Saiba como o exame de antígeno pode mudar a pandemia

O contact tracing é uma estratégia poderosa no combate à pandemia, sendo recomendada inclusive pela OMS. Mas nem todos os exames laboratoriais são recomendados para ações como esta. Saiba como funciona o rastreamento de contatos e porque o exame de antígeno é ideal para atuar no controle da COVID-19.
Exame de antígeno

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o rastreamento de contatos, do inglês contact tracing, faz parte de uma estratégia abrangente – juntamente com a identificação, isolamento, testagem e tratamento – fundamental para reduzir a transmissão e controlar a pandemia do coronavírus.

Essa estratégia consiste em identificar rapidamente as pessoas infectadas para que a cadeia de transmissão do vírus seja interrompida. Confira qual é o exame mais indicado para essa prática.

Quais são os objetivos do contact tracing?

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o rastreamento de contatos tem o objetivo de:

  • Informar as pessoas que podem ter sido expostas ao coronavírus e que devem monitorar sua saúde em busca de sinais e sintomas de COVID-19;
  • Ajudar as pessoas que podem ter sido expostas ao coronavírus a fazer o teste;
  • Pedir às pessoas que se isolem se tiverem COVID-19 ou que entrem em quarentena se forem um contato próximo.

Quais exames podem ser utilizados para o contact tracing?

Exames que detectam o SARS-CoV-2 enquanto as pessoas ainda estão transmitindo o vírus são ferramentas essenciais para o contact tracing. Dentre os exames disponíveis no mercado, o mais indicado é o Teste Laboratorial Remoto (TLR) de Antígeno, que detecta as proteínas virais.

Assim como o exame de RT-PCR, o exame de antígeno também é feito com um swab nasofaríngeo, que nada mais é do que um cotonete mais longo. Esse cotonete é inserido na cavidade nasal até que sua ponta de algodão atinja a região da nasofaringe.

O exame de antígeno é mais barato quando comparado ao RT-PCR e surgiu como uma forma de identificar o mais rápido possível a infecção, uma vez que, assim como o exame de RT-PCR, é indicado para a fase inicial. No entanto, o resultado do exame de antígeno sai em apenas alguns minutos, e não em 2 ou 3 dias, como é o caso do exame de RT-PCR.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS – o exame de antígeno deve ser priorizado para diagnóstico da infecção pelo vírus SAR-CoV-2 em casos sintomáticos, sobretudo em ambientes onde os testes moleculares como o RT-PCR são limitados, indisponíveis, ou estão disponíveis, mas com longos tempos de resposta.

Ou seja, como a agilidade do resultado faz toda a diferença na identificação de infectados, o exame de antígeno pode contribuir na redução do número de casos de forma considerável, uma vez que uma pessoa com a COVID-19 é identificada, ela entra em isolamento imediatamente e interrompe o contágio.

Como é feito o exame de Antígeno para Coronavírus?

A Resolução-RDC n° 302, de 2005, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de Laboratórios Técnicos, determina, no item 6.2.13 de seu anexo, que a execução dos TLRs e de testes rápidos pode ser realizado próximo ao paciente e deve estar vinculada a um laboratório clínico, posto de coleta ou serviço de saúde pública ambulatorial ou hospitalar.

O TLR de Coronavírus Antígeno Hilab, além de estar vinculado a um laboratório clínico – somos um laboratório de análises clínicas pioneiro nessa modalidade de exames – oferece aos clientes um resultado que passa por um processo de dupla verificação: dos profissionais de saúde do laboratório e também de um Inteligência Artificial própria, a C4i0.

No caso do TLR do Hilab, a amostra do paciente é inserida em uma cápsula de exame, digitalizada e enviada por meio da internet a profissionais de saúde do nosso laboratório. Em até 30 minutos, o paciente recebe o laudo diretamente no celular.

Esse paciente, ao sair do seu estabelecimento com o resultado em mãos e em caso positivo da doença, deve entrar em isolamento domiciliar imediatamente, o que é essencial para diminuir a transmissão da doença.

Sobre a Hilab

Somos um laboratório de análises clínicas que há mais de 16 anos atua no mercado de tecnologia médica.

Nossos resultados são rápidos e confiáveis porque nós unimos a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas ao conhecimento de profissionais de saúde altamente capacitados.

Nossos Testes Laboratoriais Remotos estão disponíveis em farmácias, empresas, clínicas e consultórios de todo o Brasil.

Quer contratar o Exame de Coronavírus Antígeno da Hilab? Preencha o formulário que em até 48h nós ligamos para você!

Referências Bibliográficas:

Contact Tracing. Disponível em:  <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/contact-tracing.html>. Acesso em:  26 de janeiro de 2021.

Rastreamento de contatos no contexto da COVID-19. Disponível em:

<https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52377/OPASWBRACOVID-1920084_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 26 de janeiro de 2021.

Assine também nossa newsletter

Receba dicas sobre saúde e novidades do mercado laboratorial antes de todos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Micheli Pecharki

Micheli Pecharki

Micheli é Bióloga e coordenadora de conteúdos na Hilab. Acredita que transformar o conhecimento técnico em algo acessível é essencial para que as pessoas saibam como cuidar mais da própria saúde e vivam, assim, com mais qualidade de vida. É apaixonada por cachorros e escrever e nas horas vagas gosta de estar em contato com a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *