Como atrair pacientes novos para a sua clínica médica?

Hilab | 19 jan 2021

Atrair clientes para clínica médica

Os profissionais da saúde são imprescindíveis para a sociedade e cuidar do bem-estar é uma necessidade pelas quais todos nós iremos passar em algum momento. Mesmo assim, saber como atrair pacientes novos para a clínica médica é essencial para manter os negócios funcionando e garantir a receita da empresa. Para isso, é importante ter alguns cuidados com as instalações, traçar estratégias de comunicação e otimizar todos os serviços prestados no consultório, como a marcação de exames e coletas e também as consultas de retorno, por exemplo.

Ter uma clínica médica vai além de ter os profissionais com a formação desejada: é preciso conhecer as necessidades do seu público e atraí-lo. É importante, ainda, conquistar a credibilidade no mercado e ser uma referência no assunto para que mais pessoas conheçam seu trabalho com a saúde da população.

Se você pensa em abrir um consultório ou já tem uma clínica médica e quer saber como atrair mais pacientes, você está no post correto. A Hilab preparou para você um artigo completo com as principais dicas para você manter a empresa funcionando e prestar serviços com excelência e a qualidade que a saúde exige.

Saiba mais sobre o assunto acompanhando a leitura do post. Confira!

1. Esteja bem localizado para atrair mais pacientes

A localização da sua clínica é muito importante para que você entenda seu público, saiba o que oferecer e trace as melhores estratégias na atração e fidelização de pacientes. É essencial que as pessoas que você quer atingir não tenham dificuldades em encontrar seus serviços e que tenham todas as facilidades e comodidades no momento em que estão em seu consultório ou clínica médica.

Além do fácil acesso, você pode escolher ruas e avenidas com grande movimentação e em áreas centrais. Isso aumenta a visibilidade da sua clínica, evita atrasos nas consultas e ainda garante que aqueles que dependem de transporte público podem encontrá-lo facilmente.

Uma dica é você fazer uma pesquisa a respeito dos bairros com menos clínicas médicas para suas instalações. Desta forma, você não precisa atrair pacientes de um espaço onde já estão fidelizados por um concorrente.

2. Ofereça boa infraestrutura na sua clínica médica

Para atrair mais pacientes para uma clínica médica, é preciso que suas instalações atendam a requisitos que tornem a experiência a melhor possível. É essencial que você ofereça acessibilidade para portadores de deficiências físicas, como rampas e banheiros adaptados. Também é indicado ter barras de apoio para ajudar aqueles que têm mobilidade reduzida e evitar de todas as formas o uso de tapetes ou instalação de degraus desnecessários para evitar quedas.

Sua clínica médica também deve contar com uma sala de espera com cadeiras suficientes para que aqueles que marcaram consulta tenham conforto, além de salas de procedimento, banheiros feminino e masculino, sala para assuntos administrativos e sala de consulta.

Dependendo do porte da sua clínica, você pode contar com um espaço para coleta de sangue para análises clínicas, oferecendo um serviço ainda mais completo e diminuindo a necessidade de o paciente ir a muitos lugares.

Não deixe também de contar com os aparelhos de tecnologia para clínica médica que podem otimizar seu dia a dia e, de quebra, oferecer os serviços mais modernos no seu consultório, Assim você consegue conquistar autoridade perante o mercado e atrair pacientes para seu consultório.

3. Garanta que sua clínica médica esteja legalizada

Um alvará de funcionamento é o que vai garantir que sua clínica médica trabalhe dentro do que mandam as leis. A melhor maneira de fazer isso é abrindo uma empresa e obtendo o CNPJ da sua clínica, ou você pode correr o risco de pagar multas e ter que fechar seu consultório por conta de sanções judiciais.

Para evitar prejuízos, você deverá ter todas as licenças necessárias para o seu ramo de atuação e oferecer à Receita Federal todas as informações exigidas, como Balanço Patrimonial, pagamento de taxas obrigatórias e comprovantes das movimentações financeiras.

Também não se esqueça de definir o Regime Tributário da sua clínica médica, que pode ser o Simples Nacional ou o Lucro Presumido. O ideal, nesse caso, é contar com a ajuda de profissionais de contabilidade para que vocês escolham juntos a modalidade mais indicada para o seu negócio.

Lembre-se de que o pagamento das taxas do governo é obrigatório e ajuda você a manter a credibilidade com a população. Arcar com as obrigações mostra comprometimento com ações transparentes e cuidado na hora de trabalhar com o bem mais precioso que possuímos: a saúde. Por isso, não deixe de estar em dia com suas obrigações fiscais, declare o Imposto de Renda, faça fluxo de caixa e esteja atento a todas as exigências da Receita Federal.

4. Trace ações estratégicas para a comunicação da sua clínica médica

Outro ponto imprescindível e, muitas vezes, negligenciado por profissionais da saúde, é o da comunicação e marketing da clínica médica. Com os cuidados que a área exige, é possível atrair pacientes para seu consultório por meio de estratégias que divulgam seus serviços e mostram que você é uma autoridade na área em que trabalha.

O primeiro passo para isso é criar a persona da sua empresa, que nada mais é do que um personagem fictício que representa o seu paciente ideal. Avalie a faixa etária, o gênero, a classe social, os objetivos, os gostos e os hábitos de consumo do seu público-alvo para que a criação da persona seja a mais fiel possível, assim você vai conseguir conversar de forma mais efetiva com aqueles que precisam dos serviços da sua clínica médica.

Feito isso, você deverá traçar ações estratégicas. Hoje em dia, com o acesso à internet cada vez mais democratizado, o Marketing Digital para saúde é imprescindível. Além de não exigir altos investimentos, ele se comunica diretamente com aquele que procura por você e ainda permite que você ofereça conteúdo de qualidade, atestando ainda mais sua competência na área da saúde.

Você pode criar um site otimizado, traçar estratégias de SEO para aparecer nas primeiras posições do Google, elaborar um blog com conteúdo especializado e criar uma base de e-mails para uma comunicação ainda mais pontual.

5. Defina os serviços que serão prestados em sua clínica médica

Se você quer atrair pacientes para a sua clínica médica, é importante definir bem quais os serviços que serão prestados. Para que sua empresa seja uma referência no mercado, é importante diversificar as opções e trabalhar com diferentes segmentos, ou seja, não se prender a uma única especialidade. Mesmo assim, você pode se concentrar em dermatologia, ortopedia ou cirurgia plástica, a única diferença é que você precisará se concentrar mais em adquirir autoridade.

Além das consultas, você pode oferecer exames laboratoriais rápidos, exames de imagem, serviços de radiologia, entre outros. Uma dica é você realizar parcerias com outras empresas e profissionais para aumentar ainda mais a gama de atendimento e atrair um número ainda maior de pacientes para sua clínica médica.

Os profissionais que podem ser contratados para sua clínica são psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. Assim você consegue transformar sua clínica médica em um local completo para seus pacientes.

Você ainda pode contratar os serviços de um laboratório remoto ou de apoio. Assim você pode coletar e oferecer resultados rápidos de exames sem precisar contar com a infraestrutura completa de um laboratório de análises clínicas. Isso vai facilitar a vida dos pacientes da sua clínica médica e tornar o diagnóstico ainda mais ágil.

6. Ofereça o serviço de Testes Laboratoriais Remotos

Outra dica é oferecer serviços de Testes Laboratoriais Remotos na sua clínica. Você pode contratar uma empresa especialista no assunto, que vai garantir a realização de exames por meio de um aparelho compacto e sem a necessidade de contar com os equipamentos de um laboratório completo.

Você vai oferecer as soluções que o mercado precisa. É o caso da pandemia de Coronavírus, que criou a necessidade da testagem em massa de colaboradores. Com o exame de COVID-19 do Hilab, você ajuda seus pacientes no cuidado com a saúde e bem-estar de seus profissionais e ainda contribui no combate à doença.

As pessoas querem soluções de segurança e saúde ocupacional ágeis e completas, que ajudem a tomar as decisões certas, cuidar de seus profissionais e reduzir riscos.

A Hilab é especializada no assunto e conta com o Hilab Molecular, um aparelho especialmente desenvolvido para facilitar a rotina da sua clínica e que oferece agilidade e realização de exames como PCR, LAMP (Loop-Mediated Isothermal Amplification), RT-PCR e RT-LAMP em um único e compacto equipamento.

Atrair pacientes para a sua clínica médica é essencial para que você mantenha os serviços em dia e com a receita necessária para o bom funcionamento da sua empresa. Dê o primeiro passo e contrate agora mesmo o serviço de exames laboratoriais remotos da Hilab!

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Somos especialistas em Point-of-Care Testing. Criamos dispositivos para exames PoCT, realizados com apenas algumas gotas de sangue e resultados entregues em poucos minutos. Nosso propósito é democratizar o acesso à saúde.

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