Hilab | 30 mar 2021
Para sabermos o que é humanização em saúde, é essencial falarmos de relacionamento. Hoje em dia, muito se tem falado da importância do atendimento individualizado e personalizado nas relações entre os profissionais e os pacientes, mas nem sempre a prática se concretiza. Devemos começar, portanto, entendendo o que, de fato, significa humanização em saúde. A expressão se refere ao acolhimento nas instituições que são buscadas por pacientes em momentos de angústia, dor, sofrimento ou preocupação. Para isso, são envolvidos diversos princípios e valores.
Como o paciente busca pelos serviços de saúde nas situações citadas acima, é fundamental que ele seja recebido com a delicadeza que o momento exige – ainda que se trate de um simples exame laboratorial de rotina. Desta forma, pensando nas melhorias do processo de atendimento ao paciente, foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2003, o Projeto de Humanização Hospitalar. O documento estabelece práticas de promoção a uma nova cultura de atendimento de apoio e de maior qualidade nos serviços de saúde prestados.
O assunto é bastante abrangente e envolve muitas práticas e recursos que otimizem o relacionamento entre todos os profissionais de saúde e seus pacientes, para entender seu sofrimento além da enfermidade que deve ser tratada.
Você tem curiosidade sobre o assunto, é um profissional de saúde ou gostaria de aplicar os conceitos de humanização em saúde? Então não deixe de ler o artigo que preparamos! Confira!
Basicamente, podemos dizer que a humanização trata de parar e ouvir o paciente para entender suas dores. A correria do dia a dia dos profissionais de saúde, muitas vezes, torna o atendimento automático e robotizado e, por isso, muito se tem falado sobre o que é humanização em saúde
Pela rotina atribulada, que dificulta a aproximação entre profissional e paciente, é importante entender os princípios da humanização para que o conceito seja, de fato, colocado em prática. Conheça abaixo quais são os três valores que promovem uma maior compreensão da angústia do indivíduo de acordo com o projeto do Ministério da Saúde.
Esses devem ser os pilares e as preocupações de todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com a saúde da população – seja em instituições públicas, como o SUS (Sistema Único de Saúde), ou instituições privadas.
Os objetivos gerais do tratamento humanizado em saúde falam na diminuição da preocupação do paciente com seu tratamento, no acolhimento de sua dor e na aproximação da relação entre profissional e indivíduo. Veja abaixo, com mais detalhes, para que a humanização em saúde deve ser aplicada.
Com essa lista, é possível analisarmos que os objetivos do tratamento humanizado consistem em tratar o paciente como indivíduo que precisa de excelência no atendimento e acolhimento durante consultas, exames e outros procedimentos. Importante lembrar que a humanização deve estar presente em hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e demais espaços de saúde públicos e privados.
Como você viu, o atendimento humanizado envolve diversos fatores e, por isso, inúmeras medidas podem ser tomadas para oferecer maior acolhimento aos pacientes. Confira abaixo as principais formas de se fazer isso.
Acredite: todas as pessoas que passam pelos espaços de saúde têm problemas particulares. Por isso, todos os profissionais, da gestão ao atendimento clínico, devem compreender esses momentos particulares. Ofereça um atendimento personalizado e foque sempre na eficiência. Essas atitudes contribuem para a eficácia do tratamento e para a satisfação dos pacientes, que passam a confiar na instituição e em seus profissionais.
Muitas pessoas acreditam que a satisfação do cliente é focada no comércio e no varejo, mas não é bem assim. Na saúde, principalmente, a satisfação é composta por diversas ações e impressões transmitidas a cada um que passa pela instituição de saúde. Tais medidas devem começar antes mesmo de a pessoa chegar à clínica, ao hospital ou ao laboratório e devem focar no bem-estar dos indivíduos e na eficácia do tratamento. Lembre-se de que é importante conquistar a confiança para que o paciente retorne ao local sempre que sentir necessidade.
Para que o atendimento humanizado na saúde realmente aconteça, é preciso que haja profissionais especializados no assunto e que sejam constantemente treinados a atender com excelência e empatia. Além disso, é necessário contar com regras, diretrizes, procedimentos e infraestrutura adequada. Desta forma, o paciente se sente bem acolhido e à vontade nos espaços de saúde.
A ética é uma das questões mais importantes no setor de saúde. Lidar com pessoas, dados e eventos pessoais e íntimos exige cautela e profissionalismo. Além de promover a credibilidades das instituições, a ética contribui para o tratamento dos pacientes, que devem ser tratados com respeito às suas crenças e à sua realidade socioeconômica. Também é importante estar sempre atento às limitações de cada indivíduo, para que todas as informações sejam integralmente compreendidas por todos envolvidos no diagnóstico, atendimento e tratamento indicado.
Para recepcionistas, enfermeiros, técnicos e médicos a rotina pode ser bastante corrida. Para cada paciente, no entanto, estar em uma instituição de saúde é um momento muito importante e, às vezes, decisivo. Por isso, é essencial que a humanização em saúde esteja focada em oferecer tratamento individualizado. Enxergar cada paciente como único e estar totalmente focado em cada atendimento é essencial para que as pessoas se sintam acolhidas em momentos que podem ser delicados. Procure atender às necessidades de cada paciente de forma específica e se mostrar à disposição para entender seus sentimentos.
Quando um paciente procura um laboratório de análises clínicas, está buscando mais do que a realização de um exame. Também neste espaço é fundamental oferecer empatia, acolhimento, compreensão e comunicação clara para que o indivíduo se sinta confortável, da recepção à coleta de material.
Por isso, promover o atendimento individualizado e se mostrar disposto a atender às necessidades do paciente é essencial em um laboratório. Uma das formas de se fazer isso é oferecendo treinamentos constantes aos colaboradores, que devem procurar resolver os problemas do paciente de forma rápida – cada profissional em sua esfera.
Outra forma de fazer isso é por meio da tecnologia médica, que hoje oferece diversos recursos que contribuem para o bom atendimento.
Os Testes Laboratoriais Remotos (TLRs) são uma forma de garantir a humanização em saúde, uma vez que eles são essenciais para promover a agilidade no atendimento e a rapidez na emissão dos laudos dos exames. Além disso, este tipo de exame necessita apenas de uma pequena quantidade de amostra, coletada por meio de um pequeno furo no dedo. Isso traz muito mais comodidade para o paciente e contribui para um atendimento humanizado, considerando que muitas pessoas têm receio de realizar exames de sangue devido ao medo de seringas.
A Hilab é uma empresa comprometida e que sabe o que é humanização em saúde em sua forma integral. Tê-la como laboratório de apoio pode ser capaz de levar mais conforto e comodidade aos seus pacientes, contribuindo para otimizar a rotina de trabalho dos profissionais e conquistar a satisfação dos seus clientes.
Que tal ter esses diferenciais no seu laboratório de análises clínicas? Clique aqui, fale com a gente e veja como podemos ajudar seu espaço de saúde!
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário