Saiba tudo sobre a Hilab, o mais completo serviço de exames remotos

Já pensou em realizar um exame de sangue com resultado em poucos minutos? Sem filas e sem esperar dias ou até semanas pelo resultado? Em fazer um exame de gravidez, coronavírus ou dengue sem morrer de ansiedade pela espera? Isso já é possível com a Hilab, um laboratório de análises clínicas pioneiro em Testes Laboratoriais Remotos.

Teste Laboratorial Remoto. Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas ele está se tornando cada vez mais comum na área de saúde e tecnologia diagnóstica. Pode ser até que você já tenha feito esse tipo de exame e nem saiba.

Testes Laboratoriais Remotos (TLRs) são aqueles exames realizados por um equipamento que fica fora do laboratório clínico, principalmente em locais de cuidado do paciente. Esses exames podem ser feitos em farmácias, consultórios médicos e até mesmo em empresas. A Hilab é uma empresa pioneira nessa modalidade de exames.

O resultado, além de sair em poucos minutos, é analisado por uma Inteligência Artificial e por profissionais do nosso laboratório de análises clínicas. Ao fazer um TLR da Hilab, você ganha tempo, além da comodidade de se fazer um exame que não usa seringa na coleta e ainda entrega o laudo direto no seu celular – o que não ocorre quando você faz um exame convencional.

Quer saber como é fazer um exame Hilab? Confira no artigo a seguir!

O que é o serviço Hilab?

O Hilab é um serviço que mudou totalmente a forma de se fazer exames laboratoriais no Brasil. Com uma abordagem humanizada e sem o uso de seringas, possibilita o máximo de conforto e comodidade aos pacientes.

Seus exames são remotos, ou seja, não há a necessidade de ir até o laboratório físico para fazer a coleta e nem retornar para buscar aquela quantidade enorme de papéis. Além disso, o resultado sai em poucos minutos e o laudo chega no celular já assinado por profissionais do laboratório Hilab, pronto para ser levado ao médico.

Como faço um exame com a Hilab?

  1. Você vai até ao estabelecimento parceiro, que pode ser uma farmácia, uma clínica, um laboratório ou uma empresa, em caso de testagem de colaboradores.
  2. O profissional de saúde deste local fará um cadastro rápido que apresenta algumas perguntas importantes sobre o exame.  Essa etapa é chamada de anamnese, e contempla questões como: Você está tomando algum medicamento? Quais são os seus sintomas no momento? Tudo isso para que o seu laudo tenha as observações corretas.
  3. Em seguida, uma amostra, que pode ser de sangue – coletada por um pequeno furinho na ponta do dedo, como o exame de gravidez – ou de secreção de nasofaringe, como o exame de Coronavírus Antígeno, é coletada pelo profissional de saúde do estabelecimento.
  4. Essa amostra é colocada em uma cápsula e é inserida no dispositivo Hilab. Em poucos minutos você recebe seu resultado por sms ou e-mail. O laudo é assinado por profissionais de saúde do laboratório Hilab e vem pronto para ser levado ao médico!

Como o resultado chega tão rápido ao seu celular?

Por trás desse pequeno equipamento que cabe na palma da sua mão, existe toda uma tecnologia que torna possível a análise do exame em poucos minutos. O serviço Hilab utiliza duas tecnologias principais que estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia: a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial.

A Internet das Coisas torna possível a transferência de todos os dados captados da cápsula de exame para o nosso servidor na nuvem. Cada cápsula Hilab possui um QR-Code (código de identificação) próprio que reconhece aquela amostra como sendo do seu exame.

Já a Inteligência Artificial é responsável por gerar um resultado e compará-lo com o resultado apontado pelo profissional de saúde aqui do Laboratório Hilab. Diferentemente dos exames convencionais, que são avaliados, muitas vezes, somente por um profissional, a nossa Inteligência Artificial própria, a C4i0, faz uma nova análise de todos os resultados. Esse processo de dupla verificação faz do Hilab um laboratório que não apenas entrega exames rápidos. Entregamos a você resultados com os mais altos padrões de confiabilidade.

Quais são os exames Hilab disponíveis atualmente?

É possível fazer mais de 20 exames laboratoriais rápidos com o serviço Hilab:

Exame Finalidade   Amostra 
Anti-HBs O exame serve para avaliar a eficácia da vacina contra o vírus da Hepatite B ou se houve imunização após infecção pelo vírus. Sangue
Anti-HCV O exame auxilia no diagnóstico da Hepatite C. Sangue
Beta hCG Exame indicado em caso de suspeita de gravidez. Detecta o hormônio gonadotrofina coriônica humana, presente no sangue de mulheres grávidas. Sangue
Coronavírus Antígeno Exame que detecta os antígenos (proteínas) do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Indicado para  pessoas que apresentam sinais e sintomas respiratórios (deve ser realizado a partir do 1º dia ao 5º dia do início dos sintomas). Secreção de nasofaringe
Coronavírus (Biologia Molecular) Exame de Biologia Molecular que detecta a infecção pelo SARS-CoV-2, vírus que causa a COVID-19. Indicado para  pessoas que apresentam sinais e sintomas respiratórios (deve ser realizado a partir do 1º dia ao 5º dia do início dos sintomas). Secreção de nasofaringe ou saliva
Coronavírus IgM e IgG Exame que detecta anticorpos IgM e IgG contra o SARS-CoV-2, vírus que causa a COVID-19. Indicado para  pessoas que apresentam sinais e sintomas respiratórios (deve ser realizado a partir do 7º dia do início dos sintomas). Indivíduos que desejam avaliar se já tiveram contato com o vírus. Sangue
Dengue IgM e IgG O exame auxilia no diagnóstico de infecção aguda ou prévia por dengue. Também é recomendado para verificar a indicação de vacina. Para avaliar infecção aguda, deve ser feito a partir do 6º dia do início dos sintomas. Sangue
Dengue NS1 Triagem de infecção aguda por dengue. Detecta o antígeno NS1 do vírus da dengue, que está presente durante a fase inicial da infecção (de 1 até 5 dias após o início dos sintomas). Sangue
Função Renal Exame importante para avaliar a função dos rins. Sangue
Glicemia Triagem/rastreamento do diabetes. Acompanhamento de pacientes já diagnosticados com a doença. Sangue
HBsAg O exame é um teste de triagem que detecta o HBsAg, o primeiro marcador da infecção por HBV, o vírus que causa a Hepatite B. Sangue
Hemoglobina Glicada Triagem/rastreamento do diabetes. Acompanhamento de pacientes já diagnosticados com a doença. Avalia a concentração média de glicose dos últimos 3-4 meses. Sangue
HIV Exame de triagem de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Sangue
Influenza A e B Exame que detecta o vírus Influenza, causador da gripe. Secreção de nasofaringe ou saliva
Perfil Lipídico Conhecido como exame de colesterol. Avalia os níveis de Colesterol Total (CT), HDL-C, LDL-C, Não-HDL, VLDL e Triglicerídeos. Sangue
PSA O exame avalia a presença do antígeno prostático específico (PSA). Sangue
Sífilis Exame indicado em caso de suspeita de infecção pelo Treponema pallidum, a bactéria causadora da sífilis Sangue
TSH (Hipotireoidismo) Exame indicado em caso de suspeita de hipotireoidismo. Sangue
Vitamina D O exame é importante para avaliar o nível de vitamina D no sangue, um pré-hormônio sintetizado na pele a partir da exposição à luz solar Sangue
Zika IgM e IgG O exame detecta a presença de anticorpos contra o Zika vírus. Sangue

Mas é muito rápido… A Hilab é confiável?

Sim, somos confiáveis! A Hilab é um laboratório de análises clínicas que tem 16 anos de experiência em soluções que humanizam a tecnologia para a saúde. Seu propósito é tornar a saúde acessível a cada vez mais pessoas e faz isso por meio da oferta de serviços completos para a saúde ocupacional, laboratórios, clínicas e consultórios e farmácias.

Somos pioneiros em Testes Laboratoriais Remotos (TLRs) no mercado brasileiro de análises clínicas.

O Laboratório Hilab preza pela transparência e pela qualidade de todos os exames oferecidos. Por isso, somos certificados pela ISO 9001-2015, que assegura a qualidade dos processos internos, a estabilidade e a segurança nos resultados.

Também participamos do Ensaio de Proficiência Clínica do Controllab, que avalia o desempenho do laboratório por meio de comparação interlaboratorial. A principal característica desse programa é indicar a exatidão analítica do laboratório. Desta forma, nosso desempenho é periodicamente avaliado, garantindo a qualidade do nosso serviço.

Além disso, os profissionais de saúde do laboratório Hilab realizam todo o processo de qualidade laboratorial seguindo a RDC 302 da ANVISA, que dispõe sobre Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos.

Por que o serviço Hilab é diferente dos testes rápidos comuns?

Nos testes rápidos comuns, o exame é interpretado pelo profissional que fez a coleta ou, na maior parte das vezes, apenas por uma máquina que avalia o resultado na tira.

Como vimos, com o serviço Hilab, esse processo é diferente. Somos um serviço de exames completo, que oferece um resultado rápido – assim como o teste rápido – mas que vai muito além do dispositivo de leitura.

Isso porque, ao inserir a amostra na cápsula de exame, os dados são digitalizados e enviados por meio da internet ao nosso laboratório central, onde profissionais da saúde emitem e assinam o laudo. Também passamos por uma dupla verificação, que é feita pela nossa Inteligência Artificial. Ou seja: unimos a atuação humana à tecnologia para oferecer um serviço seguro e confiável, como deve ser.

Além disso, ainda disponibilizamos um canal de relacionamento exclusivo para que pacientes que fazem exames Hilab tirem todas as suas dúvidas sobre o resultado ou consultem os locais de exames mais próximos.

Somos um Laboratório de Análises Clínicas que possui CNES, alvará, licença sanitária e todos os registros de funcionamento ativos. Também seguimos a RDC 302/2005 da Anvisa, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos. É por isso que o serviço Hilab é muito mais do que um simples teste rápido.

E agora? Que tal cuidar da sua saúde com mais praticidade? Encontre o parceiro Hilab mais próximo de você aqui!

Assine também nossa newsletter

Receba dicas sobre saúde e novidades do mercado laboratorial antes de todos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga e coordenadora de conteúdos na Hilab. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida. É apaixonada por cachorros e escrever e nas horas vagas gosta de estar em contato com a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *