Hilab | 10 dez 2020
Se você é proprietário o gestor de um laboratório de análises clínicas, já tem ideia de como a produtividade é importante para que os números fechem no final do mês. Com tudo “rodando” e funcionando, fica mais fácil prestar bons serviços, contribuir com o bem-estar dos pacientes e ter autoridade no mercado.
Por conta disso, é essencial saber como reduzir os custos em um laboratório e, ao mesmo tempo, manter um ambiente saudável para os colaboradores – sem que eles precisem ficar horas a fio trabalhando. Aliás, convenhamos, uma jornada de trabalho puxada não quer dizer alta produtividade. Pelo contrário: o estresse e o cansaço comprometem negativamente no atendimento e no rendimento do trabalho.
Quem quer reduzir os custos do laboratório, ter maior controle financeiro e conseguir tomar decisões assertivas, precisa traçar estratégias eficientes para isso. O melhor de tudo é que nem toda redução de gastos envolve reformas, aquisição de equipamentos de laboratório de última tecnologia ou contratação de mais funcionários. Há algumas soluções mais inteligentes que vão ajudar você a ter mais resultados por menos dinheiro.
Você tem interesse em saber como reduzir os custos do seu laboratório e manter ou aumentar a produtividade? Então esse artigo foi feito sob medida para você. Nós vamos listar alguns passos estratégicos para que você atinja esse objetivo da forma menos impactante possível. Confira!
A crise econômica tem afetado todos os setores da economia. Além disso, a concorrência anda cada vez mais acirrada no ramo de laboratório de análises clínicas. Por isso, reduzir custos é uma estratégia que deve ser pensada em regime de urgência – afinal, o laboratório é uma empresa como qualquer outra e ter um orçamento viável é determinante para que a empresa permaneça atuante no mercado.
Para saber o que fazer para que seu laboratório alce voos mais altos sem precisar investir muito dinheiro e sem comprometer o controle de qualidade laboratorial, veja abaixo 10 passos que você precisa seguir.
É parte da rotina de um gestor administrar os gatos e identificar para onde vai o dinheiro do laboratório de análises clínicas. Essa é uma etapa importante do trabalho, uma vez que pode diagnosticar desperdício de material e excesso de investimento em etapas e processos que deveriam custar menos.
Para que isso não aconteça, você deve ter um planejamento orçamentário com a lista de todos os materiais usados no dia a dia do laboratório e, de acordo com a demanda, estabelecer um teto para a utilização, a vida útil e estoque dos materiais utilizados no cotidiano de trabalho.
Não se esqueça de adotar estratégias de controle e organização para evitar desperdício, uma vez que, em uma administração de laboratório negligenciada, esse pode ser um grande gargalo no orçamento da sua empresa.
Automatizar e otimizar os processos do laboratório de análises clínicas é imprescindível para quem quer reduzir os custos das operações do dia a dia. Isso vai fazer com que você aumente a sua produtividade e, de quebra, ainda tornar os resultados mais rápidos e precisos.
Com a otimização, você consegue alcançar níveis de excelência mais elevados e em menos tempo, garantindo que todos os exames laboratoriais de análises clínicas – da coleta ao laudo – aconteçam de maneira mais eficiente. Este é um passo essencial para garantir a redução de custos em um laboratório, uma vez que diminui o custo de mão de obra gerando resultados ainda mais satisfatórios para você e seus clientes.
É importante, no entanto, ficar atento aos ajustes e alinhamentos desses processos otimizados. Lembre-se de que eles devem existir na sua rotina para contribuir com a produtividade, e não para exigir ainda mais atenção de seus colaboradores.
Outra forma de saber como reduzir os custos em um laboratório é garantir um bom mapeamento das suas operações de compras. Garanta a elaboração de um plano de metas que permita a análise de resultados e um parâmetro sobre todos os insumos que devem ser adquiridos pela empresa que você administra.
Para garantir isso, você precisa fazer uma boa gestão de estoque e gerenciamento do que entra e sai e em quanto tempo isso acontece – ou seja, quanto tempo leva para seu estoque zerar? Antecipar-se a isso garante, também, a redução de custos de um laboratório. Da mesma forma, adquirir itens em excesso pode ser bastante prejudicial à saúde financeira da empresa de análises clínicas.
Eliminar gastos, então, exige que o administrador esteja por dentro de todos os processos internos de um laboratório, uma vez que é isso o que faz com que o investimento em produtos aconteça no fornecedor de maior qualidade e de menor preço.
Toda empresa, independentemente de seu setor, tem um grande obstáculo na redução de custos: os gastos com papéis e armazenamento de documentos. Diariamente são centenas de impressões e arquivos para serem guardados em espaços físicos que também custam dinheiro ou empacam a produtividade. Por isso, ficar atento ao que sai do seu escritório é uma forma efetiva de redução de custos de um laboratório de análises clínicas.
Evitar esse gargalo exige observação e planejamento. Em geral, esse é um gasto imperceptível ou, ainda, visto como inevitável. Isso não é verdade; é possível, sim, economizar com materiais de escritório e impressões de laudos e fichas.
Você pode resolver esse problema por meio de armazenamento digital. Uma dica é garantir que os documentos e laudos sejam enviados para a nuvem e que o envio de laudos seja feito online. Além de economizar em materiais, você ainda garante a redução de casos de extravios e perdas e, claro, o meio-ambiente agradece.
É inevitável gastar com energia elétrica em uma laboratório de análises clínicas? É! São computadores, equipamentos de exames de imagens e mais uma infinidade de aparelhos que exigem o uso de energia durante todo o dia. Por ser imprescindível, muitos gestores acreditam que não há formas de economizar na conta de luz. Quer uma boa notícia? É possível, sim, reduzir esses gatos.
Mudanças sutis no dia a dia do laboratório podem trazer grandes economias nos gastos de energia elétrica. Para fazer isso, procure aproveitar a luz natural em ambientes como a sala de espera, por exemplo. Tenha janelas largas, evite cortinas e persianas e permita que as luzes só trabalhem quando forem necessárias.
É importante também garantir a vigilância após o expediente, evitando que salas de exames permaneçam com as luzes acesas mesmo quando o laboratório de análises clínicas não está em atividade. Aproveite para desligar o maquinário que não está sendo utilizado e evite o consumo de energia elétrica desnecessário.
A geração atual de proprietários e gestores foi criada em um mundo muito mais confortável, em que não eram questionadas as necessidades do planeta. Por isso, desperdiçar e descartar itens de forma desnecessária é uma ação enraizada na sociedade.
Com as ações de coletivos e campanhas de conscientização, no entanto, a consciência sobre reciclagem, reaproveitamento e reuso estão em alta. Além de contribuir com a sustentabilidade, uma empresa adepta a essas práticas ainda recebe a simpatia de clientes que têm ideias alinhadas a esse discurso. Para completar, também é uma forma de reduzir custos em um laboratório de análises clínicas.
Em vez de focar nos procedimentos de exames e atendimento, perceba os hábitos de outros setores da sua empresa, como os de limpeza e cozinha. Garanta o que pode ser reutilizado em todas as áreas e que algum item descartável possa ser substituído com segurança por algo que permita o reuso.
Contratar um laboratório de apoio é uma prática que tem se tornado comum na área da saúde. Isso porque você pode criar uma parceria para aumentar sua capacidade de coleta e atendimento sem que isso implique necessariamente em novas contratações e aumento do seu espaço físico.
Para aumentar sua produtividade sem comprometer seus processos internos, então, a dica é ter um laboratório de apoio. Fazendo isso, você terá um novo lugar para auxiliar em uma demanda que atenda com excelência os seus pacientes, mantendo sua base de clientes e aumentando a variedade de análises laboratoriais.
Tudo isso vai contribuir com a expansão da sua empresa no mercado competitivo de trabalho, atraindo novos pacientes e, consequentemente, seu lucro. E o melhor: sem precisar investir em tecnologia e em infraestrutura.
A Hilab atua há 16 anos com o propósito de tornar a saúde mais acessível à população por meio da tecnologia médica. A empresa é comprometida com a saúde dos brasileiros e uniu Inteligência Artificial e Internet das Coisas a uma equipe de profissionais de saúde com alta capacidade técnica, tudo isso para entregar resultados de exames laboratoriais em poucos minutos.
Contratando o serviço Hilab, você tem maior controle interno dos exames que oferece, com a garantia de contar com os mais altos padrões de qualidade do mercado. Além disso, a Hilab oferece suporte 24 horas todos os dias da semana, promovendo um atendimento humanizado no oferecimento de mais de 19 tipos de exames de sangue.
Se você quer saber como reduzir os custos em um laboratório, otimizar seu atendimento e garantir o controle de qualidade de laboratório clínico, contrate o nosso serviço!
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário