Humanização em saúde: o que é e quais são os princípios?

Hilab | 30 mar 2021

Para sabermos o que é humanização em saúde, é essencial falarmos de relacionamento. Hoje em dia, muito se tem falado da importância do atendimento individualizado e personalizado nas relações entre os profissionais e os pacientes, mas nem sempre a prática se concretiza. Devemos começar, portanto, entendendo o que, de fato, significa humanização em saúde. A expressão se refere ao acolhimento nas instituições que são buscadas por pacientes em momentos de angústia, dor, sofrimento ou preocupação. Para isso, são envolvidos diversos princípios e valores.

Como o paciente busca pelos serviços de saúde nas situações citadas acima, é fundamental que ele seja recebido com a delicadeza que o momento exige – ainda que se trate de um simples exame laboratorial de rotina. Desta forma, pensando nas melhorias do processo de atendimento ao paciente, foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2003, o Projeto de Humanização Hospitalar. O documento estabelece práticas de promoção a uma nova cultura de atendimento de apoio e de maior qualidade nos serviços de saúde prestados.

O assunto é bastante abrangente e envolve muitas práticas e recursos que otimizem o relacionamento entre todos os profissionais de saúde e seus pacientes, para entender seu sofrimento além da enfermidade que deve ser tratada.

Você tem curiosidade sobre o assunto, é um profissional de saúde ou gostaria de aplicar os conceitos de humanização em saúde? Então não deixe de ler o artigo que preparamos! Confira!

Quais são os princípios da humanização?

Basicamente, podemos dizer que a humanização trata de parar e ouvir o paciente para entender suas dores. A correria do dia a dia dos profissionais de saúde, muitas vezes, torna o atendimento automático e robotizado e, por isso, muito se tem falado sobre o que é humanização em saúde

Pela rotina atribulada, que dificulta a aproximação entre profissional e paciente, é importante entender os princípios da humanização para que o conceito seja, de fato, colocado em prática. Conheça abaixo quais são os três valores que promovem uma maior compreensão da angústia do indivíduo de acordo com o projeto do Ministério da Saúde.

  1. Inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde: Refere-se a práticas interdependentes e complementares. A incorporação da humanização deve ocorrer considerando-se tal entendimento.
  2. Transversalidade: trata-se de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde.
  3. Autonomia e protagonismo dos sujeitos: Têm relação com a co-responsabilidade entre gestores, usuários e a participação coletiva nos processos e na gestão.

Esses devem ser os pilares e as preocupações de todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com a saúde da população – seja em instituições públicas, como o SUS (Sistema Único de Saúde), ou instituições privadas.

Quais os objetivos do tratamento humanizado em saúde?

Os objetivos gerais do tratamento humanizado em saúde falam na diminuição da preocupação do paciente com seu tratamento, no acolhimento de sua dor e na aproximação da relação entre profissional e indivíduo. Veja abaixo, com mais detalhes, para que a humanização em saúde deve ser aplicada.

  • Disponibilizar amplos recursos, ferramentas e tecnologias para atendimentos, desde curativos até o apoio a casos mais complexos.
  • Oferecer espaço físico adequado para atendimento dos pacientes, desde a fase de triagem e sala de espera até os espaços para internação.
  • Contar com estrutura administrativa que contribua para o rápido atendimento dos pacientes em todos os espaços de saúde.
  • Oferecer apoio operacional e funcional para pacientes e acompanhantes a fim de orientá-los a respeito do atendimento e das enfermidades.
  • Contar com espaço físico acessível a pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiência, como rampas, barras de apoio nos banheiros, entre outras medidas.
  • Oferecer a cada paciente um atendimento individualizado e personalizado para melhor atendimento do problema.
  • Acolher o paciente no momento do atendimento, compreendendo a delicadeza da situação e a fragilidade emocional do indivíduo.
  • Oferecer informações no pós-atendimento para que o paciente compreenda seu momento, bem como os resultados de seus exames.
  • Ter disponibilidade para tirar dúvidas e acompanhar o tratamento de cada paciente de forma individualizada.
  • Informar pacientes e familiares a respeito de todas as alternativas de tratamentos e solução de problemas.
  • Orientar pacientes e familiares a respeito das práticas saudáveis que contribuam com a saúde do indivíduo.
  • Desenvolver ações que integrem todos os processos de atendimento, diagnóstico e tratamento para evitar ações pontuais e desconexas.

Com essa lista, é possível analisarmos que os objetivos do tratamento humanizado consistem em tratar o paciente como indivíduo que precisa de excelência no atendimento e acolhimento durante consultas, exames e outros procedimentos. Importante lembrar que a humanização deve estar presente em hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e demais espaços de saúde públicos e privados.

Como oferecer maior humanização em saúde?

Como você viu, o atendimento humanizado envolve diversos fatores e, por isso, inúmeras medidas podem ser tomadas para oferecer maior acolhimento aos pacientes. Confira abaixo as principais formas de se fazer isso.

Entenda o sofrimento do paciente

Acredite: todas as pessoas que passam pelos espaços de saúde têm problemas particulares. Por isso, todos os profissionais, da gestão ao atendimento clínico, devem compreender esses momentos particulares. Ofereça um atendimento personalizado e foque sempre na eficiência. Essas atitudes contribuem para a eficácia do tratamento e para a satisfação dos pacientes, que passam a confiar na instituição e em seus profissionais.

Foque na satisfação dos pacientes

Muitas pessoas acreditam que a satisfação do cliente é focada no comércio e no varejo, mas não é bem assim. Na saúde, principalmente, a satisfação é composta por diversas ações e impressões transmitidas a cada um que passa pela instituição de saúde. Tais medidas devem começar antes mesmo de a pessoa chegar à clínica, ao hospital ou ao laboratório e devem focar no bem-estar dos indivíduos e na eficácia do tratamento. Lembre-se de que é importante conquistar a confiança para que o paciente retorne ao local sempre que sentir necessidade.

Ofereça equipe especializada e boa infraestrutura

Para que o atendimento humanizado na saúde realmente aconteça, é preciso que haja profissionais especializados no assunto e que sejam constantemente treinados a atender com excelência e empatia. Além disso, é necessário contar com regras, diretrizes, procedimentos e infraestrutura adequada. Desta forma, o paciente se sente bem acolhido e à vontade nos espaços de saúde.

Promova sempre a ética profissional

A ética é uma das questões mais importantes no setor de saúde. Lidar com pessoas, dados e eventos pessoais e íntimos exige cautela e profissionalismo. Além de promover a credibilidades das instituições, a ética contribui para o tratamento dos pacientes, que devem ser tratados com respeito às suas crenças e à sua realidade socioeconômica. Também é importante estar sempre atento às limitações de cada indivíduo, para que todas as informações sejam integralmente compreendidas por todos envolvidos no diagnóstico, atendimento e tratamento indicado.

Priorize o tratamento individualizado

Para recepcionistas, enfermeiros, técnicos e médicos a rotina pode ser bastante corrida. Para cada paciente, no entanto, estar em uma instituição de saúde é um momento muito importante e, às vezes, decisivo. Por isso, é essencial que a humanização em saúde esteja focada em oferecer tratamento individualizado. Enxergar cada paciente como único e estar totalmente focado em cada atendimento é essencial para que as pessoas se sintam acolhidas em momentos que podem ser delicados. Procure atender às necessidades de cada paciente de forma específica e se mostrar à disposição para entender seus sentimentos.

Como acontece a humanização em laboratórios de análises clínicas?

Quando um paciente procura um laboratório de análises clínicas, está buscando mais do que a realização de um exame. Também neste espaço é fundamental oferecer empatia, acolhimento, compreensão e comunicação clara para que o indivíduo se sinta confortável, da recepção à coleta de material.

Por isso, promover o atendimento individualizado e se mostrar disposto a atender às necessidades do paciente é essencial em um laboratório. Uma das formas de se fazer isso é oferecendo treinamentos constantes aos colaboradores, que devem procurar resolver os problemas do paciente de forma rápida – cada profissional em sua esfera.

Outra forma de fazer isso é por meio da tecnologia médica, que hoje oferece diversos recursos que contribuem para o bom atendimento.

Os Testes Laboratoriais Remotos (TLRs) são uma forma de garantir a humanização em saúde, uma vez que eles são essenciais para promover a agilidade no atendimento e a rapidez na emissão dos laudos dos exames. Além disso, este tipo de exame necessita apenas de uma pequena quantidade de amostra, coletada por meio de um pequeno furo no dedo. Isso traz muito mais comodidade para o paciente e contribui para um atendimento humanizado, considerando que muitas pessoas têm receio de realizar exames de sangue devido ao medo de seringas.

A Hilab é uma empresa comprometida e que sabe o que é humanização em saúde em sua forma integral. Tê-la como laboratório de apoio pode ser capaz de levar mais conforto e comodidade aos seus pacientes, contribuindo para otimizar a rotina de trabalho dos profissionais e conquistar a satisfação dos seus clientes.

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Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

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