Hilab | 22 abr 2021
Os avanços tecnológicos têm provocado inúmeras mudanças em diversos segmentos, mas, sobretudo, têm influenciado as mais importantes áreas do conhecimento — como a medicina. Nesse contexto, muitos processos inovadores têm sido criados para um desempenho mais eficiente dessa ciência.
Entre eles, podemos destacar a telemedicina, um serviço de saúde a distância, altamente relevante e que tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Não é à toa que a ferramenta tem se tornado indispensável na rotina de médicos, profissionais da saúde, clínicas e hospitais.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra o que é telemedicina e como funciona, além da importância para a área médica atual.
A telemedicina pode ser definida como um recurso tecnológico e de comunicação idealizado com o propósito de aperfeiçoar o atendimento médico e a saúde do paciente, afinal, ela possibilita que os profissionais da área troquem informações, pareceres e opiniões a distância.
A modalidade é utilizada para transferir laudos, diagnósticos e exames de maneira digital, além de viabilizar o recebimento dessas análises em estabelecimentos do setor da saúde que não contam com especialistas em determinada área médica.
Com a ferramenta, os serviços clínicos podem ser levados a qualquer lugar do país, ampliando o acesso ao atendimento, ultrapassando as barreiras de hospitais, clínicas e consultórios e, ainda, possibilitando que os médicos tomem decisões e assumam condutas de maneira rápida e objetiva.
Em geral, esse gerenciamento de dados ocorre por meio de um computador com acesso à Internet, porém, também é possível ser realizado por meio de smartphones, tablets e demais dispositivos tecnológicos.
Em primeiro lugar, podemos destacar a oferta de uma assistência médica precisa, globalizada e acessível, isto é, que dispensa a necessidade de locomoção. A tecnologia aplicada aos serviços aponta para uma otimização da assistência primária e para a melhoria dos processos atuais — minimizando os riscos e reduzindo os custos.
Para os profissionais do setor de saúde, o recurso também é benéfico, já que a ferramenta permite que eles tenham acesso à educação e a especializações por meio de programas de aperfeiçoamento online de qualquer lugar do mundo. Além disso, a modalidade possibilita que os técnicos se ajudem mutuamente na tomada de decisões médicas.
Outra vantagem da telemedicina é que, ao combater a escassez de recursos na área clínica e impedir o isolamento dos profissionais, o mecanismo tende a aumentar a qualidade geral das ações e dos avanços no segmento.
Essa descentralização traz benefícios não só aos pacientes (que contam com uma equipe ao seu dispor), mas também aos próprios médicos, ajudando-os a salvar cada vez mais vidas.
Quando o assunto está relacionado a benefícios, essa forma de aplicar a medicina se destaca. Situações vantajosas não faltarão para ambos os lados, tanto para os profissionais médicos quanto para os pacientes em suas casas.
A sua variedade de benefícios é o que torna essa modalidade tão atrativa para os locais que trabalham com os serviços médicos, como clínicas e hospitais. Isso porque permite que qualquer paciente possa ser atendido, requisitando recursos mínimos. Veja, a seguir, alguns dos benefícios acerca do que é telemedicina e como funciona.
Ainda que seja algo essencial para o controle de nosso bem-estar, a ida a um consultório médico pode incomodar muitas pessoas, pois o deslocamento ao local e os longos períodos de espera para receber atendimento não são muito atrativos. Além disso, muitas vezes, essa locomoção não pode ser tão simples devido a questões geográficas.
Dessa forma, ser atendido no conforto de sua casa se torna a coisa mais prática e eficiente possível, pois, além de evitar os transtornos da viagem, é benéfico para aqueles que têm medo ou sentem tensão dentro de um ambiente hospitalar.
A ida de um paciente a um consultório ou hospital gerar uma grande quantidade de gastos para o local, independentemente de qual será a ação do paciente na área médica. Sabemos que os gastos da empresa são inevitáveis, seja com a manutenção do ambiente, seja com a reposição de materiais, seja com o pagamento dos salários de seus funcionários.
Mas, com a telemedicina, esses custos podem diminuir, com os menores gastos que vão desde a recepção e o conforto dos clientes até o uso de espaços, que podem ser reduzidos, dado que somente os profissionais estarão presentes.
Graças à enorme agilidade, os profissionais adquirem a capacidade de atender a um maior número de pessoas, sem necessitar de um esforço massivo que demandaria horas a mais do que com a telemedicina. Essa otimização alavanca as consultas, permitindo um avanço nos serviços oferecidos pelo local, economizando o tempo do paciente que não precisa se deslocar até o local da consulta.
Com todo o processo a ser realizado online, há uma facilidade muito maior de arquivamento e segurança de dados, que são armazenados diretamente nos servidores do hospital ou da clínica em questão. Assim como do atendimento que pode ser gravado por ambos os lados para a utilização de informações.
Além do armazenamento e da segurança, a transferência de informações entre os próprios profissionais se torna algo instantâneo. E isso é extremamente útil em casos em que há necessidade de uma segunda opinião sobre o estado do paciente ou em uma ambientação geral, podendo ter mais de uma fonte de conhecimento ao vivo para que possa ser dado um diagnóstico mais preciso.
Educação, consulta e assistência são algumas das principais frentes quanto ao que é telemedicina e como funciona. Isto é, são bons exemplos de como a modalidade performa na prática. A primeira tem o objetivo de capacitar e atualizar profissionais da área de saúde que se encontram afastados dos grandes centros. Nesses casos, são utilizados alguns recursos, como aulas online, e-learning, palestras, videoconferências e outros.
As consultas, por sua vez, são utilizadas por médicos para buscar assistência de um especialista — como uma segunda opinião em um diagnóstico ou mesmo orientações sobre a realização de um procedimento.
Já a assistência consiste no monitoramento do paciente por um profissional presencial. Nessa situação, o médico se comunica com outros técnicos a distância para obter mais de um parecer sobre uma cirurgia, um medicamento, exames etc.
Em questão de desconfiança ou medo de não ser algo que beneficiará tanto o paciente quanto a empresa, é possível ficar despreocupado. Isso porque, além de serem profissionais, todos aqueles que atenderão estão treinados e aptos para relações por meios desse tipo comunicação.
As informações entre médico-paciente são de extremo sigilo e as empresas devem seguir normas e políticas de segurança, além de estarem extremamente comprometidas com as éticas que englobam a área médica. Assim, o Conselho Federal de Medicina dispõe sobre o que é telemedicina e como funciona, desde que a prática siga à risca os regulamentos que dizem respeito a diagnósticos, informações e imagens.
Entre as novas tecnologias, destaca-se a inteligência artificial. Essa área de pesquisa utiliza recursos inovadores capazes de gerar mecanismos que possam reproduzir a capacidade humana de raciocinar e resolver problemas. Com ela, é possível cruzar informações e imagens digitais de exames e laudos com o propósito de obter diagnósticos ainda mais precisos.
Analisando essas frentes pelo lado da prevenção e da diminuição dos casos de sinistralidade, cada uma delas pode ser o diferencial que faltava na relação dos colaboradores com a sua saúde. Na prática, todos saem ganhando — tanto a empresa que pode diminuir custos com a geração de sinistros quanto os colaboradores que conquistam mais qualidade de vida.
Como você pôde ver, os avanços na área da saúde têm sido cada vez mais constantes. No Brasil e em qualquer outro lugar do mundo, a tecnologia é uma realidade em qualquer setor — e não seria diferente na medicina, certo?
A telemedicina consiste num conjunto de técnicas e tecnologias de informação e comunicação que permitem diagnósticos mais rápidos e a distância. Pode-se consultar especialistas, realizar exames de sangue, radiografias e outros exames de imagem. Os laudos podem ser emitidos por profissionais em outra localidade.
A grande vantagem é poder contar com resultados mais rápidos e diagnósticos mais precisos, mesmo em localidades mais distantes. Inclusive, essa tem sido uma boa opção para pequenas clínicas e centros de diagnósticos. Principalmente os menores e que se encontram longe dos grandes centros.
Aprenda mais sobre o que é telemedicina e sobre os serviços da Hilab clicando aqui!
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário