Hilab | 17 dez 2021
O HIV é uma doença que está presente em praticamente todos os países do mundo: há mais de 37 milhões de pessoas vivendo com o vírus pelo mundo. Muitas vezes, se a pessoa tem dúvidas se contraiu ou não o vírus, um teste rápido de HIV de farmácia pode ser a solução mais prática.
HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana, e é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). O vírus ataca o sistema imunológico do portador, destruindo as medidas de defesa do corpo contra doenças, em especial a tuberculose. É importante mencionar que HIV e AIDS não são a mesma coisa. A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), é o estágio final da infecção do HIV, caso ela não seja tratada corretamente ou a tempo.
Por conta disso, é possível viver com HIV sem ter AIDS, e felizmente o acesso a exames para confirmar a infecção está muito mais simples graças às novas tecnologias da medicina – que possibilitam a realização de um teste rápido de HIV em farmácias.
Um teste rápido de HIV é um exame que pode ser realizado em locais de fácil acesso, como farmácias, postos de saúde e outros locais. Trata-se de um exame que, através da coleta de uma pequena amostra de saliva ou sangue, é capaz de gerar um resultado em cerca de 30 minutos.
Um teste rápido de HIV de farmácia é capaz de fazer a identificação de anticorpos contra o HIV na amostra coletada. Se nenhum anticorpo for encontrado, o resultado é considerado não-reagente (negativo). Já se forem identificados anticorpos, o resultado é considerado reagente (positivo).
No entanto, é muito importante salientar que os testes rápidos não devem ser tratados como diagnósticos definitivos. A razão disso é que esses testes são preliminares, exercendo a função de um exame de triagem. Tanto os resultados reagentes quanto não-reagentes podem não ser 100% corretos, por conta de alguns fatores como a janela imunológica e uma possível carga viral indetectável.
Apesar disso, em caso de resultado reagente, o paciente deve ser imediatamente encaminhado para um serviço de saúde para a realização de mais exames para confirmar ou não a infecção pelo HIV.
Existem dois tipos de testes rápidos de HIV em farmácias: o teste de saliva e o teste de sangue. Ambos ficam prontos em cerca de 30 minutos, mas são realizados de formas ligeiramente diferentes.
O teste de saliva é feito com uma haste flexível de algodão, que é friccionada na língua, nas gengivas e na parte interna das bochechas do paciente. A saliva é então colocada em um tubo com um reagente, que irá indicar se há a presença de anticorpos na saliva. É importante que o paciente esteja a pelo menos 30 minutos sem comer, beber, fumar e escovar os dentes antes do teste.
O teste de sangue é feito através de uma pequena amostra de sangue coletada da ponta do dedo. Essa amostra é colocada no dispositivo de teste, que atualmente se beneficia da tecnologia e praticidade dos Testes Laboratoriais Remotos (TLRs). O sangue então entra em contato com o reagente para a verificação da presença de anticorpos. Esse é o exame mais utilizado para a identificação do HIV em farmácias.
Graças aos avanços da tecnologia na medicina, exames de todos os tipos agora são facilmente acessíveis à população. Com esses testes, é possível analisar amostras coletadas com muito mais rapidez, e a tecnologia para oferecer ainda mais confiabilidade aos resultados.
A Hilab oferece em seus Testes Laboratoriais Remotos uma grande variedade de exames – inclusive o teste de HIV. A portabilidade dos equipamentos permite que os exames sejam realizados em diversos lugares, como farmácias, postos de saúde e até mesmo aeroportos.
Nosso teste utiliza o sistema de dupla verificação, o que quer dizer que a amostra de sangue é analisada por uma inteligência artificial e por um especialista, que trabalha diretamente de um laboratório remoto. Ele valida o resultado da máquina e emite um laudo assinado eletronicamente, que é enviado diretamente para o e-mail ou SMS do paciente.
Os testes rápidos de HIV de farmácia ainda possuem uma versão que pode ser feita pelo próprio paciente, o chamado autoteste. A diferença fundamental entre esse teste para os outros é que, enquanto os outros são feitos com o auxílio de um farmacêutico, o autoteste pode ser comprado e feito pelo próprio paciente, em casa.
O autoteste funciona da mesma maneira, possuindo também dois tipos: teste de saliva e de sangue. Para sua realização, é necessário estar atento à janela imunológica: o teste de sangue deve ser feito 30 dias após a data de suspeita da infecção; já o teste de saliva deve ser feito após 90 dias. Vale ressaltar novamente que esse é um teste de triagem, não servindo como diagnóstico definitivo.
O teste rápido de HIV pode ser realizado por qualquer pessoa com vida sexual ativa, e deve preferencialmente ser feito por indivíduos que tenham suspeitas de ter sido expostos ao HIV, como profissionais do sexo e pessoas do grupo de risco (homossexuais, pessoas trans, usuários de drogas injetáveis, população privada de liberdade e parceiros de pessoas que vivem com HIV), que são mais expostos ao vírus.
Gestantes também devem fazer o exame durante o pré-natal, ou após sofrerem um aborto espontâneo. Pessoas diagnosticadas com tuberculose devem fazer o exame, mesmo o teste rápido de HIV de farmácia, pois a tuberculose é a principal doença que ataca pessoas que vivem com HIV, representando grave perigo ao sistema imunológico debilitado por causa da infecção.
Seja realizando o teste rápido de HIV de farmácia ou o autoteste, é importante saber interpretar o resultado dos exames. Como já mencionado, há dois resultados possíveis: reagente e não-reagente. Vamos entender mais detalhadamente o que esses resultados significam.
Quando o resultado do teste for reagente, ou positivo, significa que foram identificados anticorpos anti HIV-1/2 na amostra coletada, seja de saliva ou sangue. Isso significa que o paciente deve estar infectado com o HIV. Se este for o resultado do exame de triagem, exames mais detalhados acompanhados por um médico serão necessários para confirmar o diagnóstico.
O resultado não reagente, ou negativo, significa que não foram encontrados anticorpos anti HIV-1/2 na amostra coletada. Isso significa que possivelmente o paciente não foi infectado pelo HIV. Porém, o HIV possui uma janela imunológica, que é o tempo entre a infecção e a produção de anticorpos.
Normalmente essa janela dura 30 dias. Assim, se um paciente fizer um teste com menos de 30 dias corridos desde a suspeita da infecção, é possível que o resultado conste como não-reagente. Por isso, é importante ter em mente que é necessário realizar novamente o teste rápido após o término da janela imunológica, para maior certeza do resultado.
Outra possibilidade é a de carga viral indetectável, ou seja, a quantidade de vírus dentro do corpo é muito baixa, não sendo apontada em exames e testes. Isso é um sinal positivo, pois indica que, mesmo vivendo com HIV, o paciente está mais seguro contra seus sintomas. Por outro lado, isso dificulta o diagnóstico de infecção.
Fazer um teste rápido de HIV de farmácia é algo que vem acompanhado de muita ansiedade e apreensão, afinal o medo do resultado ser positivo é muito alto, além do medo da exposição ao pedir ajuda para realizar o teste. 30
Nessas horas, o trabalho do farmacêutico é essencial – não apenas para realizar o teste, mas para prestar um atendimento humanizado e empático. Acima de tudo, é preciso deixar o paciente seguro e confortável, antes, durante e depois do teste.
Antes de realizar o teste, é importante que o farmacêutico explique como será o procedimento, além de oferecer informações sobre a infecção de forma a acalmar o paciente, deixando claro que o exame e as informações do paciente são confidenciais, garantindo que ninguém terá acesso a elas, exceto o próprio paciente e o farmacêutico/farmácia.
É no momento logo após o resultado que o paciente precisa de mais apoio. Caso o resultado seja reagente ou positivo, é necessário acalmá-lo e fornecer informações sobre o HIV e sobre a janela imunológica, além de mencionar que o teste rápido não oferece um diagnóstico definitivo. É importante também orientar sobre o que fazer a seguir, quais médicos procurar, que tipos de exames serão necessários, bem como deixar claro que há tratamento e qualidade de vida.
Se você é um farmacêutico e quer oferecer um teste rápido de HIV na farmácia, pode contar com a tecnologia da Hilab para oferecer um serviço completo e acessível de testes laboratoriais remotos em seu estabelecimento.
Consulte nosso site para conhecer nossos serviços, e aumente o nível de serviço da sua farmácia com a praticidade e segurança dos TLRs. Entre em contato conosco para saber mais e solicitar um orçamento.
Tua Saúde. Teste rápido de HIV: como é feito e quando é indicado. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/teste-caseiro-de-hiv/> . Acesso em 13 de dezembro de 2022.
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. O autoteste para HIV já está disponível nas farmácias. Disponível em: <http://www.crfsp.org.br/comissoes/556-analises-clinicas-e-toxicologicas/acoes/9272-autoteste-para-hiv-ja-esta-disponivel-nas-farmacias.html>. Acesso em 13 de dezembro de 2022.
Research Foundation to Cure AIDS. The state of AIDs today. Disponível em: <https://rftca.org/StateofAIDS/>. Acesso em 13 de dezembro de 2022.
Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS. Seu paciente fez um teste de HIV que comprou na farmácia. E agora? Disponível em: <https://abiaids.org.br/seu-paciente-fez-um-teste-de-hiv-que-comprou-na-farmacia-e-agora/31325> Acesso em 13 de dezembro de 2022.
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário