PSA alto: o que é e quais as causas de um exame alterado?

Hilab | 03 nov 2021

Resultado de exame de PSA alto


A próstata é a glândula responsável por produzir parte do sêmen, o líquido que contém os espermatozoides. 

Para detecção de possíveis alterações na próstata, homens, em especial entre 55 e 69 anos, devem realizar exames conforme orientação médica. Um desses exames é o de PSA.

Se você fez seu exame e o resultado está alterado, saiba que nem sempre ele está associado a um câncer de próstata. A dosagem de PSA pode estar relacionada com outras doenças e condições.

Quer saber mais sobre o que um PSA alto pode significar? Acompanhe o texto!

O que é PSA?

O PSA, sigla em inglês que significa antígeno prostático específico, é uma enzima produzida pelas células da próstata, que tem a função de liquefazer o sêmen após a ejaculação, facilitando a fecundação.

O nível de PSA se eleva conforme a idade avança. Entretanto, quando existe alguma alteração na próstata, o PSA pode servir como marcador para auxiliar no diagnóstico de doenças da próstata.

Quando o PSA é considerado alto?

Os valores de PSA – em nanogramas por mililitro (ng/ml) – considerados preocupantes, podem variar conforme a idade do homem e outros fatores de risco, como história familiar, sobrepeso e afrodescendência. 

Em geral, um PSA maior que 4 ng/ml é considerado alto, e o seu médico urologista deverá solicitar a repetição do exame e a realização de exames complementares conforme sua idade e quadro clínico.

Abaixo desse valor, o risco de câncer de próstata e outras doenças é menor e os malefícios de uma biópsia podem ser maiores que os benefícios. Confira a tabela que demonstra o risco de câncer de próstata para cada valor de PSA total.

Nível de PSA (ng/ml) Risco de Câncer de Próstata
0 a 0,5 6,6%
0,6 a 1 10,1%
1,1 a 2 17%
2,1 a 3 23,9%
3,1 a 4 26,9%

Existem sintomas para o PSA alto?

Depende. Quando o PSA alto está relacionado a uma infecção ou um aumento significativo da próstata, alguns sintomas podem surgir, como:

  • micção frequente;
  • vontade frequente de urinar;
  • jato fraco ou interrompido;
  • sangue na urina ou sêmen.

Quais as causas do PSA alto?

Como mencionamos, um PSA alto não é sinônimo de câncer de próstata. Apesar de ser importante para o diagnóstico precoce do câncer, outras causas podem ser responsáveis pelo aumento do PSA no sangue.

Hiperplasia Prostática Benigna

A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como hipertrofia da próstata, é uma doença benigna muito comum. É caracterizada pelo crescimento de uma das regiões da próstata e costuma ocorrer a partir dos 50 anos de idade. Com o aumento das células prostáticas, a consequência é um PSA mais elevado no sangue.

Apesar do crescimento da próstata ser benigno no caso da HPB, ele pode comprimir a uretra, o que dificulta a passagem de urina, favorecendo infecções e cálculos renais. 

Além disso, estima-se que 30% dos homens com HPB precisam de tratamento, por meio de medicamentos ou intervenções cirúrgicas. Para saber mais sobre a HPB, assista ao vídeo do Dr. Guilherme Pozzolo, do corpo clínico do laboratório Hilab. 

Prostatite

As prostatites são infecções agudas – causadas por bactérias, fungos ou vírus – ou crônicas – causadas pela idade – da próstata e têm como sintomas febre, dor perineal e dificuldade ao urinar. Por conta da inflamação da próstata, os níveis de PSA no sangue podem aumentar.

A doença atinge cerca de 30% dos homens e seu tratamento é feito com antibióticos, mas o paciente precisa ficar atento aos sintomas em casos de infecção crônica.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e é a causa mais conhecida do PSA alto. Na maioria dos casos, o câncer cresce de forma lenta e não chega a apresentar sintomas. Em outros casos, pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos, o que chamamos de metástase, e causar a morte.

Apesar da alteração no PSA ser um indicativo de câncer de próstata, em alguns casos os valores permanecem normais, o que exige exames complementares para confirmação do diagnóstico, como toque retal, ressonância magnética e biópsia.

Existe ainda a polêmica sobre a recomendação do PSA para o rastreamento do câncer de próstata, com alguns médicos e instituições desincentivando a prática. Isso porque o exame resulta em 20 a 50% de sobrediagnósticos, ou seja, detecta cânceres que nunca iriam se desenvolver.

Por isso, é imprescindível que você converse com o seu médico sobre os benefícios e malefícios do exame, avaliando se ele é ou não necessário.

Outras condições

O valor do PSA pode aumentar devido a outras condições, como:

  • infecção urinária;
  • retenção urinária;
  • procedimentos médicos como cistoscopia, toque retal, biópsia, cirurgia ou ressecção transuretral da próstata.

Além disso, um PSA alto pode ser causado pela ejaculação, ciclismo, hipismo e uso de esteróides, diuréticos e aspirinas. Por isso, é preciso se preparar antes de fazer um exame de PSA para não ter um resultado falso.

Qual exame fazer para verificar os níveis de PSA?

Os níveis de PSA são avaliados por meio de um exame de sangue que quantifica o PSA total presente na amostra. 

Existem exames de PSA feitos em laboratórios convencionais e existem os testes laboratoriais remotos, que usam apenas uma gotinha de sangue e podem ser feitos em farmácias, clínicas e consultórios, com laudo entregue em minutos.

Caso o resultado do seu exame indique PSA elevado, seu médico poderá pedir a repetição do exame e outros complementares para auxiliar no diagnóstico. Confira quais são eles.

PSA livre

O PSA presente no sangue circula de duas maneiras: ligado a proteínas ou livre. Um dos exames complementares quantifica o PSA livre no sangue e faz a relação entre PSA livre e PSA total para avaliar o risco de câncer de próstata. Resultados abaixo de 15% indicam uma maior probabilidade de tumor maligno e é recomendado fazer uma biópsia da próstata.

Densidade de PSA

O exame de densidade de PSA combina o exame de sangue com um ultrassom transretal para calcular a relação de PSA pela massa prostática. Valores acima de 11% indicam um maior risco de câncer, isso porque células malignas produzem mais PSA do que células normais, e o paciente deverá se submeter a uma biópsia.

PHI

O PHI é o Índice de Saúde da Próstata, um teste que diagnostica precocemente o câncer de próstata baseado em três moléculas do PSA: o total, o livre e o p2PSA. Como ele avalia três analitos diferentes, sua especificidade é maior, ou seja, há maior precisão e um resultado alterado é mais preocupante.

Quando realizar o exame de PSA?

Tudo depende da orientação do seu médico urologista, por isso consulte ele ao menos uma vez ao ano. O exame de sangue de PSA costuma ser indicado 1 vez ao ano em homens entre 50 e 69 anos ou com fatores de risco, mas pode ser solicitado em casos de alterações urinárias ou na próstata.

Além disso, o exame de PSA poderá ser usado para avaliar o estadiamento do câncer de próstata, o progresso do tratamento e a remissão da doença. O exame também serve para o acompanhamento das demais doenças da próstata.

Dê o primeiro passo pela sua saúde

O exame de PSA é o primeiro passo para entender se está tudo certo com a sua próstata. Como você viu nesse texto, um PSA elevado não é sinônimo de câncer, pois outras condições afetam a concentração dessa molécula no sangue. 

Portanto, se você realizou um exame de PSA, não deixe de discutir o resultado com o seu médico. Ele avaliará o seu exame, sua história familiar e outros fatores que indicarão ou não a necessidade de exames complementares.

Considerou esse conteúdo útil? Acompanhe outros artigos sobre saúde no blog da Hilab!

Referências

INCA. Câncer de próstata. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata>. Acesso em: 26 de maio de 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA. Doenças da próstata. Disponível em: <https://portaldaurologia.org.br/publico/doencas/doencas-da-prostata/>. Acesso em: 26 de maio de 2021.

ZERATI, M.; NARDOZZA, A.; DOS REIS, R. B. Urologia Fundamental. São Paulo: Planmark, 2010. cap. 22.



Hilab

Hilab

Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

20 respostas para “PSA alto: o que é e quais as causas de um exame alterado?”

  1. QUAL E O REMÉDIO PARA PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Cesar! Tudo bem?
      Não existe um remédio para prevenir o câncer de próstata. No entanto, para evitar esse tipo de câncer – e também outros é importante:

      – Adotar uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;
      – Evitar o consumo de gorduras, principalmente as de origem animal;
      – Fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física;
      – Manter o peso adequado à altura;
      – Evitar o consumo de álcool;
      – Não fumar.

      A maior parte de todos os casos de câncer (80 a 90%) estão associados a causas externas, ou seja, aos hábitos e ao estilo de vida.
      O restante está relacionado à condições internas como a capacidade do organismo de se defender de agressões externas e mutações genéticas.
      Neste artigo você encontra as principais recomendações para evitar o câncer: <https://hilab.com.br/blog/como-evitar-o-cancer/>

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  2. Francisca silva disse:

    O aumento do PSA em pacientes já diagnosticados com câncer e q está fazendo o tratamento, significa q a doença está voltando?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Francisca! Tudo bem?

      Somente um médico pode avaliar se um câncer está voltando ou não, uma vez que isso depende de vários fatores e exames.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  3. OSMAR disse:

    FIZ UM TESTE DE PSA EM 2016
    RESULTADO TOTAL 0,46
    LIVRE 0,11
    COMO INTERPRETAR

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Osmar! Tudo bem?

      Como você fez o teste em 2016, é importante conversar com um médico, para avaliar a necessidade de fazer o exame novamente.
      Para ver se o resultado de uma exame laboratorial está normal, você deve sempre estar atento ao valor de referência para o exame. Esse valor depende do exame realizado e da metodologia. Também é importante retornar ao médico com o resultado.

      Qualquer dúvida, estamos á disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

      • Eduardo disse:

        Tenho 33 anos fiz um check up geral para verificar se estava tudo bem , meu PSA está alterado 6.72 repeti o exame resultado deu 5.33 e o livre 0.34 dimensões da próstata normais , médico não descartou a ipotese de câncer mas diagnóstico inicial foi um provável infecção.

        • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

          Olá! Tudo bem? Eu sou um especialista Hilab. Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível, tá bem? No seu caso, analisando o seu relato e informações, o recomendado é que você procure um profissional da saúde mais próximo de você, assim ele pode te ajudar melhor em todas as suas dúvidas. Não esqueça de levar o resultado de seus exames e testes para uma análise mais assertiva. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição. ?

  4. Ismael disse:

    Doutor, sexno dia anterior ao exame, houver uma excitação involuntária com pequena presença de esperma, isso pode alterar o exame?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Ismael!

      Relação sexual pode alterar o resultado do exame sim, por isso é importante realizá-lo novamente.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  5. Sergio disse:

    Ando muito de bicicleta,meu PSA está alto
    Qual o medição preocupante do PSA?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Sergio! Tudo bem?

      Lembre-se que, para fazer o exame de PSA, você deve evitar andar de bicicleta nas 72 horas que antecedem o exame.
      Sempre discuta o resultado do seu exame de PSA com o seu médico.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  6. GILBERTO PIRATH disse:

    Bom dia tenho 43 anos, e fiz o exame de PSA, e deu 5,57, eu ando de bicicleta será que pode ter sido isso do exame ter dado alto?

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Gilberto! Tudo bem?

      Andar de bicicleta antes da realização do exame pode alterar os níveis de PSA. Leve o resultado ao médico para que ele possa fazer uma avaliação.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

  7. Thiago disse:

    Boa tarde, meu pai tem tem 75 anos e resultado do PSA dele o total de 18.55 e o livre deu 7.53. Como saber se há problemas? Obrigado!

    • Marketing Hilab disse:

      Olá, Thiago! Tudo bem?

      Somente um médico pode fazer uma avaliação, com base no exame e em outros sinais clínicos.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Abraço,

      Equipe Hilab.

      • Bruno disse:

        Boa noite meu nome e Bruno meu pai fez o exame do psa ultra sensível dei
        82 e o psa total deu 7
        E o médico só vai atende semana que vem e tô muito preocupado com os valor muito alto ele te 70 anos

        • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

          Olá, Bruno. Tudo bem?

          Existem condições como inflamação da próstata e o próprio crescimento da próstata (que ocorre com o avançar da idade), que podem elevar o PSA.
          Independentemente do resultado, é sempre importante discuti-lo com um médico. Qualquer outra dúvida, fico totalmente à disposição.

  8. Meu PSA total deu 6,59ng/ml, um pedido feito pelo meu urologista, fiquei um pouco preocupado devido o valor do anterior que chegou aos 4,56ng/ml, mas pelo que observo o jato de urina está normal.

    • Laboratório de Análises Clínicas Hilab disse:

      Olá, Antonio! Por aqui vou te auxiliar da melhor maneira possível. Independentemente do resultado do exame de PSA, é importante levar o resultado ao médico pois somente ele poderá indicar exames complementares e sugerir a melhor conduta para o seu caso. São muitas as condições que podem elevar os níveis de PSA no sangue, uma delas é a hiperplasia prostática benigna – o crescimento da próstata, que é normal com o avançar da idade. Caso fique mais alguma dúvida, fico totalmente à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *