Home > Viasoft Connect: saiba como o evento inovou para driblar a pandemia com segurança em 2020

Viasoft Connect: saiba como o evento inovou para driblar a pandemia com segurança em 2020

Atualmente considerado um dos principais eventos de inovação colaborativa do país, o Viasoft Connect contou com a ajuda da Hilab para realizar a sua edição 2020 com cuidado e segurança, mas sem deixar o espírito disruptivo de lado.
Viasoft Connect: saiba como o evento inovou para driblar a pandemia em sua edição 2020
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Desde o início da pandemia, o setor de eventos foi um dos que mais sofreu restrições devido às medidas de combate à COVID-19. Conforme aponta um levantamento feito pelo Sebrae, estima-se que 98% do segmento foi afetado de alguma forma pela doença.

Em face desse novo cenário, a Viasoft, fornecedora de soluções em software para gestão empresarial e também idealizadora dos principais eventos anuais de inovação do país – o Viasoft Connect – precisou encontrar meios de realizar a edição 2020 do evento, mas considerando todos os protocolos e cuidados necessários atualmente.

Maicon Lucca, responsável pelo planejamento e execução do evento, contou todos os detalhes da experiência de estar à frente do Viasoft Connect 2020 e como foi ter a Hilab como braço direito nessa jornada. Confira!

Pandemia: como enfrentar esse desafio?

O Viasoft Connect é um megaevento de inovação colaborativa realizado em parceria com a RPC – rede afiliada da Globo no Paraná, que promove anualmente uma programação com horas de conteúdo sobre inovação, negócios e entretenimento.

Por se tratar de um evento majoritariamente presencial – em 2019, reuniu quase 5.000 pessoas – era inviável a sua realização no modelo tradicional durante a pandemia.

Na edição 2020, a expectativa era ainda maior: a equipe planejou mais de 300 horas de conteúdo e 160 convidados, dentre eles Thiago Nigro, Paulo Tafner, Marcos Piangers, Lauro de Lauro, Zenaide Carvalho, Theo Orosco e Luciano Faustinoni. Além de shows musicais e stand up comedy com nomes como Marco Luque e Marcos Veras.

Foi nesse momento que Maicon começou a buscar alternativas para que a edição fosse um sucesso – e em tempos de pandemia, isso significava proporcionar interatividade, mas com MUITA segurança.

“Decidimos optar pela modalidade online, mas essa também tinha os seus desafios. Era necessário pensar na proteção de toda a equipe de execução do evento, bem como dos participantes convidados. Essa era a nossa prioridade”, conta Maicon.

Naquele momento, as ações de testagens já eram comuns e ele e sua equipe sabiam que esta era uma opção interessante.

Mas para além de apenas testar os envolvidos, buscavam uma solução que tivesse o fit ideal com o evento, que tem a inovação como ponto de partida:

“Nós estávamos buscando uma opção que traduzisse a essência de tudo o que oferecemos aos participantes com a proposta do evento, e não apenas um serviço de testes rápidos comum. Foi aí que encontramos a Hilab.”

Testagem com exames rápidos Hilab: uma solução segura e inovadora

Maicon lembra que já conhecia a Hilab do Vale do Pinhão, mas quando a demanda surgiu, quis estreitar essa relação e saber mais sobre o serviço.

Foi aí que a nossa metodologia chamou a atenção dele e da equipe:

“O Viasoft Connect é um evento de inovação, que tenta trazer as últimas tendências em tecnologias e processos inovadores. É por isso que a forma que a Hilab tem de realizar exames, usando um leitor conectado à internet e contando com a Inteligência Artificial para gerar dados, foi o que achamos mais interessante. É um processo muito tecnológico e inovador, tudo a ver com o espírito de disrupção do evento.”

insumos para o exame de antígeno para Coronavírus Hilab
Usamos o Exame de Antígeno Hilab na testagem: ele possibilita identificar o vírus logo nos primeiros dias da infecção e o resultado sai em até 30 minutos.

Esse método inovador foi o diferencial que orientou a decisão de fechar o contrato com a Hilab:

“Tínhamos portas abertas para conversar com outros fornecedores, inclusive na negociação de preços. Mas para nós era importante que as pessoas que participassem do presencial do Viasoft Connect tivessem o impacto no quesito inovação até antes de entrarem no espaço do evento, que era a testagem para COVID-19 com uma tecnologia diferenciada de análise.”

Como aconteceu a ação de testagem

O Viasoft Connect 2020 aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, mas a testagem com os exames Hilab teve início um pouco antes.

No dia 7, no pré-evento, a equipe técnica que cuidava dos preparativos começou a fazer os exames diariamente. Maicon dá mais detalhes:

“Com a ajuda do time de tecnologia de vocês, conseguimos desenvolver um formulário para que as pessoas pudessem preencher antes. Isso facilitou muito a operação e tornou o processo super transparente e rápido no dia do evento. ”

As pessoas que chegavam no evento precisavam passar pela testagem antes de entrar no espaço:

“Transformamos o link do formulário em um QR Code que foi anexado na entrada do espaço de onde fizemos a transmissão. Quem chegava, fazia a leitura do QR Code, já preenchia os dados ali mesmo e aguardava a sua vez para realizar o exame.”

Todos os envolvidos no evento foram testados e o resultado dos exames saíam em poucos minutos. No total, foram realizados 260 testes laboratoriais remotos, sendo 100 deles usados para testar a equipe da Viasoft e os outros 160, direcionados aos convidados.

testagem para covid-19 em eventos
Realização do exame em Leandro Victorino de Moura, Diretor-presidente da Celepar e um dos palestrantes do Viasoft Connect 2020.

Para operacionalizar a testagem, a Hilab proporcionou todos os insumos necessários para a coleta e realização dos exames. A ação também contou com a ajuda de quatro biomédicas para coletar e manusear o leitor de forma segura.

“Participar da ação dava uma tranquilidade incrível para as pessoas. Era um período em que a quantidade de casos de COVID-19 em Curitiba estava aumentando, então a ação trouxe um sentimento de segurança para todos. Por exemplo, a MC convidada só participou do evento porque nós fizemos a testagem. Ela percebeu que as pessoas realmente estavam sendo testadas e que o ambiente estava seguro”, conta Maicon.

Além dos laudos que ficavam disponíveis em até 30 minutos para as pessoas testadas, relatórios eram gerados e enviados diariamente aos responsáveis com detalhes dos exames.

Maicon conta que seguir esse protocolo de segurança rendeu uma percepção muito positiva dos participantes:

“O processo foi super tranquilo e até acabou gerando um impacto também em mídia para nós – todos achavam incrível quando chegavam lá, faziam o exame e o resultado saía em poucos minutos, então postavam e faziam stories. Conseguimos bastante publicidade orgânica nas redes sociais, principalmente no Instagram. Isso foi super bacana!”

Hilab no Viasoft Connect: parceria que deu certo

Quando entrou em contato com a gente, o Maicon conversou com a Luana Oliveira, uma de nossas especialistas do time de vendas.

Ela foi responsável por ajustar a ação às necessidades da Viasoft, principalmente na ponte com o time de tecnologia para personalizar o formulário de exames e na flexibilidade do pedido:

“A Luana nos deu um atendimento super bacana, inclusive sobraram alguns testes do pedido total e estamos fazendo os que ainda restam para, em seguida, devolver o leitor a vocês. A negociação foi adaptada de forma tranquila ao nosso modelo de negócio – porque nós tínhamos uma quantidade de participantes que podia variar durante o evento e esse era um ponto a se considerar. Essa flexibilidade, de nos permitir ficar com os exames no pós-evento, foi outro diferencial super importante para fecharmos um pacote seguro”.

Apresentadores Viasoft Connect 2020
Da esquerda para a direita: Itamir Viola, CEO da Viasoft, Maicon Lucca, responsável pelo evento e Maria Paula Fidalgo, atriz e apresentadora.

O Viasoft Connect 2020 foi incrível e Maicon nos contou que a edição 2021 do evento já tem até data. Pedimos a ele um feedback sobre a atuação da Hilab e perguntamos se ele indicaria o serviço. A resposta nos deixou muito animados:

“Sim! Foi uma experiência super bacana. Eu sei que vocês têm outros exames, além do de COVID-19. Sei também que estão vindo com o exame de Biologia Molecular e, mesmo já tendo indicado vocês para a RPC, vou indicar em outros lugares, para conhecidos e amigos.”

Também falou sobre a atuação do serviço Hilab para além da pandemia:

“Com certeza, passando a COVID e vindo vacina por aí, não será só para essa doença que precisaremos fazer uma série de testagens, né? Eu vejo a aplicação do modelo de negócio de vocês em várias frentes no pós-pandemia”.

É profissional do setor de eventos? Conte com a gente!

Você também está organizando um evento e quer garantir um ambiente seguro para a equipe e os participantes? Nós podemos te ajudar!

Nosso serviço de testagem é completo: levamos todos os insumos necessários para a coleta e execução dos exames.

O resultado sai em poucos minutos e o laudo é assinado digitalmente por especialistas. Você também tem acesso a relatórios diários na nossa plataforma.

Participe da retomada do setor de eventos com segurança! Preencha o formulário que ligamos pra você em até 48h!

GOSTOU DO ARTIGO? AVALIE

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

COMPARTILHE ESTE POST NAS REDES
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial. Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!

RELACIONADOS
Fique por dentro de todas as novidades sobre saúde e mercado laboratorial.
Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!