Home > Conheça a história da Hilab, a Health Tech que está democratizando o acesso à saúde no Brasil

Conheça a história da Hilab, a Health Tech que está democratizando o acesso à saúde no Brasil

A Hilab é um laboratório de análises clínicas pioneiro em Testes Laboratoriais Remotos. Conheça a nossa história e saiba como nós unimos inovação, tecnologia e humanização para tornar a saúde acessível a cada vez mais pessoas.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Tornar a saúde acessível a cada vez mais pessoas. Esse o grande propósito da Hilab, uma Health Tech que há 17 anos está democratizando o acesso à saúde por meio de dispositivos médicos que chamam a atenção pela tecnologia, inovação e design sem deixar de lado um componente essencial: a humanização.

Iniciamos nossas atividades em 2004, quando os empreendedores e amigos de faculdade Marcus Figueredo e Sérgio Rogal tornaram-se sócios e criaram a Hi Technologies, hoje conhecida como Hilab. 

Foi durante um estágio em um laboratório de informática da faculdade que os amigos conheceram os fundamentos do mercado de saúde e a telemedicina e se apaixonaram pela área. Um ano depois, eles já haviam criado um sistema que permitia aos médicos monitorar os pacientes via telemedicina. Esse sistema passou a ser chamado de Rede OpenVida, e foi a primeira patente da Hi. 

A empresa foi crescendo e o sonho dos dois amigos ganhando forma. A equipe pequena não impediu a Hi de criar, anos mais tarde, em 2009, o primeiro oxímetro de pulso humanizado do mundo:  o Milli, considerado, a nível mundial, um dos mais avançados. O Milli é hoje distribuído pela Medtronic, a maior fabricante de equipamentos médicos do mundo. Nessa época a Hi contava com 11 colaboradores. 

Oxímetro de pulso Milli.

Em 2016, a Positivo Informática adquiriu ações da Hi, o que possibilitou o contínuo trabalho em novos projetos para humanizar e reinventar a tecnologia médica. Neste mesmo ano, a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), em conjunto com a DNV-GL, publicou um relatório chamado “Future of Spaceship Earth”. O objetivo era mostrar empresas que estavam criando tecnologias capazes de levar o planeta a cumprir os Objetivos Globais do Milênio. A Hi foi a única empresa escolhida na América do Sul. Fomos escolhidos como case para o terceiro objetivo global do desenvolvimento sustentável: Saúde e Bem-Estar.

Em 2017, com o objetivo de tornar a saúde acessível à toda população, nasceu o Hilab, um serviço de Testes Laboratoriais Remotos completo, que cabe na palma da mão e que hoje dá nome à nossa empresa. 

Dispositivo de Testes Laboratoriais Remotos Hilab.

Com o Hilab, qualquer pessoa pode fazer um exame de sangue com a amostra de apenas algumas gotas de sangue da ponta do dedo. Em até 30 minutos minutos, o paciente recebe o laudo assinado por profissionais da saúde, pronto para levar ao médico. Em 2018, essa inovação trouxe para a Hi mais um prêmio: o Inova Saúde na categoria Médico-Hospitalar. 

Mas o maior desafio de toda a nossa história ainda estava por vir: a pandemia do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, nosso time fez tudo o que estava ao alcance para levar os exames de COVID-19 ao maior número de pessoas no Brasil. Nossos exames contribuíram para que milhares de pessoas cumprissem com mais cuidado as medidas de isolamento domiciliar, evitando a transmissão da doença aos familiares e outras pessoas. 

Crescemos em 50 vezes a nossa capacidade de produzir e laudar exames, ampliando a fábrica, o laboratório e a equipe em 300%. 

Fábrica da Hilab, local onde são produzidos os equipamentos e os kits para a realização dos exames.
Laboratório de inovação da Hilab.

Fechamos novas parcerias e levamos o  serviço Hilab para todos os cantos do Brasil. Em novembro de 2020, a Hilab ingressou  no projeto Missão Kayapó, que tem como objetivo ampliar o acesso à saúde e reforçar o combate à COVID-19 em locais com pouco ou nenhum acesso, principalmente nas fronteiras brasileiras e em comunidades indígenas.

Realização de exames Hilab em Ourilândia do Norte, no estado do Pará. A Missão Kayapó teve como objetivo reforçar o combate à COVID-19 nas comunidades indígenas da região.

Fizemos e continuamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para ajudar a conter a COVID-19. E, mesmo com a pandemia, não deixamos de lançar outros exames  importantes para a manutenção da saúde como o exame de Função Renal.

Também lançamos um novo dispositivo, especialmente desenvolvido para a realização de exames de biologia molecular. Terminamos o ano com um portfólio de 20 Testes Laboratoriais Remotos.

Hilab Molecular na palma da mão
Hilab Molecular, o menor e mais rápido equipamento de biologia molecular com análise remota e envio de laudo pela internet para telemedicina diagnóstica.

Hoje, 50% da população brasileira já vive a 6km de distância de um Hilab. Isso só é possível porque contamos com um time de colaboradores engajados (já somos 298 Hiers!) e profissionais da saúde como você, que compartilham com a gente o sonho de tornar a saúde cada vez mais acessível. 

 

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!
Contrate o Hilab

Preencha o formulário para que um de nossos consultores entre em contato com você.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.