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Marketing Digital para clínicas: confira as principais dicas

Investir em Marketing Digital é essencial para que você capte contatos, fidelize clientes e fortaleça sua marca no setor em que você atua. Saiba como fazer.
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Por muito tempo os profissionais e os órgãos do setor de saúde acreditaram que investir em divulgação e publicidade para a área era desnecessário. Hoje, felizmente, o mundo mudou e é possível traçar estratégias éticas para atrair mais clientes e a atenção do mercado. Com tantas mudanças, portanto, o Marketing Digital para clínicas médicas se tornou uma tendência, atendendo ao novo comportamento do consumidor e chegando ao público-alvo com menos custos, maior eficiência e oferecendo conteúdo relevante para que os espaços de saúde conquistem a credibilidade e a confiança das pessoas.

Para que suas ações sejam, de fato, efetivas e que tragam os resultados que você deseja, é preciso que você siga algumas dicas, realize alguns estudos e defina os canais, a linguagem e como sua clínica médica vai se posicionar perante a sociedade. Tudo isso faz parte do plano de marketing digital para clínicas médicas, que pode ser capaz de aumentar sua receita, diminuir seus gastos com processos e comunicação e fazer com que sua empresa também esteja na clássica e eficiente estratégia do “boca-a-boca”.

Isso porque investir em Marketing Digital é essencial para que você capte contatos, fidelize clientes e fortaleça sua marca no setor em que você atua. Além disso, você consegue manter uma proximidade maior com seu público e melhorar a relação entre médico e paciente.

Se você é proprietário ou trabalha em uma clínica médica e quer saber como começar a planejar uma estratégia de Marketing Digital, esse artigo vai ajudar. Continue a leitura e confira as principais dicas para conquistar clientes e mais autoridade no mercado. Confira! 

Para que serve o Marketing Digital para clínicas médicas?

O Marketing Digital é uma tendência cada vez mais essencial na comunicação de empresas de todos os setores. Na saúde, isso não é diferente, uma vez que as pessoas buscam na web o que precisam para se informar e tomar uma decisão enquanto consumidoras. Por isso, aliar suas boas práticas de atendimento à consolidação de uma estratégia assertiva de comunicação pode transformar a trajetória da sua clínica.

Ainda não entendeu melhor para que ser o Marketing Digital para seu espaço de saúde? Confira a lista abaixo e veja os benefícios de que você vai usufruir.

  • Consolidação da sua marca.
  • Credibilidade perante pacientes e sociedade.
  • Autoridade e domínio da área em que atua.
  • Proximidade entre médico e paciente.
  • Excelência no atendimento ao paciente.
  • Entrega de conteúdo relevante a quem busca por suas soluções.
  • Possibilidade de estar nas primeiras colocações dos resultados de pesquisas do Google.
  • Captação de leads e de pessoas interessadas nos serviços que você oferece.
  • Orientação do consumidor na jornada do paciente que o leve até sua clínica.
  • Aumento da visibilidade.
  • Conhecimento abrangente do seu público-alvo e do que ele busca com seus serviços.

Essas são só algumas das vantagens que você pode aproveitar ao investir em Marketing Digital para saúde. Saiba como fazer isso com as dicas que o Hilab preparou nesse post completo.

Que dicas posso seguir para começar a investir em Marketing Digital?

Com pouco investimento e muita vontade, é possível você traçar estratégias de Marketing Digital para sua clínica. Veja abaixo o que é possível para a sua realidade e transforme sua trajetória profissional.

Conheça sua persona

Persona é um conceito que cria um cliente fictício ideal do seu negócio. Você pode ter mais do que uma para que suas estratégias sejam mais assertivas, ou seja, essa elaboração é o início do seu plano de ação. 

Sua persona deve ter nome, idade, classe social, objetivos e gostos – estes devem ir além da saúde e abranger, inclusive, preferências de lazer, por exemplo. Essas são características que vão pautar seus conteúdos, suas ofertas e a forma como você os entrega.

Em resumo, com suas personas bem definidas você pode decidir os canais de Marketing, a linguagem e o tom de voz que sua marca vai utilizar. Você também vai entender melhor as ofertas que seu paciente busca e qual seu comportamento para que ele decida por seus serviços para solução dos problemas que ele têm e com que você pode auxiliá-lo.

Aja de acordo com o Código de Ética Médica

Antes de dar início a qualquer ação de Marketing Digital para clínicas médicas, é importante estar por dentro do Código de Ética Médica e da Resolução CFM (Conselho Federal de Medicina) Nº 1.974/2011, que regulamenta as ações de comunicação e propaganda dentro da área da saúde. 

Isso é necessário para que a divulgação da sua clínica respeite os parâmetros e critérios das normas médicas e dos profissionais da saúde. O Manual de Publicidade Médica foi elaborado pelo CFM e também pode direcionar você para que defina as estratégias de Marketing sem desrespeitar nenhuma prática.

Com esse conhecimento, você consegue divulgar seus serviços dentro do que rege o Conselho e a Legislação, evitando problemas com a reputação da sua carreira profissional. Hoje em dia, inclusive, há diversas agências e profissionais de Marketing que são especializados em publicidade na área da saúde. Vale a pena contar com esses serviços.

Tenha um site profissional e otimizado

Para ter uma presença assertiva na web, é de extrema importância que você conte com um site profissional e otimizado para que ele seja encontrado facilmente nos sites de busca. Assim como você, seus pacientes também recorrem ao Google para buscar por soluções para suas dores e problemas, portanto, se você não aparecer para ele, seu concorrente aparecerá.

Invista em um site agradável, com layout atrativo e que esteja disponível em diversos dispositivos mobile – celular e tablet, por exemplo. Além disso, é importante ter um texto conciso e explicativo a respeito dos seus serviços, além de exibir seus canais de contato de forma fácil e que convide o futuro paciente a entrar em contato com sua clínica médica.

Profissionais da área do Marketing Digital também otimizam os sites para SEO (Search Engine Optimization), ou seja, desenvolvem estrutura e textos que garantam que você estará nas primeiras posições dos resultados de pesquisas. 

Não despreze as redes sociais

Os tempos são outros e, hoje em dia, as redes sociais contam com a presença de empresas sérias e com credibilidade no mercado. Garantir essa presença online faz com que seus seguidores avaliem seus serviços e seu atendimento na clínica. Você ainda consegue conquistar novos possíveis clientes por meio de uma estratégia de branding e de Marketing de Conteúdo, oferecendo materiais relevantes para quem está em busca do que você oferece. 

Procure trabalhar de forma interativa, responder todas as solicitações e dúvidas e enfrentar com profissionalismo possíveis críticas e reclamações. Essa postura vai mostrar aos seguidores que você é comprometido com suas ações e que seu lado profissional prevalece perante à vaidade na rede. 

O ideal é contar com um social media, profissional que administra redes sociais, cria calendário editorial para publicações e fica responsável pelo atendimento ao cliente. Desta forma, você não será esquecido e construirá uma imagem de alta confiança e credibilidade. 

Desenvolva um blog para sua clínica

Dentro do seu site otimizado, uma dica valiosa é desenvolver um blog para sua clínica médica. Antes destinados a pessoas físicas e escritores, hoje os blogs são fundamentais em uma estratégia de Marketing Digital. É uma forma leve, didática e informativa de você manter o contato com seu público-alvo e oferecer conteúdo relevante, reafirmando sua posição no mercado.

No blog, você pode compartilhar artigos relevantes para o visitante, mostrando que você entende daquilo que fala e o orientando em uma jornada que o leve até seus serviços. Os conteúdos podem abordar tratamentos, diagnósticos, exames, novidades e uma série de informações que vão apoiar seu cliente, independentemente de ele ser ou não seu paciente.

Além da vantagem de você informar as pessoas a respeito do que você sabe fazer de melhor, os artigos dos blogs são altamente compartilháveis e ajudam você a aparecer cada vez mais na web. Um verdadeiro “boca-a-boca” online. 

Crie uma conta no Google Meu Negócio

O Google é um dos primeiros recursos que utilizamos quando estamos em busca de um serviço, incluindo clínicas e profissionais da medicina. Por isso, criar uma conta no Google Meu Negócio é fundamental para que você seja visto, uma vez que o buscador dá preferência às páginas que contam com mais avaliações e informações de contato e atendimento.

Criar uma conta no Google Meu Negócio, portanto, ajuda você a impulsionar o site e o blog da sua clínica. Só não se esqueça de preencher corretamente os campos solicitados para que nenhuma informação se perca. 

Aproveite para solicitar a sua clientela que avalie e comente a respeito dos seus serviços, assim você consegue atrair ainda mais clientes. 

O Marketing Digital para clínicas médicas é essencial para que você esteja à frente da concorrência e conquiste seus pacientes com informação relevante e excelência de atendimento. Quer saber mais sobre o assunto? Então clique aqui e confira nosso artigo sobre a Jornada do Paciente e como melhorar o atendimento na sua clínica.

 

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