Projeto S do Butantan: relembre a participação da Hilab e conheça os desdobramentos do estudo

Micheli Pecharki | 24 fev 2022

Em fevereiro de 2021, o Instituto Butantan e a prefeitura de Serrana, em São Paulo, lançaram o Projeto S, um ensaio clínico inédito no mundo que tinha o intuito de avaliar a efetividade da vacina CoronaVac e seu impacto na redução da  transmissão do vírus SARS-CoV-2.

A Hilab, em parceria com o Instituto Butantan, fez parte deste grande projeto. Relembre essa parceria e os desdobramentos do projeto que é referência mundial no combate à COVID-19. 

Como foi feito o estudo clínico do Projeto S

A cidade de Serrana foi escolhida por reunir os pré-requisitos necessários para o projeto: o município é relativamente pequeno, um grande número de moradores viajam diariamente, além do fato de que a cidade apresenta um grande número de casos de COVID-19 ativos. 

No método utilizado para o ensaio clínico, chamado de implementação escalonada por conglomerados, a cidade foi dividida em 25 áreas, formando quatro grupos separados por cor. 

“A plataforma Tainá, que controla todo o estudo clínico, foi desenvolvida pela Hilab em parceria com o Instituto Butantan. Antes do início do estudo, essa plataforma já compilava os dados dos resultados de todos os exames de PCR realizados nas Unidades Básicas de Saúde da cidade”. Conta Bruna Gelain, Biomédica e Especialista de Sucesso do Cliente que está acompanhando a execução do serviço Hilab no projeto.

Entre 17 de fevereiro e abril de 2021, ao longo de oito semanas, 27 mil moradores do município, com exceção de mulheres grávidas ou em amamentação e portadores de doenças graves receberam o esquema vacinal completo: duas doses da CoronaVac com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda. Isso representou uma cobertura próxima a 95% da população adulta, de acordo com o censo de saúde feito previamente pelo Butantan.

“Todas as mulheres realizaram um exame de Beta-hCG para saber se estavam ou não grávidas. A Hilab foi escolhida por oferecer um serviço de Testes Laboratoriais Remotos que entrega um resultado em poucos minutos em tempo real. Com o nosso serviço o município não precisou montar uma grande estrutura laboratorial para processar as amostras”, complementa Bruna.

Para ela, participar do projeto foi uma experiência muito enriquecedora, já que este foi o primeiro estudo do mundo para avaliar a eficácia da vacina na redução da transmissão da COVID-19 em uma cidade. “Embora tenha sido uma responsabilidade muito grande participar de um projeto dessa magnitude, foi incrível representar a Hilab neste estudo. Fico muito feliz como profissional”, finaliza.

Desdobramentos do Projeto S

Após a imunização da população adulta do município, os casos sintomáticos de COVID-19 diminuíram 80%, as internações, 86%, e as mortes, 95% após a segunda vacinação do último grupo. Os resultados também mostraram que tanto as crianças quanto os adolescentes que não haviam sido vacinados foram protegidos contra a COVID-19, reforçando que a vacinação é uma importante medida de saúde pública. 

Segundo o Instituto Butantan, o projeto transformou os rumos das campanhas de vacinação, se tornando um marco na imunização contra a COVID-19 em todo o mundo. O projeto tem gerado muitas outras pesquisas, como a que investiga a duração da imunidade provocada pela imunização, e produzido extensos dados científicos de referência internacional.

O estudo foi encaminhado à revista científica Lancet e está publicado na plataforma de preprints SSRN para revisão por pares.

O propósito da Hilab: tornar a saúde acessível a cada vez mais pessoas

Projetos como este revelam a importância da utilização de Testes Laboratoriais Remotos (TLRs) na saúde, uma vez que esse tipo de exame não necessita de uma estrutura laboratorial complexa para ser realizado. Isso, somada a qualidade na entrega dos resultados e o fato de os TLRs proporcionarem um resultado rápido, tem levado o serviço Hilab para locais onde um laboratório de análises clínicas fica a quilômetros de distância dos pacientes.

Recentemente, a Hilab participou da Missão Kayapó, um projeto encabeçado pelo Governo Federal – com participação dos Ministérios da Defesa, Saúde, Minas e Energia – que tem como objetivo ampliar o acesso à saúde em locais com pouco ou nenhum acesso, principalmente nas fronteiras brasileiras e em comunidades indígenas. A Missão buscava reforçar o combate à COVID-19 nas comunidades indígenas e atendeu mais de 5 mil pessoas.

Sobre a Hilab

A Hilab é um laboratório de análises clínicas que há mais de 16 anos atua no mercado de tecnologia médica. Nossos resultados são rápidos e confiáveis porque nós unimos a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas ao conhecimento de profissionais de saúde altamente capacitados. Nossos Testes Laboratoriais Remotos estão disponíveis em farmácias, empresas, clínicas e consultórios de todo o Brasil.

Ficou interessado e quer contratar o nosso serviço? Preencha o formulário que em até 48h nós ligamos para você!

Referências: 

Instituto Butantan. Desdobramentos do Projeto S, com sorologia e inquérito domiciliar, são referência mundial no combate à Covid-19. <https://butantan.gov.br/noticias/desdobramentos-do-projeto-s-com-sorologia-e-inquerito-domiciliar-sao-referencia-mundial-no-combate-a-covid-19>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2022. 

Instituto Butantan. Projeto S: imunização em Serrana faz casos de Covid-19 despencarem 80% e mortes, 95%. Disponível em: <https://butantan.gov.br/noticias/projeto-s-imunizacao-em-serrana-faz-casos-de-covid-19-despencarem-80-e-mortes-95>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2022.

Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *