Hilab | 14 jan 2022
O smartphone já faz parte de nossas vidas. E, embora ele esteja diretamente associado à ansiedade, procrastinação e nomofobia (medo de ficar incomunicável sem o aparelho), é fato que ele também pode ser uma ferramenta muito útil para quem busca cuidar da saúde. Os aplicativos para farmacêuticos reúnem informações importantes sobre medicamentos, e podem agregar valor ao atendimento que é oferecido na farmácia.
Por mais que se esforce, é humanamente impossível para o farmacêutico saber todas as informações sobre os medicamentos que oferece para a população. Nessas horas, a tecnologia pode ajudar: certos apps funcionam como um verdadeiro banco de dados, reunindo protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas sobre milhares de remédios.
Neste artigo, vamos listar alguns aplicativos que podem auxiliar no trabalho dos profissionais de saúde, especialmente os farmacêuticos, que lidam diariamente com a dispensação de centenas de remédios.
Embora tenha sido criado originalmente para ajudar pacientes a comparar preços de medicamentos, o Consulta Remédios também é um dos bons aplicativo para farmacêuticos manterem em seus smartphones.
O app pode ser utilizado para consultar preços tabelados e bulas – que trazem informações importantes sobre a utilização e as contra-indicações de cada produto. Com ele, também é possível pesquisar sobre determinado medicamento simplesmente escaneando o código de barras da embalagem com a câmera do celular.
Nota dos usuários: 4,0
Versões disponíveis: Android e iOS.
O Medscape é um aplicativo que fornece uma grande quantidade de informações, notícias e respostas clínicas sobre medicamentos, doenças e outros assuntos pertinentes à área da saúde.
Pelo app, o farmacêutico consegue tirar diversas dúvidas, consultar opiniões de especialistas, verificar interações medicamentosas e procurar informações de prescrição e segurança atualizadas sobre mais de 8500 medicamentos, ervas e suplementos. O lado negativo é que o Medscape não foi traduzido para o nosso idioma, e está disponível em inglês.
Nota dos usuários: 4,5
Versões disponíveis: Android e iOS.
Desenvolvido pela Academia da OMS (Organização Mundial da Saúde), este é o aplicativo oficial da OMS para profissionais de saúde que buscam informações sobre o COVID-19 e assuntos relacionados à pandemia.
Este app funciona como um compêndio da doença, reunindo orientações e treinamentos virtuais, bem como notícias, estatísticas e dados atualizados da COVID-19 pelo mundo. Está disponível em seis idiomas, mas o português não é um deles (as opções são árabe chinês, inglês, francês, russo e espanhol).
Nota dos usuários: 4,5
Versões disponíveis: Android.
Disponibilizado pelo Ministério da Saúde, este aplicativo reúne informações sobre todos os medicamentos que fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu intuito é facilitar o acesso dos profissionais de saúde aos dados relevantes de cada medicação, incluindo princípio ativo, apresentação, indicação de uso e esquemas de administração, reações adversas, interações medicamentosas.
Por trazer informações acadêmicas e técnicas – provenientes das monografias do Formulário Terapêutico Nacional (FTN) – este não é um app para o público em geral, sendo mais uma recomendação entre os aplicativos para farmacêuticos. Isso garante elevado crédito às informações, todas baseadas em evidências, e obtidas com base nos formulários de medicamentos da OMS e nas diretrizes clínicas do Ministério da Saúde.
Nota dos usuários: 3,5
Versões disponíveis: Android e iOS.
Se a indicação acima era para os profissionais da área da saúde, aqui temos uma opção similar, mas focada no público em geral. Disponível para Android, o aplicativo traz uma lista atualizada dos medicamentos fornecidos pelo SUS nos postos de saúde de acordo com a lista Rename.
Um diferencial deste app é que todas as informações sobre os medicamentos ficam disponíveis offline. Ou seja, depois que o usuário baixa o app em seu aparelho, pode consultar bulas dos remédios, indicações, contra indicações, riscos e muito mais sem precisar estar conectado à internet, nem consumir seu plano de dados móveis.
Nota dos usuários: 4,0
Versões disponíveis: Android.
A escala Framingham é um método que avalia o risco de doenças cardiovasculares de acordo com a presença (ou não) de certos fatores de risco. Este app traz o conceito para a palma da mão, e sem dúvida é um dos aplicativos para farmacêuticos capazes de melhorar o nível de atendimento.
O aplicativo atribui uma pontuação específica para diferentes dados fisiológicos do paciente – como idade, sexo, pressão arterial, diabetes e tabagismo. Com base nisso, ele classifica como baixo, médio ou alto o risco daquela pessoa sofrer de algum problema cardiovascular. Serve para alertar e, quem sabe, motivar mudanças de estilo de vida.
Nota dos usuários: 4,5
Versões disponíveis: Android.
Desenvolvido pelo PEBMED, um dos portais sobre Medicina mais populares do país, o Whitebook reúne uma grande quantidade de conteúdo, com destaque para um bulário digital com mais de 2 mil medicamentos cadastrados (incluindo o nome comercial de cada um), além de guias de condutas médicas, códigos de exames e procedimentos realizados pelo SUS, dicas para identificar doenças e até um quiz para o profissional da área farmacêutica testar seus conhecimentos.
Disponível para Android e iOS, o app tem uma curadoria especializada: todos os conteúdos são revisados por uma equipe de mais de 40 médicos e especialistas, que utilizam referências bibliográficas atualizadas e buscam pautar o conteúdo por diretrizes recentes e periódicos internacionais renomados. E o melhor: o usuário acessa tudo isso sem consumir seus dados de internet!
Nota dos usuários: 4,0
Versões disponíveis: Android e iOS (com nomes ligeiramente diferentes).
Sabe quando o médico usa um termo técnico muito específico, que acaba dificultando o entendimento? Pois bem, no meio de todos estes aplicativos para farmacêuticos que listamos aqui, este é o que vai ajudá-lo a “traduzir” a linguagem médica para algo que o paciente leigo seja capaz de compreender.
O app é um verdadeiro dicionário da terminologia médica, que permite ao usuário entender a definição dos termos, abreviaturas e frases mais utilizadas pelos profissionais de saúde. Sua utilização não depende de internet, e por ser rápido e intuitivo, ele também pode ser um grande auxiliar dos estudantes de Medicina que ainda estão se habituando com o vocabulário da profissão.
Nota dos usuários: 4,5
Versões disponíveis: Android.
Com conteúdos desenvolvidos e supervisionados pelo Dr. Drauzio Varella este aplicativo oferece orientações básicas de primeiros socorros, para que qualquer pessoa possa prestar socorro diante de variadas situações que envolvam risco à saúde, como afogamentos, cortes, choques elétricos, engasgos, entre outros.
Por meio de uma interface simples e intuitiva, o usuário acessa procedimentos úteis para lidar com diversas situações de emergência – momentos em que a pronta ação pode fazer a diferença. Importante destacar que o app fornece orientações básicas sobre primeiros socorros, mas não substitui o atendimento profissional.
Nota dos usuários: 4,8
Versões disponíveis: Android e iOS.
Esperamos que estas dicas de aplicativos para farmacêuticos lhe ajudem a oferecer melhores atendimentos e a sanar as dúvidas de seu público com mais segurança e assertividade. Gostou do conteúdo? Aproveite para curtir a página da Hilab no Instagram.
Só no Brasil são mais de 53 milhões de mulheres em idade fértil. Sua farmácia está preparada para atendê-las?
Preencha os dados abaixo para ter acesso ao material.
A Hilab precisa dessas informações para entrar em contato sobre produtos e serviços. Confira nossa Política de Privacidade para saber como protegemos os seus dados. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam.
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário