pelo próprio equipamento, sem a necessidade de que haja um profissional ou técnico de laboratório.

Ainda assim, o laboratório de análises clínicas Hilab,  que tem como compromisso aumentar o acesso e a qualidade de exames laboratoriais, oferece análises de dupla verificação. Isso porque o resultado é gerado por uma Inteligência Artificial e ainda passa por profissionais de saúde que avaliam o resultado, assinam o laudo e o enviam ao paciente via e-mail ou mensagem de celular.

Como o TLR usa a telemedicina?

A telemedicina diagnóstica tem sido cada vez mais importante. Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, os exames remotos têm se mostrado ainda mais necessários por conta da necessidade de distanciamento social. Além disso, eles ainda aceleram o diagnóstico médico e custam menos do que os exames feitos em laboratórios convencionais – mas sem o comprometimento da precisão do resultado.

Com a ampliação do acesso a exames em regiões remotas com mais agilidade, os TLRs têm chamado a atenção de proprietários e gestores de laboratórios e outros estabelecimentos de saúde, como clínicas e farmácias.

É a revolução da medicina diagnóstica por meio da tecnologia, contribuindo para que as pessoas tenham acesso a análises clínicas de qualidade e em pouco tempo.

Quais as vantagens dos TLRs para laboratórios?

Além de ampliarem o acesso em regiões remotas, a agilidade e a praticidade dos TLRs têm atraído a atenção de inúmeros estabelecimentos de saúde como farmácias, clínicas, laboratórios e empresas de saúde ocupacional. Veja quais são os benefícios que esses testes trazem para o seu laboratório.

Resultados mais rápidos

Gestores e administradores de laboratórios buscam nesses testes a solução para otimizar a gestão de exames de urgência, ampliar o portfólio de exames oferecidos além de oferecer resultados mais rápidos para os clientes. Isso faz com que você amplie o seu laboratório de análises clínicas, mas sem necessariamente mexer na estrutura ou precisar contratar mais mão de obra profissional.

Menos deslocamento

Outra vantagem dos TLRs é que eles não exigem o armazenamento de papéis e o envio de documentos para espaços físicos. Como a coleta é feita no próprio laboratório, pacientes e profissionais recebem os laudos assinados por e-mail ou SMS. 

Aumento da produtividade

Para aumentar sua produtividade sem comprometer seus processos internos, então, a dica é adotar os Testes Laboratoriais Remotos. Fazendo isso, você terá um novo lugar para auxiliar em uma demanda que atenda com excelência os seus pacientes, mantendo sua base de clientes e aumentando a variedade de análises laboratoriais. 

Redução de custos

Você pode resolver esse problema por meio de armazenamento digital dos TLRs. Uma dica é garantir que os documentos e laudos sejam enviados para a nuvem e que o envio de laudos seja feito online. Além de economizar em materiais, você ainda garante a redução de casos de extravios e perdas e, claro, o meio-ambiente agradece. 

Diminuição no número de reconsultas

Outra vantagem importante dos equipamentos de TLR é que ele reduz o volume de reconsultas no seu laboratório ou clínica. Isso porque os resultados rápidos fazem com que não seja necessário o paciente voltar para o envio do laudo: tudo é feito no mesmo dia e você pode disponibilizar os horários de retorno para novos pacientes.

Maior dinamismo à rotina

Profissionais de saúde podem aproveitar melhor seu tempo com os TLRs. Isso porque a coleta pode ser feita de forma rápida, assim como a avaliação do laudo. Isso faz com que o dia tenha mais aproveitamento e o profissional consiga aumentar seu índice de produtividade sem precisar apelar para uma rotina de trabalho exaustiva. 

Mais conforto ao paciente examinado

Os exames laboratoriais remotos permitem que sejam coletadas poucas gotas de sangue do paciente, o que é de grande valor para aqueles que não gostam de agulhas e evitam realizar exames a todo custo. 

Com uma coleta praticamente sem dor, não há o desconforto da seringa e o paciente se sente mais confortável para cuidar da sua saúde.

Como escolher o melhor equipamento de Testes Laboratoriais Remotos?

Como vimos, os TLRs fazem a diferença nos laboratórios de análises clínicas e na otimização da rotina laboratorial. Mesmo assim, é preciso que você escolha uma marca confiável e que atenda às suas necessidades. Para isso, fique atento às seguintes questões. 

  • Quantos exames seu laboratório pode fazer com o equipamento? 
  • A empresa é certificada pela ISO 9001-2015? 
  • Existe algum controle de qualidade?
  • A marca segue as normas da Anvisa e as determinações sobre Regulamento Técnico para laboratórios?
  • Como é feita a análise de precisão dos exames?
  • Quem interpreta os resultados das amostras coletadas?
  • Há treinamento e suporte para o uso do equipamento de TLR?
  • Você prefere adquirir somente ou equipamento, ou quer contar com um serviço completo de apoio e capacitação?
  • Os resultados são rápidos e precisos?
  • A qualidade é comprovada?
  • A manipulação é simples?
  • Preciso contratar mais técnicos?

Com essas respostas, você já tem um norte de qual empresa de saúde contratar para adquirir seu equipamento de TLR. 

No Brasil, a regulamentação técnica para funcionamento de laboratórios clínicos é determinada pela RDC 302/2005. Ela preconiza que os Testes Laboratoriais Remotos devem estar vinculados a um laboratório clínico, cujo diretor técnico será também o responsável pela manutenção da qualidade, registros e instruções de trabalho, para que seja garantida a segurança do paciente.

Conheça o Hilab

Felizmente já existe um serviço que preenche todos os requisitos acima: o Hilab. O serviço conta com a inteligência artificial, IoT e profissionais de saúde para analisar o resultado e emitir um laudo preciso em apenas 15 minutos. 

Nas farmácias, clínicas, empresas ou laboratórios, o  profissional da saúde do próprio estabelecimento realiza a coleta de sangue no dedo do paciente e oferece todas as orientações necessárias. 

As orientações acerca do significado dos resultados bem como informações relacionadas às indicações dos testes são abordadas durante o treinamento realizado pela equipe do Hilab. 

A qualidade dos exames é garantida pelos controles de qualidade interno e externo, conforme prevê a resolução 302/2005 da Anvisa. O Hilab é certificado pela ISO 9001-2015, que assegura a qualidade dos processos internos, a estabilidade e a segurança nos resultados. Nosso desempenho é periodicamente avaliado, garantindo a qualidade do nosso serviço. 

Que tal tomar a iniciativa e saber como usar Testes Laboratoriais Remotos para otimizar a rotina laboratorial? Clique aqui e veja como contratar o Hilab para aumentar a sua produtividade e melhorar o seu dia a dia na empresa!

 

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!
Contrate o Hilab

Preencha o formulário para que um de nossos consultores entre em contato com você.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.