Hilab | 14 dez 2020
A Hilab ingressou recentemente em um projeto encabeçado pelo Governo Federal – com participação dos Ministérios da Defesa, Saúde, Minas e Energia – que tem como objetivo ampliar o acesso à saúde em locais com pouco ou nenhum acesso, principalmente nas fronteiras brasileiras e em comunidades indígenas.
Um dos primeiros desafios do projeto foi a Missão Kayapó, que começou no última semana de novembro em Ourilândia do Norte, no estado do Pará, e tem como objetivo reforçar o combate à COVID-19 nas comunidades indígenas da região.
Entre os dias 17 e 23/11, foram realizados cerca de 700 exames para a detecção da COVID-19 e mais de 5.000 procedimentos gerais de saúde nas aldeias Turedjam, Kikretum, Kokraimoro, Moikarako, Kubenkrãnkrehn e Gorotire. Os atendimentos foram feitos por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e veterinários da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
A missão contou com a contribuição da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Kayapó) e com o apoio logístico do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), da FAB, com as aeronaves C-99 e C-97 no transporte de pessoal, alimentos e insumos.
Nós da Hilab fomos muito bem representados na Missão pelos colaboradores Ana Lúcia Alvarez e Adilson Barreto de Souza, que coordenaram com maestria toda a execução dos nossos exames e garantiram que a operação ocorresse conforme o planejado.
Ana e Adilson contaram um pouco sobre como foi participar dessa experiência tão importante no combate à pandemia. Confira a seguir.
Trabalho na Hilab há quase 3 anos e, nesse período, tive o privilégio de participar de alguns eventos e operações de testagem, mas a Missão Kayapó foi, com toda certeza, marcante.
Fomos convidados pelo Governo Federal a participar do desafio junto à Sesai, os Ministérios e as Forças Armadas. Realizamos cerca de 5.144 procedimentos de saúde. O Hilab teve a oportunidade de mostrar mais uma vez que, apesar do vasto e diverso território brasileiro, todos, sem exceção, merecem e podem ter acesso à saúde com o apoio da telemedicina diagnóstica. E se depender de nós, vão ter.
Foi uma experiência surreal em todos os sentidos. Tive a oportunidade de sair da bolha em que nós todos vivemos, onde a tecnologia tem nos prendido, para conhecer e aprender a valorizar as diferentes culturas que existem no nosso imenso país.
Dessa primeira vez, fomos com o objetivo de conhecer a real demanda das aldeias, Confesso que foi um choque de realidade, pois apesar de a Sesai ajudar indígenas frequentemente, existe uma escassez gigantesca quando se trata de procedimentos de saúde, principalmente exames laboratoriais. Isto porque algumas aldeias ficam a pelo menos 2 dias de barco da cidade, o que torna inviável para um médico solicitar um exame de forma tradicional e ter de aguardar tanto tempo pelo resultado para poder dar continuidade no atendimento.
É nessa dificuldade que nós aqui da Hilab atuamos. Nossos testes laboratoriais remotos possibilitam ter o resultado entre 10 e 30 minutos, tornando possível diagnóstico médico e a atuação do profissional com agilidade onde quer que se esteja.
Observar a cultura das aldeias também foi interessante. Mesmo com uma inevitável influência da cultura branca entre os índios, eles mantêm vivos os seus hábitos e rituais. Fomos recebidos com danças típicas, pinturas artísticas e artesanatos, além da imensa alegria das dezenas de crianças espalhadas pelas aldeias, que tinham no rosto sempre um grande sorriso.
Foi com toda certeza uma experiência de vida incrível, não só por conhecermos a realidade das comunidades, mas principalmente por fazermos parte dessa missão que, com toda certeza, marcará para sempre os corações de todos que lá estiveram. Agradeço muito a Deus pela oportunidade de fazer a diferença.
“Aprendi que a verdadeira essência da vida é amar o próximo, sem fazer acepção de pessoas. Se um dia eu me der conta de que não consigo mais amar verdadeiramente a vida do meu próximo, também chegarei a conclusão que não preciso mais viver”.
A Hi sempre me proporcionou experiências profissionais incríveis e desafiadoras, e claro que com esse projeto não poderia ter sido diferente. Nós passamos 7 dias vivendo em uma escola municipal de Ourilândia do Norte-Pará, éramos os únicos civis em um quartel do Exército, Marinha e Força Aérea (eu achava que era tudo Exército, vivendo e aprendendo).
Nossa rotina começava às 5h da manhã. Às 6h horas tomávamos café e às 7h todos deveriam estar prontos para partir para a missão. Para chegar às aldeias, era necessário uma carona de helicóptero (andamos de cougar e black hawk). Não havia torre de comando, portanto, nós só levantávamos voo se o tempo estivesse favorável. No Pará, era “inverno”, por isso quase todos os dias chovia à tarde, o que tornava o controle do tempo das missões bem restrito.
Apesar de ter sido uma vivência completamente singular desde o início, o choque ao chegar em uma aldeia era maior ainda, desde a primeira até a última missão. É difícil colocar em palavras o impacto que a Hilab vai ter dentro dessas ações. A democratização e humanização da saúde se traduz perfeitamente em operações como essa. A população indígena é uma das mais isoladas de qualquer tipo de auxílio primário à saúde, conhecemos muitos adultos que nunca realizaram nenhum tipo de exame laboratorial.
A Hilab, além de oferecer exames minimamente invasivos, entrega laudos em poucos minutos (de forma 100% offline), tornando possível aos médicos realizar todos os procedimentos necessários com os indígenas no mesmo dia.
A experiência foi profissional, pessoal e cultural. Saber que trabalhamos em uma empresa que não só fala mas vive a missão é fantástico e dá significado a tudo que vivemos aqui dentro.
Ao final da primeira parte da missão, o Cacique Akiaboro, líder geral da Comunidade Kayapó e da aldeia Kokraimoro, agradeceu aos envolvidos na iniciativa: “Agradeço o trabalho de todos pelo o que estão fazendo por nós durante a pandemia. Vocês contribuíram muito com meu povo Kayapó. Voltem mais vezes”.
A Missão Kayapó continua. A equipe responsável voltará regularmente às comunidades visitadas e manterá o acompanhamento aos indígenas da região. Este é apenas o começo de um projeto de grande impacto não só no combate à pandemia, mas no rastreamento epidemiológico em regiões remotas e no combate a doenças com potencial epidêmico.
Para nós da Hilab, essa parceria com o Governo Federal é uma oportunidade ímpar de mostrar como a telemedicina diagnóstica pode ser um instrumento poderoso para expandir a atuação da saúde em um país de dimensões continentais como o Brasil. Além de facilitar o diagnóstico médico em locais remotos e de difícil acesso, também possibilitamos o acesso a exames laboratoriais em larga escala e de forma simultânea a pessoas de diferentes culturas e classes socioeconômicas, provando que a democratização da saúde não é mais um sonho distante, mas uma realidade ativa, que tem salvado e transformado vidas diariamente.
Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Advertisement" category. |
cookielawinfo-checkbox-analiticos | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Analytics" category. |
cookielawinfo-checkbox-desempenho | 1 year | CookieYes set this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-funcional | 1 year | CookieYes set this cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The GDPR Cookie Consent plugin sets the cookie to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessarios | 1 year | CookieYes sets this cookie to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie records the user consent for the cookies in the "Necessary" category. |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie stores the user consent for cookies in the category "Performance". |
cookielawinfo-checkbox-publicidade | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin to store the user consent for cookies in the category "Advertising". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | CookieYes sets this cookie to record the default button state of the corresponding category and the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
wpEmojiSettingsSupports | session | WordPress sets this cookie when a user interacts with emojis on a WordPress site. It helps determine if the user's browser can display emojis properly. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
__rd_experiment_version | session | No description available. |
__trf.src | 1 year | No description available. |
cookielawinfo-checkbox-outros | 1 year | Description is currently not available. |
vuex | never | No description available. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ANONCHK | 10 minutes | The ANONCHK cookie, set by Bing, is used to store a user's session ID and verify ads' clicks on the Bing search engine. The cookie helps in reporting and personalization as well. |
bcookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser IDs. |
bscookie | 1 year | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements by tracking user behaviour across the web, on sites with Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies store information about how the user uses the website to present them with relevant ads according to the user profile. |
li_sugr | 3 months | LinkedIn sets this cookie to collect user behaviour data to optimise the website and make advertisements on the website more relevant. |
MUID | 1 year 24 days | Bing sets this cookie to recognise unique web browsers visiting Microsoft sites. This cookie is used for advertising, site analytics, and other operations. |
test_cookie | 15 minutes | doubleclick.net sets this cookie to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 6 months | YouTube sets this cookie to measure bandwidth, determining whether the user gets the new or old player interface. |
VISITOR_PRIVACY_METADATA | 6 months | YouTube sets this cookie to store the user's cookie consent state for the current domain. |
YSC | session | Youtube sets this cookie to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt.innertube::nextId | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | YouTube sets this cookie to register a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_clck | 1 year | Microsoft Clarity sets this cookie to retain the browser's Clarity User ID and settings exclusive to that website. This guarantees that actions taken during subsequent visits to the same website will be linked to the same user ID. |
_clsk | 1 day | Microsoft Clarity sets this cookie to store and consolidate a user's pageviews into a single session recording. |
_fbp | 3 months | Facebook sets this cookie to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising after visiting the website. |
_ga | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to calculate visitor, session and campaign data and track site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognise unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gcl_au | 3 months | Google Tag Manager sets the cookie to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gd* | session | Google sets this cookie to allow the use of Google Analytics service for anonymous visitor tracking on the website. Google Analytics is used to compile reports and improve the site.nn |
_rdtrk | 9 years 6 months 12 days 7 hours 10 minutes | Used by RD Station to keep a list of all pages a visitor accessed within the domain even before conversion. |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | Linkedin set this cookie to store information about the time a sync took place with the lms_analytics cookie. |
CLID | 1 year | Microsoft Clarity set this cookie to store information about how visitors interact with the website. The cookie helps to provide an analysis report. The data collection includes the number of visitors, where they visit the website, and the pages visited. |
MR | 7 days | This cookie, set by Bing, is used to collect user information for analytics purposes. |
rdtrk | 1 year | RD Station sets this cookie to store the list of all pages a visitor accessed within the user domain, even before conversion. |
SM | session | Microsoft Clarity cookie set this cookie for synchronizing the MUID across Microsoft domains. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
lang | never | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
li_gc | 6 months | Linkedin set this cookie for storing visitor's consent regarding using cookies for non-essential purposes. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
yt-player-headers-readable | never | The yt-player-headers-readable cookie is used by YouTube to store user preferences related to video playback and interface, enhancing the user's viewing experience. |
yt-remote-cast-available | session | The yt-remote-cast-available cookie is used to store the user's preferences regarding whether casting is available on their YouTube video player. |
yt-remote-cast-installed | session | The yt-remote-cast-installed cookie is used to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the user's video preferences using embedded YouTube videos. |
yt-remote-fast-check-period | session | The yt-remote-fast-check-period cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences for embedded YouTube videos. |
yt-remote-session-app | session | The yt-remote-session-app cookie is used by YouTube to store user preferences and information about the interface of the embedded YouTube video player. |
yt-remote-session-name | session | The yt-remote-session-name cookie is used by YouTube to store the user's video player preferences using embedded YouTube video. |
ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY | never | The cookie ytidb::LAST_RESULT_ENTRY_KEY is used by YouTube to store the last search result entry that was clicked by the user. This information is used to improve the user experience by providing more relevant search results in the future. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
SRM_B | 1 year 24 days | Used by Microsoft Advertising as a unique ID for visitors. |
Deixe um comentário