PCR-LAMP para COVID-19: exame de biologia molecular em 1 hora


O que é o exame PCR-LAMP Hilab?

O PCR-LAMP Hilab utiliza a técnica RT-LAMP para detecção de RNA, similar ao RT-PCR. Além disso, tem como diferencial oferecer um laudo duplamente verificado, com suporte de Inteligência Artificial.

Pronto em até 1 hora

Único exame de Biologia Molecular pronto em até 1 hora

O resultado do exame PCR-LAMP Hilab sai em apenas 1 hora, sendo ideal para testagem rápida em consultórios, hospitais e outros locais.

Ampla janela de detecção

Ideal para a fase inicial da infecção, com ampla janela de detecção

Do 3º ao 15º dia após a exposição ou do 1º ao 10º dia após o início dos sintomas

Técnica análoga ao RT-PCR

Técnica análoga ao RT-PCR

Ensaio mais ágil que não requer insumos e equipamentos de alto custo, diferente do RT-PCR. Assim como o exame de RT-PCR, apresenta altos níveis de sensibilidade e especificidade.

Realizar o exame de Biologia Molecular Hilab é simples e rápido

Conhecer serviço
Espaço Hilab

Indicações e especificações do teste PCR-LAMP para COVID-19

O TLR PCR-LAMP utiliza a técnica de amplificação isotérmica mediada por loop - RT-LAMP para detecção do RNA do SARS-CoV-2.

O exame PCR-LAMP Hilab é um exame confirmatório e apresenta uma ampla janela de detecção ideal para identificar pessoas infectadas, inclusive assintomáticas. A sua realização é indicada do 3º ao 15º dia após a exposição ou do 1º ao 10º dia após o início dos sintomas.

Analitos detectados RNA viral do SARS-CoV-2.
Método: Amplificação isotérmica mediada por loop (LAMP).
Tipo de amostra: Secreção de nasofaringe
Tempo total do exame: Até 1 hora
Especificidade: >98,8%
Sensibilidade:92%
Acurácia: >97%
Reg. Anvisa: 80583710026

Hilab Molecular

Como interpretar o resultado do Exame PCR-LAMP para COVID-19 Hilab

Não detectável

Não detectável

Possível ausência de infecção pelo coronavírus. No entanto, falsos-negativos são possíveis, principalmente se a amostra foi coletada em uma fase muito precoce ou tardia da infecção.

Detectável

Detectável

Possível infecção pelo coronavírus. O resultado indica que o material genético do vírus foi detectado na amostra analisada.

Importante: Em ambos os casos, o paciente deve entrar em contato com o médico para avaliar a conduta diagnóstica.

Perguntas frequentes

LAMP é a sigla para Loop-Mediated Isothermal Amplification (LAMP), uma técnica em que o material genético é amplificado em uma única temperatura, utilizando uma enzima DNA polimerase com atividade de descolamento de tira, além de primers desenhados de modo a formar grampos na fita de DNA (loops). Essa técnica é amplamente utilizada para o diagnóstico de doenças infecciosas e é análoga ao RT-PCR.

Assim como a RT-PCR, a técnica RT-LAMP também utiliza amostras de secreção da nasofaringe ou saliva. Em ambas as técnicas, são induzidas reações para a realização de transcrição reversa (RT) e uma fase de amplificação, na qual regiões específicas do vírus SARS-CoV-2 são replicadas milhões de vezes. É desta forma que os dois exames apontam, por meio de resultados detectáveis ou não detectáveis, se o indivíduo está ou não com a COVID-19. O exame de RT-PCR apresenta limitações, como a necessidade de amostras de alta pureza, pessoal altamente treinado, instalações sofisticadas para processamento de amostras, além do acesso a equipamentos de laboratório caros. No caso da RT-LAMP, o fato de o processo ser realizado em um ambiente isotérmico, sem as alterações na temperatura normalmente exigidas para a PCR, torna o procedimento muito mais acessível e rápido.

Não. O exame PCR-LAMP Hilab detecta o RNA viral e portanto avalia se a pessoa está com COVID-19 naquele momento, não em algum período anterior. Para este fim, recomendamos o exame de Coronavírus IgM e IgG Hilab, que detecta a presença de anticorpos.

Para fazer um exame com o Hilab, é necessário ir até um estabelecimento parceiro. Os locais disponíveis para a realização do exame podem ser encontrados no seguinte endereço: hilab.com.br/paciente/onde-encontrar