Home > O que é saúde ocupacional?

O que é saúde ocupacional?

A saúde ocupacional é um setor da saúde que trabalha com as enfermidades dos colaboradores e que tem como objetivo prevenir doenças que podem surgir nos diversos ambientes de trabalho. Saiba como promovê-la na sua empresa.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Para promover a saúde física e psicológica dos trabalhadores de todo o país, é preciso entender o que é saúde ocupacional e qual a sua importância. Em resumo, a saúde ocupacional é um setor da saúde que trabalha com as enfermidades dos colaboradores e que tem como objetivo prevenir doenças que podem surgir nos diversos ambientes de trabalho.

A ideia é que as empresas possam pensar além da produtividade e garantir o bem-estar físico e emocional por meio de apoio, exames laboratoriais e ambiente de trabalho saudável. Vai muito além dos exames admissionais e demissionais e devem estar na política diária das empresas.

As vantagens são inúmeras: além de você manter os processos funcionando sem interferência e com a prevenção de acidentes e doenças, você ainda transforma a sua empresa em uma referência no cuidado e nos serviços prestados ao colaborador.

Se você se interessa pelo assunto, administra uma companhia ou quer entender melhor sobre o que é saúde ocupacional, quais os principais exames laboratoriais da Medicina do Trabalho e como promover a prática na sua empresa, não deixe de ler esse artigo até o final. Confira!

Conheça melhor o que é saúde ocupacional

A saúde ocupacional foi criada para prevenir riscos e acidentes de trabalho durante as jornadas profissionais e entender as condições de saúde durante as admissões e saídas de uma empresa. Por meio de exames laboratoriais, práticas de ergonomia e uma série de outras iniciativas, a saúde ocupacional tem o objetivo de garantir a qualidade de vida dos funcionários das mais diversas atividades profissionais.

Além da saúde física, a saúde ocupacional abrange o bem-estar emocional e social dos colaboradores de uma empresa, além de prezar por momentos de relaxamento, ginástica laboral e oferta de exames laboratoriais que garantem um dia a dia com salubridade.  

Qual a importância da saúde ocupacional

Contar com práticas e medidas da saúde ocupacional é essencial para garantir a manutenção da qualidade de vida do trabalhador. Isso porque é essa a área da saúde que faz com que os funcionários de uma empresa experimentem o bem-estar físico e emocional em um ambiente de trabalho.

Além de evitar doenças, a saúde ocupacional estuda e promove maneiras de garantir condições básicas para que as atividades laborais sejam desempenhadas sem que elas ofereçam riscos aos colaboradores. 

É importante lembrarmos que a saúde ocupacional é um compromisso que as empresas devem assumir com seus colaboradores, afinal, minimizar os riscos no ambiente de trabalho é obrigação do empregador.

Mas a área vai além: não são só cuidados preventivos. A saúde ocupacional abrange a realização de exames laboratoriais periódicos regulares, como o admissional e o demissional. Isso porque é essencial entender se o colaborador tem patologias pré-existentes e se certificar de que nenhuma enfermidade foi adquirida durante o período de trabalho.

Resumidamente, portanto, podemos separar a importância da saúde ocupacional em alguns tópicos. Veja abaixo.

  • Garantia da saúde do trabalhador.
  • Promoção de um espaço saudável de trabalho.
  • Oferta de recursos para saúde psicológica e emocional.
  • Exame admissional para entender a saúde do trabalhador.
  • Espaços e móveis focados em ergonomia e conforto.
  • Exames laboratoriais periódicos.

Por isso, se você tem uma empresa, precisa conhecer as formas de garantir a saúde ocupacional dos seus funcionários. Além de essa ser a forma mais adequada e humanizada para lidar com seus recursos humanos, você ainda garante a produtividade e evita riscos e acidentes.

Importante lembrar que essa preocupação em desenvolver ações de cuidados com a saúde do trabalhador independem do porte da empresa: é uma obrigação do micro ao grande empresário. O que pode variar são as práticas, que dependem da classificação da empresa, do tipo de atividade exercida, do grau de risco das operações e do número de colaboradores. 

Há riscos para a empresa que não se preocupa com a saúde ocupacional?

Sim, todas as ações de promoção à saúde ocupacional são obrigatórias. A avaliação das obrigações depende dos itens listados acima: setor, atividades, número de funcionários, entre outros detalhes.

Em geral, é preciso contar com uma equipe de profissionais de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT. São eles que vão determinar o que é necessário para garantir a saúde ocupacional, a realização de exames admissionais, os exames necessários na mudança de função e as análises laboratoriais periódicas.

É importante salientar que todos os cuidados de saúde ocupacional também são benéficos às empresas. Afinal, há a implantação de um ambiente de trabalho adequado e seguro para a realização de todas as tarefas, além de diminuição no número de acidentes e doenças ocupacionais, que ausentam e comprometem a produtividade das empresas. Outro fator relevante é que a preocupação com a saúde ocupacional evita problemas judiciais e ações indenizatórias por parte dos órgãos fiscalizadores, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e os sindicatos das categorias relacionadas às atividades da empresa.

Portanto, garantir a saúde ocupacional é estar dentro da lei e promover um ambiente harmonioso, que oferece satisfação pessoal e maior produtividade. Você vai saber mais sobre a legislação a respeito da saúde ocupacional a seguir.

O que são exames de saúde ocupacional

Para prevenir doenças e promover maior qualidade de vida no ambiente de trabalho, várias ações devem acontecer. Uma delas é a realização de exames de saúde ocupacional, que deve ser feito para avaliar as condições físicas e psicológicas dos colaboradores de uma empresa ao longo do tempo. 

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), é obrigatório que a empresa que contrata colaboradores pelo regime CLT forneçam exames em algumas situações, como na admissão e demissão e em casos de mudança de função do trabalhador. É com essa avaliação que se observam as condições de saúde do colaborador, além de poder constatar se houve danos à saúde em comparação aos exames anteriores.

Como são obrigatórios, devem ser pagos pela empresa, assim como os exames periódicos e os exames complementares. Esses acontecem, principalmente, em situações em que funcionários desempenham funções de risco ou, ainda, quando o dia a dia pode agravar doenças ocupacionais. Tais exames devem ser realizados pelo menos anualmente. 

Por serem obrigatórios, os exames de saúde ocupacional realizados corretamente e na periodicidade certa mostram à sociedade o compromisso com as leis e com a saúde do trabalhador. Mas os benefícios não param por aí.

Assegurar que os funcionários tenham um acompanhamento de exames laboratoriais de saúde ocupacional adequado faz com que você evite doenças ocupacionais no ambiente de trabalho. Na prática, isso implica em evitar gastos com tratamentos médicos e até indenizações que podem ser determinadas quando é provado que o trabalho ocasionou algum problema à saúde do trabalhador.

Além da redução de danos, os exames periódicos promovem maior produtividade, uma vez que funcionários saudáveis faltam menos e conseguem desempenhar melhor suas atividades.

O problema de todas essas exigências é que manter um corpo de profissionais que elaboram laudos e coletam materiais pode sair caro, por isso, o ideal é contar com um laboratório de apoio.

O que são os exames periódicos?

Exames periódicos são aqueles que verificam se aconteceu alguma mudança nas condições de saúde de um colaborador após um tempo desempenhando uma função. Além de analisar se o colaborador está saudável, ele pode prevenir doenças e intercorrências, evitando que sintomas mais graves surjam e contribuindo para que ele seja enviado a um especialista, caso seja necessário. A periodicidade desses exames depende do risco ocupacional de cada trabalhador. Entretanto, é importante saber que a lei determina que o prazo máximo para realização da análise é de dois anos.

O que são os exames semestrais?

Os exames semestrais devem ser realizados em trabalhadores que estão expostos a riscos mais graves. Devem ser feitos por meio de monitoramento biológico. O laboratório deve ser especializado nesse tipo de análise clínica.

O que são os exames anuais?

Exames anuais devem ser feitos em colaboradores que têm abaixo de 18 ou acima de 45 anos. Também incluem-se no grupo aqueles que estão sujeitos a fatores de risco que podem agravar doenças ocupacionais. Um exemplo disso são profissionais que têm doenças crônicas e que precisam de acompanhamento médico constante. 

O que são os exames bienais?

Esses são exames realizados em colaboradores que não desempenham funções de risco e que têm idade entre 18 e 45 anos. O objetivo é promover maior qualidade de vida e analisar a situação de saúde de cada trabalhador.

Importante lembrar que entender e conhecer as condições de saúde dos funcionários é um dever da empresa, por isso, invista em saúde ocupacional. 

O que são os exames laboratoriais?

Os exames laboratoriais são os que mais auxiliam nos diagnósticos e no controle de saúde dos colaboradores de uma empresa. Em geral, compreendem a coleta de sangue. Uma dica é contar com laboratórios de apoio, que realizam os exames em tempo recorde e com toda a credibilidade. Confira os principais abaixo.

Laboratórios de apoio que utilizam de Inteligência Artificial e que oferecem serviços completos costumam ter à disposição dos laboratórios principais os seguintes exames: 

  • PSA
  • TSH (Hipotireoidismo)
  • Glicemia
  • Perfil lipídico
  • Hemoglobina glicada
  • Anti-HBs 
  • Dengue IgM e IgG
  • Dengue NS1 
  • HBsAg
  • Hepatite C
  • HIV
  • Influenza A e B
  • Sífilis
  • Zika 
  • Coronavírus IgM/IgG
  • Coronavírus Antígeno 

Garanta a saúde ocupacional da sua empresa com a Hilab

A Hilab atua há 16 anos com o propósito de tornar a saúde mais acessível à população por meio da telemedicina diagnóstica. A empresa é comprometida com a saúde dos brasileiros e uniu Inteligência Artificial e Internet das Coisas a uma equipe de profissionais de saúde com alta capacidade técnica. 

Contratando o Hilab, você tem maior controle interno dos exames que oferece, com a garantia de contar com os mais altos padrões de qualidade do mercado. Além disso, a Hilab oferece suporte 24 horas todos os dias da semana, promovendo um atendimento humanizado no oferecimento de mais de 19 tipos de exames de sangue. 

Se você quer saber como garantir saúde ocupacional na sua empresa, clique aqui e contrate já o seu Hilab para oferecer o que existe de mais moderno e preciso em exames!

 

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!
Contrate o Hilab

Preencha o formulário para que um de nossos consultores entre em contato com você.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.